Em direito há o crime doloso e o crime culposo. No caso em foco, objetivamente podemos apontar o crime culposo. Uma série de falhas foram ocorrendo até que resultou nisso. Na prática é perfeitamente possível fazer os devidos enquadramentos e determinar quem foi (foram) o(s) culpado(s).
Mas há um dolo nesta questão: há muito que o sistema capitalista determinou que os fins justificam os meios. O contrato com as empreiteiras é com preço fechado. Se levarem um ano ou dez, o valor não muda. Não há previsão de reajustes. Engenheiros bastante ligados à obra já apontaram que alguns procedimentos não foram os mais corretos em função de que o cronograma deve ser cumprido ou até mesmo antecipado para que o lucro seja compensador.
Este acidente é apenas mais uma pequena mostra de que um sistema que endeusa o acúmulo não mede esforços nem conseqüências para que seus desejos sejam saciados. Mesmo que isso custe algumas vidas. Ou o sonho de muitas destas.
Se esta mesma obra estivesse sendo executada pelo governo, não haveria a necessidade de acelerar ou pular etapas. Todos os procedimentos de segurança poderiam atrasar o término sem maiores problemas. Mas quem lucra com isso não se permite estes "luxos". Tem que tocar a obra, custe o que custar. Geólogos já apontaram que a análise do solo não estava compatível.
O pior é que outros acidentes semelhantes ocorrerão em decorrência das mesmas causas deste, pois assim que passa o impacto, os gananciosos voltam a sua rotina como se nada tivesse acontecido.
2007-01-16 12:04:00
·
answer #1
·
answered by gladimir g 4
·
0⤊
0⤋
Da engenharia e dos materiais usados. Nada mais. Ah! E na pressa, com certeza... ninguém respeita mais nada. A Terra tá cada vez mais ferida, sofrida, queimada e ultimamente só vive se revoltando...
É bom que se atente para isso.
2007-01-16 22:11:48
·
answer #2
·
answered by ella 4
·
0⤊
0⤋
Aculpa é dos governantes q/ nâo cobram das empreiteiras qualidade nos serviços,talvez isto sirva de ex. p/ futuras contrataçâo cabe ao gov. punir as empreiteras quantas estr.estão em péssimas condiçâo devido ao mal serviço prestado,pelas empreiteras.
2007-01-16 20:14:41
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A responsabilidade civil é dos construtores, haja, OU, NÃO culpa de alguém.
Muito embora seja bastante provável que os construtores sejam os culpados, ainda não há culpa formada de ninguém. Aguardemos o laudo do IPT e o inquérito policial.
2007-01-16 19:40:25
·
answer #4
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
Vinho: eu tenho acompanhado por algumas vezes, este drama. E conclui, o seguinte:
1- Deus nos fez para quando vivos habitarmos e andarmos sobre a superficie da Terra;
2-Falta de controle do governo principalmente paulista, sobre as atividades em sua gestão.
3- a falta de cuidado dos engenheiros responsáveis pela construção.
2007-01-16 19:11:03
·
answer #5
·
answered by pisty_regis2 4
·
0⤊
0⤋
Vinho bom e vinho velho! Vou responder na bucha é inquestionável: O Responsável/ 1. a CHUVA 2. A LEI DA GRAVIDADE. Sem chuva não amoleceria o terreno e sem lei da gravidade nada cai. Elas existem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
2007-01-16 19:02:51
·
answer #6
·
answered by Spider Man 5
·
0⤊
0⤋