English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E teve quem reclamasse da demora do resgate dos corpos do acidente do vôo 1907 da Gol quando demoraram cerca de 2 dias para o começo do resgate dos corpos das vítimas numa selva inóspita, longíncua e sem recursos!
E agora! Aí em São Paulo, a maior capital do Brasil, com todos os recursos possíveis e há mais de 5 dias do acidente e não conseguem resgatar os corpos?!?!

2007-01-17 11:00:12 · 9 respostas · perguntado por Caledonian 6 em Governo e Política Governo

A ignorância tomou conta de uns q responderam aqui, pelos menos os 3 últimos tucanos fanáticos e cegos q só vêem petistas em todos q derem uma resposta q não lhes agrade, responderam levando somente p/ o lado da política. Eu não sou e nunca fui petista e não tive a mínima intenção de politizar o assunto, mas como brasileiro tenho o direito de criticar o q achar errado. Houve 3 erros, no mínimo:
1- das empreiteiras q falharam e agora estão omissas, q a meu ver são as principais responsáveis;
2- da demora da ação, pq o comando dos bombeiros não confiou nas informações dos populares q afirmaram terem visto pessoas e a van sendo tragadas pelo buraco, informação essa confirmada pela Rede Record;
3- depois q começaram o trabalho, já atrasados, ainda perderam tempo nas primeiras noites alegando falta de iluminação. Ora, não podiam instalar refletores?

A comparação com o resgate do vôo da Gol se levou pq lá haviam ricos entre as vítimas, foi pronto o atendimento, já no buraco de SP...

2007-01-18 07:03:41 · update #1

9 respostas

18/01/2007 08:42h
AUSÊNCIA DE UM LÍDER PARA ESTA HORA
Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 96

. Ao fim do sexto dia da crise da cratera, o Governador do Estado de São
Paulo disse três coisas:

. Primeiro, socorrer as vitimas.

. Segundo, a culpa é dos empreiteiros.

. Terceiro, temos que esperar o IPT. (*)

. O que aconteceu em São Paulo foi um crime.

. Praticado por seres humanos, que, se houver Justiça, pagarão por ele na cadeia.

. Foi um dos maiores acidentes de obra pública, produzido pelo homem, num grande centro urbano brasileiro.

. Que afeta o sistema de transportes de uma cidade que, todas as manhãs e todas as noites, corrói um pedaço de cada cidadão que vai e volta do trabalho.

. O que está em jogo é a segurança de TODO o trabalho de 13 km feito debaixo da terra, no coração da cidade, por empreiteiros que se revelaram ineptos.

. O que está em jogo é a coluna vertebral da ideologia do partido que governa São Paulo há doze anos e governou o Brasil por oito anos e, por muito tempo, embalou o sonho de fazer o Brasil "avançar" – como dizia Fernando Henrique Cardoso.

. O PSDB sem a privatização é o Catolicismo sem a Eucaristia.

. Torna-se o PFL de Higienópolis.

. O que está em jogo é o tipo de concorrência de "porteira fechada", o "turn key", que o Governador Geraldo Alckmin assinou e que delegou inteiramente às empreiteiras a gestão da coisa pública.

. É como se o subsolo da cidade de São Paulo pertencesse a um grupo de empresas privadas, que não precisavam dar satisfação a ninguém.

. E o Governador de São Paulo disse: a culpa é dos empreiteiros.

. Provavelmente é o que ele deseja. Porém, quem determina a culpa, numa democracia, é o Judiciário.

. Depois, Serra disse que o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) é que vai dizer o que aconteceu.

. É o que o Governador deseja.

. Problema numero um. O IPT é do Governo de São Paulo.

. Portanto, suspeito – o que não desmerece a qualificação e a probidade do IPT.

. Problema dois. Para o governador, o laudo do IPT é o que vai valer. Mas, não será necessariamente o laudo que vai valer para o Ministério Público; para a Polícia; para o Legislativo do Estado; a Imprensa; os banqueiros; as seguradoras; cada cidadão que for à Justiça reclamar seus direitos.

. O Governador Serra tem uma pequena dificuldade de entender que a democracia não é uma tirania – logo, o Executivo não é tudo.

. O laudo do IPT pode sair, se tudo der certo, em seis meses.

. Se sair antes, corre o risco de ser mal feito, como o trabalho de fornecedores da Linha 4, que queriam andar muito rápido para ganhar bônus.

. E o líder de São Paulo vai esperar seis meses para tomar uma atitude?

. E até lá, quem vai governar São Paulo? As emissoras de tevê?

. Como explicar o comportamento do Governador do Estado?

. Hipótese um: está difícil encontrar uma saída política que não jogue o PSDB de São Paulo (FHC e Alckmin e, portanto, Serra) no limbo político.

. Hipótese dois. Serra acredita que a eleição de 2006 foi a vingança de 2002.

. Ao se eleger Governador, na verdade, ele se elegeu o Presidente que não pode ser em 2002. E, por quatro anos, cumpriria a tarefa de Governar o Estado como governou a Prefeitura de São Paulo – como um obstáculo que se
antepunha à ascensão à Presidência.

. Portanto, ele ainda estaria, psicologicamente, em 2002.

. Quando bastava ligar para a Globo, para a Folha e o Estado - e a crise da cratera sumiria em três dias.

. Dessa vez, aconteceu um imprevisto nos planos presidenciais: a Globo não está mais sozinha. A Record, desde domingo passado, puxou a Globo para a disputa pela cobertura da crise. E as duas puxaram o resto.

. Em 2006, não basta ligar para João Roberto Marinho, Ruy Mesquita e Otavio Frias Filho para conter a imprensa escrita.

. Em 2006, havia um bicho novo, que se chama internet, que se chama portal da internet, que se chama blog, que puxa a imprensa escrita – e não o contrário, como era em 2002.

(Uma dúvida: pode o PSDB de São Paulo sobreviver num ambiente com um pouco
mais de liberdade de imprensa?)

. E tem a terceira hipótese, a mais trágica. Serra não seria o líder para essa hora.

. Serra é um economista/engenhei ro.

. Não é um líder político. Não é um estadista.

. Entende tanto de liderança política quanto JK entendia de medicina.

. Serra não é o Rudy Giuliani do 11 de setembro.

. Esta hora é grave. A população de São Paulo olha para o céu, com medo da chuva, e, para baixo, com medo do que tem sob os pés.

. É um sentimento de medo primitivo, original.

. Mexe com as entranhas da comunidade, com sua sobrevivência.

. Nessa hora, a comunidade precisa de um líder.

. Depois da tragédia da Linha 4, Serra não esclareceu, não consolou, não conduziu, não inspirou, não deu esperança.

. Depois da bancarrota do Great Crash, ao assumir a Presidência dos Estados Unidos, em 1933, Franklin Roosevelt disse: "Não temos nada a temer, a não ser o próprio medo".

. Ao assumir o cargo de Primeiro Ministro, num gabinete de Guerra, em 1940, Churchill disse ao Parlamento: "Nossa política é fazer a guerra... Nosso objetivo é a vitória. Vamos juntos, para a frente, como uma só força".

. Ao assumir o Ministério da Justiça, em junho de 1953, Tancredo Neves disse: " ... sairemos depressa das dificuldades em que nos encontramos, pois nem tudo no nosso passado são erros. Nem tudo no nosso presente são vacilações, nem tudo no nosso futuro são incertezas".

. Três lideres.

(*) O Governo de São Paulo suspendeu o pagamento do trecho da obra que
desabou. Foi uma decisão "administrativa" do Metrô, disse Serra. Quer dizer, diante da crise, uma única providência: burocrática, de Tesouraria. Serra disse também que só soube da decisão DEPOIS que tinha sido tomada. Esta
afirmação é o equivalente ao trecho da nota das empreiteiras que põe a culpa na chuva.

2007-01-18 23:28:11 · answer #1 · answered by Paulo B 2 · 1 0

Estava para fazer uma questão parecida com a sua, mas, não fazer comparação com o acidente da GOL...

Os gloriosos soldados do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que fazem treinamentos diários contra incendio, atender acidentes, atendender afogamento na Represa Guarapiranga, demostraram, um despreparo desigual para solucionar problema de soterramento.
Aqui em casa, já estamos questionando isto. No caso do micro-ônibus, sabendo que tinha pessoas dentro, o normal, seria ficar em cima disto, e procurar retirar as pessoas o mais cedo possível, talvez até com vidas.
Mas desde a data do acidente, demonstraram incapacidade para atender este soterramento. Sim, isto mesmo, incapacidade perante o acidente.
Quando ouvi pela TV, que iriam parar de escavar por falta de iluminação, não acreditei, e comecei a questionar, como podem deixar o trabalho de lado, sabendo que debaixo da terra, poderiam salvar vidas? Quem garantia naquele momento, que as pessoas dentro do micro-onibus, estariam mortas?
Bem, depois de 24 - 48 horas, era de esperar que não fosse possivel resgatar com vida, não haveria oxigenio suficiente para aguentar tantas horas.
É uma situação dificil? Sim, é... mas, eles, os soldados do Corpo de Bombeiros, tinham por obrigação, varar a noite, principalmente no local da queda do micro-onibus, e tentar com todos os esforços e ajuda dos trabalhadores do metro, tentar resgatar as pessoas com vida.
Ainda mais num centro como São Paulo, onde poderiam, perfeitamente, conseguir iluminação suficiente para não parar os trabalhos de resgate.

Agora.. já é tarde demais..

2007-01-17 11:17:10 · answer #2 · answered by *DJ* 6 · 1 0

No caso da Gol foi muito mais fácil, era só ir procurando os corpos na mata com ajuda de cães farejadores e muitos índios ajudando. Em São Paulo os corpos estavam a dezenas de metros debaixo da terra e havia a necessidade de ir devagar para não provocar novos desabamentos.

2007-01-17 11:27:08 · answer #3 · answered by fran 7 · 0 0

Reconheço e concordo que os bombeiros que estão trabalhando desde sext-feira, sem descanso, por 18 horas por dia são mesmo uns incompetes. Vamos despedí-los e contratar a Jaspion

2007-01-17 11:19:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O que pretende com esta pergunta ? Acaba de demonstrar total desconhecimento até mesmo do que aparece na TV , se não lê jornais ou não tem bom discernimento.Parece que é um (a) portador comunista de carteirinha do PT querendo transformar uma tragédia em arma política contra o governador José Serra. Gostaria que mais alguns dos heróicos bombeiros que nem sequer estão dormindo ou tirando suas folgas para ajudar morressem também em novos desmoronamentos? Você tem QI baixo ou é dessas pessoas que usam de todos os recursos (até esmolas) para enganar e convencer pessoas menos dotadas de inteligência e informação ?

Meu mais sincero respeito a essas pessoas que estão arriscando suas vidas na tentativa de encontrar pessoas ainda vivas ou apenas corpos sem vida ..

.Meu mais profundo desprezo a essas pessoas que se servem de tragédias como marketing político. Meu mais profundo desprezo aos métodos e falcatruas petistas ......

2007-01-17 13:02:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

Desculpem a apelação, mas lendo várias respostas me pergunto, em que país estou?
Não se discutem problemas que atingem todos os brasileiros, como fome de alguns, desemprego de outros, baixa qualidade de educação, estradas destruídas. Não estou falando de PT ou PSDB, estou afirmando que sempre foi assim.
As perguntas são tendenciosas, forçando que as pesoas saiam defendendo ou atacando.
O Brasil parece que vive em função de PT e PSDB, dua sM*erdas de partidos, como todos os outros, pois lá em Brasília, todos se abraçam e fazem os acertos.
Quem faz resgate, seja da Gol ou do metrô, não são partidários, ninguém respeita isso? Somos metidos a dar palpite em tudo, somos PHD em tudo, desde projetos de engenharia até viagem interplanetária. E não saímos da pobreza.
Mesmo os Estados Unidos, com toda sua riqueza, até agora ainda não recuperou New Orleans do estrago.
É evidente que se equipes de resgate demoraram semanas (não 2 dias), porque as dificuldades na selva são complicadas, mas as equipes eram preparadas. No metrô, só não viu quem não quis, que o risco que corriam os bombeiros eram enormes. Queria ver algum dos acusadores no lugar deles. é muito fácil sentar em frente ao computador, com a Coca-Cola ao lado e sair malhando pessoas que estão sem dormir, deixando suas famílias com receio que não voltem com vida.
Vamos criar vergonha, pois já chegou ao extremo, bater boca por malditos partidos, que roubam o tempo todo, colocando no meio, pessoas que deveriam ser tratadas com muito respeito. Por que os bons não vão lá e resolvem o problema?
O entendido, o bom, é aquele do seu partido. Esse sempre acerta, o adversário sempre erra. Mais coerência e menos intromissão naquilo que não é de seu domínio.

2007-01-17 12:36:45 · answer #6 · answered by Gilberto C 5 · 0 1

Seria muito pedir-lhe algum esforço para fazer pergunta minimamente inteligente? Grato.

2007-01-17 12:03:14 · answer #7 · answered by podocarpo 7 · 0 1

e desde quando Tucano mete
o bico em "buraco" que eles fazem!

2007-01-17 11:10:30 · answer #8 · answered by ? 7 · 0 1

Isso mostra sua falta de informação...
Demorou alguns meses para se encontrar as ultimas vitimas
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u128296.shtml) Pelo que entendi, você esta dizendo que mesmo com todos os recursos, 5 dias é muiiita coisa para se resgatar 7-8 vitimas, ou seja, não ha competencia no resgate das vitimas(trabalho subordindo aos bombeiros...) ...
Pelo menos não é o que aparece nos jornais....

''Ainda mais num centro como São Paulo, onde poderiam, perfeitamente, conseguir iluminação suficiente para não parar os trabalhos de resgate''

Ta meio desatualizado né???

Isso aconteceu no primeiro dia, mas no mesmo arrumararm geradores...
Agora hoje, com 3 corpos encontrados, pelo que entendi, não haveria mais chances de sobreviventes, logo iriam parar a procura, mas retornaram as buscas...

2007-01-17 11:22:42 · answer #9 · answered by krd_sde 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers