A expressão música regional designa, geralmente, a música própria de um povo, numa determinada região geográfica e num determinado contexto social, e que tem raízes num passado mais ou menos remoto. Fruto de transmissão oral, sofre evolução e é permeável aos contactos e influências culturais do exterior (por exemplo, a música tradicional brasileira deriva de música europeia, africana e ameríndia).
A música folclórica está intimamente ligada à música tradicional e, segundo alguns autores, os dois termos acabam por se confundir. A música popular é, em grande parte, influenciada pela música tradicional - mas constituem géneros distintos.
[editar] Portugal
Embora representem metodologias afastadas da prática actual, o estudo da música tradicional em Portugal conta com ilustres antecedentes nos trabalhos de César das Neves, Francisco Serrano, Rodney Gallop, Francisco Serrano Baptista, Gonçalo Sampaio, Jaime Lopes Dias, Kurt Schindler, Vergílio Pereira e Fernando Pires de Lima. Mas muito do conhecimento que se tem do património da música tradicional deve-se ao trabalho pioneiro de Michel Giacometti dedicado à recolha e gravação fonográfica das manifestações musicais do povo português.
Alguns autores de música erudita portuguesa, como foi o caso de Fernando Lopes-Graça, demonstram um profundo conhecimento das raízes culturais da música portuguesa.
Espero ter ajudado!
_________________________________________
2007-01-20 05:12:11
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
achei esta definição pra vc.....
"A expressão música Regional designa, geralmente, a música própria de um povo, numa determinada região geográfica e num determinado contexto social, e que tem raízes num passado mais ou menos remoto. Fruto de transmissão oral, sofre evolução e é permeável aos contactos e influências culturais do exterior (por exemplo, a música Reginal brasileira deriva de música europeia, africana e ameríndia, depende da regiao e qual colonia se fixou ali).
2007-01-17 04:46:42
·
answer #2
·
answered by baixinha 3
·
0⤊
0⤋
à moda regional
Ponto de Cultura realiza três noites de muita música popular no municÃpio de São Gabriel, na Bahia
A música regional brasileira, muitas vezes distorcida pela mÃdia em canções com objetivos meramente comerciais, precisa de espaço para que a cultura popular não caia em completo desconhecimento. Com a proposta de mostrar ritmos tipicamente verde-amarelos, o Ponto de Cultura Fundação Culturarte do municÃpio de São Gabriel, na Bahia, realiza um dos maiores eventos de música regional popular do estado baiano. à a XVI Cantoria, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, na praça Ricarte Pereira, a partir das 20h30.
As três noites esperam mais de 15 mil pessoas no evento que não se restringe só a cantorias. Artistas locais irão expor seus trabalhos de artesanato e de artes plásticas. Haverá também oficinas de música, com aprendizado em instrumentos de percussão, dentre outros. “Procuramos sempre colocar na pauta oficinas sócio-educativas como forma de dar mais apoio polÃtico ao evento, e falar um pouco a respeito dos temas mais atuais em debate na sociedade”, diz Márcio Moura, presidente do Ponto.
Cada noite terá a animação de, pelo menos cinco artistas nacionais. Entre eles estão Geraldo Azevedo, Miltinho Edilberto, Raimundo Sodré, os grupos Matingueiros, Quarteto do Choro, Reginaldo Manso e os Querubins de São Gabriel, Coral Meninos da Chapada e muito mais. Além disso, haverá apresentação dos grupos de cultura popular Roda de São Gonçalo (dança tradicional surgida no século XVIII em homenagem a São Gonçalo, Reizado (mistura de samba de roda com chula e outras danças) e Capoeira.
A Fundação Culturarte realiza suas atividades há 16 anos, mas é novo no Programa Cultura Viva. Como Ponto de Cultura, colocará em prática sua mais nova proposta: atender 300 crianças e adolescentes de dez escolas públicas de São Gabriel com aulas de música, teatro, dança, artesanato e capoeira. “Estou muito motivado com o trabalho dos Pontos de Cultura e quero contribuir com esta rede para que ela se fortaleça cada vez mais”, diz Márcio.
A XVI Cantoria será realizada em praça pública, o que permite maior interação entre os visitantes e maior abertura aos curiosos. “à só chegar e curtir de montão”, completa o organizador do evento. O MunicÃpio de São Gabriel hoje possui cerca de 18.500 habitantes e está localizado na região Noroeste do estado, no semi-árido baiano.
2007-01-17 04:38:25
·
answer #3
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
Aquela que está entre e estadual e a nacional.
2007-01-17 04:38:22
·
answer #4
·
answered by ninjagaiden777 3
·
0⤊
0⤋