Falam que a mãe sempre gosta mais do filho homem que da filha, e do primeiro filho. Razões que Freud explica. Tenho 3 irmãos mais velhos que eu.
Eu pergunto pra minha mãe porque ela trata melhor meu irmão que não faz por merecer e não diz nada de bom quando eu mereço, ela diz que é pra incentivar pq ele precisa e eu não. Do mesmo modo ela se preocupa e cuida mais dos outros que de mim, poupa os outros e não a mim, porque diz que sou mais forte etc. Enfim, desculpas sempre existem.
As conseqüências pra mim é que eu descobri que não importa muito o que minha mãe acha fala ou faz, eu sei que ela me ama e já tá bom, ela é humana, com defeitos e nem ela se entende. Meu ciúme diminuiu muito, nem paro mais pra pensar nisso.
Naquele filme "A Escolha de Sofia" o soldado alemão faz a mulher escolher qual dos dois filhos (um casal - o menino era mais velho) ela iria mandar pra morrer. Ela escolhe o menino. Comprovou a teoria freudiana.
Diz a mãe de minhas amigas gêmeas que filho é igual dedo da mão, todos são igualmente importantes. Mas falar é uma coisa e sentir e agir são outras.
2007-01-17 05:54:08
·
answer #1
·
answered by Melissa *aka Memê 6
·
0⤊
0⤋
Características de personalidade. Simpatia. Afeto retribuido.
Por mais que o amor materno seja incondicional, muitas vezes ele fica abalado em alguns pontos, principalmente se o filhp não retribui o carinho, se é rebelde, mal comportado.
As consequencias serão aquelas que o filho supostamente rejeitado permitir que se instalem, pois se ele souber trabalhar bem isso psicologicamente não vai ter sequela nenhuma!
2007-01-17 13:41:18
·
answer #2
·
answered by Nanda L. 3
·
0⤊
0⤋
Filosoficamente falando, a igualdade é um objetivo racional do ser humano, o que na pratica quer dizer que em sã consciencia tratamos as pessoas de forma igual
Mas as pessoas nunca conseguem ser sempre racionais e acabam agindo por inclinações, isto é, tendem a gostar mais de uma pessoa ou de outra
Nesse caso da mãe protejendo um filho significa que a mãe acha que esse filho merece um tratamento mais brando seja por motivos de idade(é normal proteger o filho mais novo) ou até mesmo por motivos afetivos(a mãe gostar mais de um filho porque ele dá menos trabalho)
Um filho mais protegido, receio eu, torne-se mais sensível aos problemas que vai enfrentar na vida posteriormente
Um filho que "apanhou mais", na minha opinião, pode se tornar excessivamente sério ou desenvolver outra forma pra chamar atenção(isso pode ser bom ou ruim)
2007-01-17 13:15:59
·
answer #3
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
É complicado dizer... sou mãe tb e tento tratar os dois igual, mas cada filho é diferente do outro, portanto é impossível tratá-los de igual maneira...
A mãe não pode maltratar um e tratar bem o outro sem nenhum motivo...
da mesma forma que o filho espera que sua mãe seja maravilhosa com ele, a mãe tb espera que seu filho seja carinhoso, dedicado e que tenha repeito com ela e com os demais...
Claro que existem mães más que simplesmente deixam os filhos a deus dará, com isso causando seqüelas para o resto da vida dele...
Porém existem também filhos tiranos que só querem receber e nada oferecem...
Pense então a qual das duas situações vc refere...
Ok?!
2007-01-17 13:14:15
·
answer #4
·
answered by Taty 3
·
0⤊
0⤋
Vou citar minha experiência:Tenho três filhos e os trato igualmente, com muito amor. É certo que sei como devo falar com cada um, pois os conheço bem e eles têm a própria individualidade. Mas há justiça em tudo o que combinamos. Claro que o de 14 anos não pode fazer as mesmas coisas que o de 20 faz, mas tudo é bem explicado.
Um filho que não se sinta amado ou se sinta menosprezado pode crescer com sérios problemas emocionais.
A mãe que você cita pode ter problemas para lidar com o filho mais "rebelde" e prefere tratá-lo como é tratada. Essa mãe precisa de ajuda especializada para educar!
2007-01-17 13:07:09
·
answer #5
·
answered by izadenunes 7
·
0⤊
0⤋
Eu penso que as mães tem mais afinidade com um filho que com outro , e tambem as vezes a mãe protege o filho que ela nota que é mais fraco, doente , enfim que inspira mais cuidado. Talvez o prejudicado no futuro fique revoltado , de problemas , as vezes não...
2007-01-17 13:05:47
·
answer #6
·
answered by Maricy 6
·
0⤊
0⤋
Isso eh interessante.. apesar de serem mae igualmente dos dois elas tedem sim a ter preferencia.. talvez por se agradar da personalidade ou se identificarem mais com do q com o outro.. axo interessante minha vó ela tem 5 filhos 3 mulheres e 2 homens.. e ela trata todos diferente.. principalmente os homens um ela tem a maior implicancia outro ela agrada mais q todos os filhos, minha mae disse q sempre foi assim.. o interessante eh q o q ela mais mal trata. mais ajuda ela, ja outro nao ta nem ai pra ela.... eh o q menos se importa passa meses sem ligar pra ela.. ja outro vem direto,,
2007-01-17 13:01:20
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Elas negam!! O pior é que é verdade . Nunca passei por isso, sou filha única!! + com certeza, se houvesse um irmão, eu não seria a preferida!! . Já sou a ovelha negra sem opções ... ^^
Acho que isso não tem resposta ... sempre vai haver um preferido .
2007-01-17 13:00:03
·
answer #8
·
answered by * Galatéia ~ 4
·
0⤊
0⤋
Geralmente esta situação está ligada a alguma vida passada em que houveram acontecimentos que marcaram a vida destas pessoas, mãe e filho. E que no momento estão vivendo junto novamente para se aprimorar ou resgatar débitos anteriores.
Mas se a situação se apresentou desta forma, cabe a mãe sempre praticar seu amor para fazer este resgaste da melhor forma possível.
É uma oportunidade que lhe foi dada e não deve ser desperdiçada com novas desavenças!
2007-01-17 12:58:00
·
answer #9
·
answered by Vlad 3
·
0⤊
0⤋
não da p responder pq cada caso eh um caso!
isso eh muito relativo!
uma mae pode ter mais afinidade com um que com outro!
mas amar os dois da mesma forma!
a consequencia pode ser ruim!
mas pode ser boa tbm!
isso eh relativo nao da p falar assim!
cada caso começa e termina de um modo diferente!
2007-01-17 12:57:44
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋