O movimento do Big Bang não é rectilíneo (nem existe tal coisa); acho que estás a confundir as coisas. O Big Bang antecede em muito a formação do sistema solar e o seu "movimento", ou dizendo melhor, inflação, é mais em forma de espiral, desde um ponto passado até agora, pelo menos do nosso ponto de vista. Até é mais complexo que isto, em virtude desse ponto não poder ser determinado ou localizado. Como todos os corpos se afastam à mesma velocidade (constante de Hubble), é impossível escolher um ponto previlegiado de observação e dizer "ok, a partir daqui para trás ali é a origem do big bang".
Mas esse afastamento verifica-se a nível das galáxias, não dos seus constituintes (planetas , estrelas, etc.)
As Leis do Movimento Planetário, de Johannes Kepler são as seguintes:
A órbita de um planeta é uma elipse, estando o Sol num dos focos da elipse.
Um raio vector , do centro do Sol ao centro do planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
O quadrado do tempo de revolução de um planeta (em anos) é directamente proporcional ao cubo da sua maior distância ao Sol (em unidades astronómicas. U.A= distância Sol-Terra).
É um cenário de difícil acontecimento, porque as órbitas dos corpos em torno do Sol estão sujeitas a tantas influências que é muito difícil (até hoje ninguem o fez) criar um modelo matemático para um sistema de movimentos com 10 corpos maiores, (o máximo de Newton é um sistema de 2 corpos; Karl Sundman criou um modelo para o sistema de 3 corpos, demasiado rebuscado para ser usado.) como o nosso sistema solar (contando com a influência dos satélites nos planetas, destes nos satélites, dos planetas noutros planetas, do Sol em tudo).
Ao invés, são usados cálculos aproximados satisfatórios para missões espaciais (por exemplo) ou através de equações diferenciais.
Portanto, é algo de difícil resposta.
2007-01-17 04:49:14
·
answer #1
·
answered by sagan1976 3
·
0⤊
0⤋
Não, não há chance ainda. Mas daqui a uns 6 ou 7 bilhões de anos, o Sol vai ficar meio inchado, e sem dúvida vai engolir a Terra.
Um detalhe: a expansão do universo não tem muita coisa a ver com atração gravitacional... Se você descobrir uma relação entre essas duas coisas, me avise!
Um beijo
2007-01-18 11:43:54
·
answer #2
·
answered by cao_raivoso_666 3
·
0⤊
0⤋
Sim, existe...
O que mantém a Terra em órbita e não deixa ser "atraída" pelo sol é o resultado da equação entre o vetor velocidade tangente (da Terra) e a força centrípeta (força de atração do sol)...
Caso a massa do sol aumente por alguma razão, ou se a terra perder velocidade, pode se preparar...
Mas é claro, que para isso, deve haver uma força ENORME, pois se tratam de corpos celestes... Nenhuma ação do homem comum pode causar uma catástrofe destas... Então, por enquanto, pode relaxar! =)
2007-01-18 09:14:32
·
answer #3
·
answered by Sherlock Holmes 2
·
0⤊
0⤋
A Terra só cairá no sol, e isso vale para qualquer planeta do sistema, se por algum motivo sua velocidade de órbita diminuir. E isso só pode acontecer devido a duas possíveis catástrofe . As catástrofes seriam: 1º A terra colidir com algum astro de grande porte. 2º o sol ter alguma colisão também com algum astro de tamanho gigante que pudesse estar na sua trajetória.
No caso da 1ª hipótese, tanto a Terra poderia cair no sol como ser arrancada do sistema, dependendo da direção do impacto em linha com o sol, o que também não faz a menor diferença porque a essa altura já não haveria mesmo nenhum sobrevivente no planeta.
Quanto 2ª hipótese, o astro a se colidir com o sol pode estar aqui mesmo no sistema, e seria Júpiter, que tem um bom tamanho para aumentar a massa e a força gravitacional do sol. A partir disso todos os outros planetas começariam a ter suas órbitas diminuida até cair.
2007-01-17 12:31:48
·
answer #4
·
answered by jp 7
·
0⤊
0⤋
Uh, antes de tudo.. Que movimento retilíneo ? A Terra descreve uma órbita ao redor do Sol, e isso não é movimento retilínio. E tanto a Terra quanto o Sol surgiram bem depois do Big Bang.
Bem, não há chance do Sol atrair a Terra. Só haveria essa chance se a massa do Sol aumentasse. Mas, na realidade, a massa do Sol está diminuindo, pois converte 4 milhões de toneladas de hidrogênio por segundo em energia, ficando mais leve.
Por esse motivo, a Terra tem se afastado à razão de 1,5 cm por ano do sol. O que é desprezível, considerando que a distância total é uns 150,000,000 km.
2007-01-17 12:29:12
·
answer #5
·
answered by molinathebofh 2
·
0⤊
0⤋
Não, a não ser que alguma coisa muito catastrófica aconteça com a Terra, como uma colisão com outro corpo de massa similar ou algo do gênero. Por conservação de momento angular, a Terra permanece na sua órbita. Ok, há os efeitos de maré como no caso da Lua, mas deixemos isso de lado pois seu efeito não será muito sentido no curso de um milênio, quem diria nu desenrolar de nossas vidas... Porém conceitualmente o Sol atrai a Terra para si sim (e vice-versa), senão não haveria nenhuma razão para a Terra permanecer em órbita ao seu redor!
2007-01-17 10:47:01
·
answer #6
·
answered by Oráculo 4
·
0⤊
0⤋
Tipo que o único jeito da terra "cair" no sol é se ela parar !!!
Parece engraçado mas é verdade!!!
O dia em que a terra parar ela vai cair no sol.... do mesmo jeito que se a lua parar ela cai aqui na terra...!!!
Eu só não vou te explicar porque eû estou com muita preguiça... mas que isso é verdade é! Pergunte seu professor ou ache em algum site!!!
flow
2007-01-17 10:30:53
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Havendo alteração de velocidade ( mais lenta) de translação da Terra, fatalmente um dia isso ocorrerá.
Supondo um aumento da massa do Sol, também havera. Mas isso é mais que remoto. O homem nem mais estará aqui para ver .
2007-01-17 10:30:39
·
answer #8
·
answered by Gilberto C 5
·
0⤊
0⤋
Eh mais facil ele atrair os dois outros antes da terra
2007-01-17 10:22:09
·
answer #9
·
answered by Gabriel Effray 2
·
0⤊
0⤋