English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tomates verdes fritos, meninos não choram, assunto de meninas, deixe-me viver, são filmes emocionantes e baseados em fatos reais.
mesmo quem não for lésbica ficará surpresa com tamanha sensibilidade.

2007-01-17 18:31:18 · 1 respostas · perguntado por ? 1 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

1 respostas

Caro Mundodedois,
sou heterossexual, mas diria simpatizante as causas GLBT, afinal cada um tem direito a expressar sua sexualidade e viver sua vida da melhor forma, ou seja, ser feliz. Os filmes que envolvem a temática muitas vezes são estereotipados em figuras bizarras, deslocadas socialmente ou caricaturas mediócres. Outros apresentam o tema com profundidade e sensibilidade, e portanto tem valor como arte e como fator social de integração e combate ao preconceito. Dentro deste critério, relaciono alguns filmes que já assisti (além dos citados acima) e que considero dignos da sétima arte, com o ano de lançamento e um breve comentário (todos foram premiados):

Um Amor Diferente (Salmonberries, 1991)
O alemão Percy Adlon recebeu o Bavarian Film Award e o prêmio do Festival Mundial de Montreal de melhor direção por este filme que narra a história de amor entre uma esquimó e uma bibliotecária. O filme é estrelado pela cultuada cantora k.d. lang.

A Cor Púrpura (The Color Purple, 1985)
Baseado no romance espírita psicografado por Alice Walker e dirigido por Steven Spielberg, A Cor Púrpura foi indicado a onze Oscars e cinco Golden Globes, rendendo o prêmio de melhor atriz dramática para Whoopi Goldberg. Nesta obra repleta de dramas e injustiças familiares, destaca-se a ternura da paixão e da amizade de Celie por Shug Avery, a amante do seu marido.

Somente Elas (Boys On The Side, 1995)
Bela trilha sonora em um sensível filme sobre o relacionamento de um grupo de amigas. Trazendo no elenco nomes como Whoopi Goldberg e Drew Barrimore, foi o ganhador do GLAAD Media Award de melhor filme do ano.

Corações Apaixonados (Playing By Heart / Dancing About Architecture, 1998).
Angelina Jolie foi escolhida a melhor atriz do ano pelo National Board of Review neste belíssimo filme em que vários personagens descobrem o que é o verdadeiro amor. Dirigido por Willard Caroll, Corações Apaixonados traz atuações primorosas de um elenco de astros consagrados como Gillian Anderson, Sean Connery, Ellen Burstyn, Dennis Quaid e Madeleine Stowe.

Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, 1999)
Esta superprodução de Pedro Almodóvar recebeu o Oscar e o Golden Globe de melhor filme estrangeiro, além do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. Prostituição, incesto, lesbianismo, religião e transexualidade são os temas desta trama que narra o encontro de uma mulher consigo mesma após um trágico acidente.

Segundas Intenções (Cruel Intentions, 1999)
Mais uma versão para o cinema do clássico da literatura As Ligações Perigosas. Sarah Michelle Gellar ganhou o MTV Movie Award de melhor atriz em um papel muito diferente de Buffy, a caçadora de vampiros que a lançou ao sucesso. A cena do beijo entre Sarah e Selma Blair ganhou o MTV Movie Award de melhor beijo do ano.

Meninos Não Choram (Boys Don't Cry, 1999)
Uma jovem garota que se apresenta como rapaz tenta recomeçar sua vida em uma cidade do interior dos Estados Unidos. Baseado em uma história real, este dramático filme deu a Hillary Swank o Oscar e o Golden Globe de melhor atriz.

Coisas Que Você Pode Dizer Só De Olhar Para Ela (Things You Can Tell Just By Looking At Her, 2000).
O diretor Rodrigo Gacía recebeu o prêmio do Festival de Cannes por este filme romântico e inteligente onde a trajetória de três mulheres acaba se cruzando em uma mesma cidade. No elenco, Glenn Close e Calista Flockhart em interpretações memoráveis.

Longe do Paraíso (Far From Heaven, 2002)
Escolhido como melhor filme do ano pela New York Film Critics Circle, Longe do Paraíso tem uma incrível combinação de metalinguagem cinematográfica e crítica social em um subtexto que não pode ser entendido por espectadores superficiais. A bela Julianne Moore e o polêmico Dennis Haysbert participam desta incrível produção indicada a quatro Oscars, quatro Golden Globes e vencedora de 59 prêmios.

As Horas (The Hours, 2002)
Nicole Kidman ganhou o Oscar e o Golden Globe de melhor atriz nesta produção magistralmente dirigida por Stephen Daldry (de Billy Elliot). Com Merryl Streep, Juliane Moore e Ed Harris no elenco, esta sensível adaptação foi indicada a nove Oscars e sete Golden Globes, vencendo na categoria de melhor filme dramático.

E para finalizar a série, indico dois filmes que fazem parte da minha lista pessoal dos 100 melhores, sendo o último diferente das outras indicações por envolver o amor sublimar entre dois personagens "perdidos" nas noites de Nova Yorque, nos conturbados momentos de transição social da década de 60:

Cidade Dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001)
Escrito originalmente para ser o piloto de um seriado de televisão estrelado pelo roqueiro Marilyn Manson, este maravilhoso filme deu o prêmio de melhor diretor do ano ao polêmico e consagrado David Lynch no Festival de Cannes, categoria na qual também foi indicado ao Oscar e ao Golden Globe. Nesta produção surrealista, a relação amorosa entre duas atrizes é regida pela maravilhosa trilha sonora de Angelo Badalamenti.

Perdidos na Noite (Midnight Cowboy, 1969)
Jon Voigt ganhou o Golden Globe interpretando um rapaz do interior que se prostitui enquanto tenta a vida na cidade grande. Indicado a sete Oscars e sete Golden Globes, Midnight Cowboy foi o primeiro filme proibido para maiores de 18 anos a receber o Oscar de melhor filme, também ganhando nas categorias de melhor direção e melhor roteiro. Destaque para a belíssima trilha sonora.

Espero ter ajudado. Boa diversão e um grande abraço, Moran

2007-01-19 04:36:17 · answer #1 · answered by Moran 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers