O CAVALO, come em L(duas para frente e uma para o lado ou duas para o lado e uma para frente) é o único que pode passar por cima de um peça sem colme-la, mas só come no final do movimento.
BISPO, anda livremente em diagonal, não pode passar por cima de nem uma peça.
PEÃO, anda para frente, sendo que o primeiro movimento pode ser duas casas para a frente, e come em diagonal( se vc conseguir levar o peão até a última fileira do adversário, lá onde fica o rei, vc ganha uma rainha).
TORRE, só anda em linha reta, para frente ou para o lado.
RAINHA, pode andar e comer em todas as direções.
O REI, anda uma casa por vez, é a peça pricipal do jogo.
Sempre que o rei ficar em posição ameaçadora, chama-se XEQUE, e quando a peça do adversário come ele, é chamado XEQUE-MATE, eTERMINA O JOGO.
UFAAAAA, CANSEI, ESPERO QUE TENHA AJUDADO.
2007-01-18 07:09:05
·
answer #1
·
answered by Fernanda P 3
·
1⤊
0⤋
Cara eu mereço 10 pontos?! eu estou passando o link para responder suas dúvidas...
clique em como jogar quando entrar...
http://www.flyordie.com/jogo/xadrez.html
2007-01-18 00:04:51
·
answer #2
·
answered by O CARA dos Respostas 1
·
2⤊
0⤋
1 - O cavalo não pode pular duas peças porque só pula uma casa (na forma de L)
2 - O cheque do pastor é um cheque mate feito em três lances, e só poderá ser feito com as brancas e se as pretas não moverem os cavalos.
2007-01-17 23:34:36
·
answer #3
·
answered by Marivaldo L 6
·
2⤊
0⤋
em "L" pode.
a chek pastor.
é dar chek mat em 3 ou 4 jogadas.
naum dá pra explicar direito por internet.
Mais informações:
babynet20042003@yahoo.com.br
mas o parceiro tem que ser muito fraco pra cair nessa.
2007-01-17 23:34:03
·
answer #4
·
answered by Daniela Felicia 3
·
2⤊
0⤋
O cavalo é a única peça no xadrez que pode passar por cima das outras peças, independentemente de quais peças sejam.Mas o cavalo só pode comer na casa onde ele parar.
2007-01-18 00:13:27
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
1 - o cavalo pode pular sim duas peças! se as peças tiverem na posiçao onde o salto do cavalo estiver
ele salta em formato L
2 - o cheque do pastor e muito conhecido
e um cheque que usa o bispo e dama (branca) e é feito em 3 lances
agora te digo uma coisa
este chque mate ninguem mais cai
e nao tente usa-lo pois vc terá um contra jogo muito forte
e será dificil evitar a perda de peças
qualquer pergunta sobre xadeez te explico
gosto de treinar e jogar...
www.flyordie.com
um site para jogar on line se vc quiser!! seja bem vindo!
2007-01-17 23:38:45
·
answer #6
·
answered by Wanderson Marques 3
·
1⤊
0⤋
sao muitas as regras
2007-01-20 05:26:15
·
answer #7
·
answered by luan 4
·
0⤊
0⤋
O movimento do cavalo é composto de quatro casa usando a casa que ele se encontra. Ele parte, contando a que ele esta, três casas a frente e uma para direita ou esquerda. caso haja peças nas casas que ele só passou não tem problemas, o que pode ocorrer e ele querer ocupar uma casa que estiver uma peça amiga. Se for captura ele deverá ocupar a casa onde a peça capturada estiver, tira a peça (sai do jogo) e o cavalo ocupa a casa. Eu vejo o lance do cavalo, pela diagonal, e nao em forma de ÉLE.
2007-01-19 02:49:12
·
answer #8
·
answered by IVAN DESOUZA COIMBRA C 1
·
0⤊
0⤋
É muito facil, as pedras brancas ficam nas casas pretas, pretas não pode racista,digamos de cor... assim as pedras de cor ficam nas casas brancas, até aqui tudo bem. Depois temos as pedras própriamente ditas que são 16 de cada cor, as que ficam na frente são os jagunços que são 8, uns de cor, os outros mais pálidos, atrás dos jagunços palidos e dos outros de cor existem os mais poderosos, coroneis são os mais importantes,mas tambem os mais fracotes, não fazem nada sem os outros, ao lado dos coroneis temos as duas jararácas,a de cor e a palida, estas sim são bravas como os cornos do demónio, no jogo correm tudo como duas desalmadas, ai daquele que for apanhado sózinho, eu nem quero pensar, as megeras mais os malditos coroneis tem sempre a seu lado os sacristões, mais vigaristas não há, já se vê... a seguir vem a tropa a cavalo mais própriamente dita, ladrões e corruptos como aquilo não há, andam sempre aos saltos metendo-se na vida dos outros mal algum se descuida já está com um em cima, são muito perigosos estes animais depois ainda vem aquelas chamadas torres que ficam pelos cantos emboscadas, sempre prontas para esmagar os inimigos sem dó nem piadade, tambem tem pacto particular com os coroneis, pois quando a coisa aquece as brutas trocam de lugar com os malditos dos coroneis , isto é que um jogo vicioso e maligno, Óxalá nos livre os pobres de espirito e os débeis mentais de tão horrendo jogo .
2007-01-18 05:49:22
·
answer #9
·
answered by luiz tomaz 1
·
0⤊
0⤋
Regras de Xadrez
As regras do jogo de xadrez
O jogo de xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam peças num tabuleiro quadrado chamado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
Objetivo:
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.
Posição Inicial das Peças no Tabuleiro.
O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’). O tabuleiro de xadrez é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.
No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peças ‘brancas’); o outro tem 16 peças de cor escura (as peças ‘pretas’).
Essas peças são como a seguir: Um rei branco, usualmente indicado pelo símbolo
Uma dama branca, usualmente indicada pelo símbolo
Duas torres brancas, usualmente indicadas pelo símbolo
Dois bispos brancos, usualmente indicados pelo símbolo
Dois cavalos brancos, usualmente indicados pelo símbolo
Oito peões brancos, usualmente indicados pelo símbolo
Um rei preto, usualmente indicado pelo símbolo
Uma dama preta, usualmente indicada pelo símbolo
Duas torres pretas, usualmente indicadas pelo símbolo
Dois bispos pretos, usualmente indicados pelo símbolo
Dois cavalos pretos, usualmente indicados pelo símbolo
Oito peões pretos, usualmente indicados pelo símbolo
A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte:
As oito linhas verticais são chamadas de ‘colunas’. As oito linhas horizontais são chamadas de ‘fileiras’. As linhas de casas da mesma cor, de borda a borda, são chamadas de ‘diagonais’
Movimento das Peças
Nenhuma peça pode se mover a uma casa ocupada por uma peça de sua cor. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça adversária, esta é capturada e retirada do tabuleiro, isso fazendo parte do mesmo lance. Diz-se estar uma peça atacando uma casa se esta peça puder capturar naquela casa.
Dama:
A dama move-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal que ocupa.
Torre:
A torre move-se a qualquer casa ao longo da coluna ou fileira que ocupa.
Bisbo:
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa.
Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem ‘pular’ sobre nenhuma peça em seu caminho.
Cavalo:
O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal. Considera-se que ele ‘não passa’ pelas casas adjacentes.
Peão:
a)O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna, ou
b) em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que ambas estejam vazias, ou
c) o peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.
Ao alcançar a última fileira, um peão deve ser imediatamente trocado, como parte integrante da mesma jogada, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. A escolha do jogador não está restrita a peças capturadas previamente. Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e o efeito da peça promovida é imediato.
Movimento do rei
a)O rei pode mover-se de duas formas:
I)indo para qualquer casa adjacente não atacada por uma ou mais peças adversárias,
ou
II)‘rocando’.
Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas. Ele é executado como a seguir:
O rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre e, então, a torre é transferida sobre o rei para a casa qual o rei acaba de atravessar.
Antes do roque grande das pretas. Depois do roque grande das pretas.
1)O roque é ilegal:
a]se o rei já foi jogado ou
b]com uma torre que já tenha sido jogada.
2)O roque está temporariamente impedido:
a]se a casa original do rei ou uma casa pela qual o rei deve passar ou ainda a casa a ser ocupada pelo rei ao fim do roque, estiver atacada por uma peça adversária.
b]se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual se pretende rocar.
b)Um rei é dito ‘em xeque’, se estiver sob o ataque de uma ou mais peças adversárias, mesmo que essas peças não possam se mover. Avisar um xeque não é obrigatório. Um jogador não deve fazer um lance que coloque ou deixe seu rei em xeque.
Partida Terminada
A partida é ganha pelo jogador que, executando um lance legal, deu mate no rei do adversário. Isto termina a partida imediatamente.
A partida é vencida pelo jogador cujo adversário declara que abandona. Isto termina a partida imediatamente.
Empate:
A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque. Diz-se, então, que o rei está ‘afogado’. Isto termina a partida imediatamente.
A partida pode terminar no empate se uma posição idêntica está por aparecer, ou apareceu no tabuleiro, pela terceira vez.
A partida pode terminar no empate, se ambos os jogadores completarem 50 lances consecutivos sem a movimentação de qualquer peão e sem a captura de qualquer peça.
2007-01-17 23:39:54
·
answer #10
·
answered by ♥ 2
·
1⤊
1⤋