English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que em muitos casos, ter uma mentalidade esquerdista e cultuar figuras como Che Guevara, sugerem intelectualidade, enquanto o oposto é visto como alienação ou qualquer coisa desse tipo?

2007-01-16 12:22:59 · 26 respostas · perguntado por Gegex 1 em Governo e Política Participação Civil

Olá, como a pergunta recebeu um número de respostas acima do esperado e com diferentes pontos de vista, creio que o mais justo seja a escolha da melhor resposta por votação da maioria.

Àqueles que votarem, peço que realmente votem numa resposta coerente e bem elaborada, e que possua principalmente um olhar sobre os aspectos econômicos, conforme a pergunta, e não a aspectos geopolíticos ou sobre política externa americana.
Obrigado!

2007-01-24 09:55:13 · update #1

26 respostas

Desculpa, mas vc está enganado. Eu não sou de esquerda (me considero centro-direita) e tenho um verdadeiro horror a política americana. E não sou a única. Os EUA com toda a sua prepotência, ganância, mentiras, e belicoso por natureza, não tem atraído muitos adeptos. Grande parte dos Europeus, não concorda com essa política. Se vc for analisar friamente, quem são os que apóiam a política americana, ou que anseiam pelo "sonho americano"? São os pobres dos mexicanos, Israel, que conta sempre com o apoio americano para manter o caos no Oriente Médio, e pessoas vindas de países pobres, ou em desenvolvimento, que recebem melhores oportunidades de trabalho ou vão para trabalhar ilegalmente. Tente se aprofundar mais nos assuntos referentes aos EUA, conheça a verdade, que está sempre mascarada, se vc assim o fizer, também irá ser contra a política americana.

2007-01-16 16:41:31 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 2

É o seguinte: o americanismo é valorizado nos ambientes menos politizados, onde não importa realmente a opinião pessoal, importando na verdade se você está ou não por dentro da moda, que é pregada pelas roupas, bandas musicais, celulares, acessórios, etc.

Para ser diferente, você deve conhecer o que é para ser diferente! Por exemplo, se todo mundo gostasse só de jabuticaba, apenas os que provarem uma maçã poderiam gostar ou não de maçã. Acontece isso com o povo alienado, não conhecem outras culturas ou outros modos de raciocínio, e por isso acham muito bom aquele modo de vida em que vivem.

Existe o contrário também, pessoas que mal conhecem o socialismo ou comunismo e torcem por ele, que na minha opinião são tão alienados quanto os que fazem isso pelo capitalismo.

Se você cultua figuras como Che Guevara, significa que você fugiu da "mesmisse" e procurou outras fontes para se basear, e quem faz isso são os intelectuais, que buscam uma forma própria de pensar, ou pelo menos um tipo que se encaixam mais, por isso o título.

Mas isso não quer dizer que todos intelectuais serão esquerdistas. Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, é um dos maiores intelectuais políticos deste nosso país e é favorável ao liberalismo econômico.

O que importa, afinal, é ter uma opinião formada e saber profundamente aquilo que você apóia, seja a maçã ou a jaboticaba, seja o socialismo ou o capitalismo.

2007-01-16 12:43:47 · answer #2 · answered by Guilherme G 2 · 4 1

Porque estamos num pais livre! Temos liberdade de pensar
livremente ! Vivemos numa democracia!! Graças!!!

2007-01-16 12:30:31 · answer #3 · answered by waldemir d 2 · 2 1

hum

2014-12-09 07:34:12 · answer #4 · answered by ? 2 · 0 0

Ser anticapitalista é como relegar os próprios pais. estamos e vivemos em um sistema capitalista e devemos melhorá-lo ao invés de tentar destruí-lo.

2007-01-23 02:32:16 · answer #5 · answered by Daniel . 6 · 0 0

Porque isso é grátis e quando o brasileiro tá liso pode ir lá nos EUA ganhar uns trocados e voltar para falar mal deles. A não ser que seja apanhado como imigrante ilegal e vá se juntar aos 12 mil que estão nas prisões americanas. Já pros países comunistas ninguém quer ir. É tanto que não há um brasileiro preso por lá. Aliás, não ficariam presos, pois lá são fuzilados de imediato.

2007-01-21 07:15:30 · answer #6 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Porque o BRASIL é o país do socialismo,mas exposto ao que se diz respeito da intelictualidade...e a política...mas o civismo e cuturas sao coisas que dificilmente será explicados.

2007-01-20 14:39:53 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

por ser contra coisas erradas do Governo

2007-01-20 05:39:26 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Vc concorda com a invasão do Iraque? A morte de Saddam? A Amazônia ser considerada de propriedade internacional? A intromissão no Haiti? Os EUA serem declarados, através de um acordo unilateral, donos do espaço? Não esqueça de que a água será a maior riqueza mundial, substituirá o petróleo e, nós brasileiros, temos a maior reserva de água do mundo. Vc aceitaria uma invasão americana em busca de nossa água? O próprio povo americano discorda das ações do governo, pois é discriminado mundo afora. O capitalismo é o grande responsável por toda essa corrida atrás de lucros, ganância atrás de dinheiro e poder. Não é questão de intelectualidade, é sim, senso crítico, e ver que os americanos estão metendo demais o nariz aonde não devem, inclusive invadindo limites territoriais de outros países. Mas claro que cada um tem a sua opinião, mas não se iluda, se vc é brasileiro, defenda o Brasil, nosso país é jovem e está passando por todos os problemas que os países bons passaram com a idade dele. Tem recuperação. Basta vc ler a história mundia na Idade Média e comprovará o que estou te dizendo.

2007-01-16 14:44:58 · answer #9 · answered by HARU 5 · 2 2

boa pergunta!
são resíduos da época da ditadura, onde a salvação era o comunismo, contra os militares pró-eua. hoje não há mais espaço para os comunistas, o muro de Berlim caiu há mais de 15 anos e podemos compreender com uma facilidade maior, que só o tempo traz, o temor de um brasil anos 70 frágil e comunista. uma possibilidade de aliança comunista contra os eua e uma guerra real iminente eua-urss poderia trazer uma guerra violenta e real para as nossas cidades. hoje essas pessoas que compreendiam isso naquela época continuam vivas (afinal não faz tanto tempo assim) e influentes. artistas, profissionais liberais, sociedade em geral. continuam conquistando seguidores, os professores continuam ensinando os mesmos anti-americanismos, enquanto isso o mundo mudou.
não existe opção de isolamento do tipo 'cubano'. hoje temos empresas e industrias competitivas. falta muito ainda, mas somos capitalistas. devemos compreender que se falta algo em nossa comunidade, onde vivemos, é porque não temos recursos (principalmente), ou não administramos bem(pequena parte). devemos entender 'recursos' não como dinheiro, o dinheiro, moeda (Real), é só um simbolo associado aos recursos, ou seja, se aquela cidadezinha não tem um hospital, é porque não produz recursos para pagar por um hospital, para "fabricar" médicos e mante-los, os equipamentos, quem vai opera-los, quem vai manuteni-los? entende, as coisas não caem do céu, as pessoas ainda pensam como comunistas, sem saber. somente o acúmulo de riquezas pode gerar educação, saúde, conforto, enfim, as coisas que precisamos. não falo em concentrar renda, falo em gerar riquezas, gerar recursos. Lembre-se: o muro de Berlim caiu. O capitalismo venceu. e venceu porque é o melhor meio de produção.

2007-01-16 12:52:34 · answer #10 · answered by Christian R C 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers