Tem spam q é mera propaganda, de remédios proibidos, por exemplo, ou de diplomas falsos de universidades. Nesses casos, só "faturam" se vc comprar.
Mas tem outros q, se vc clicar no link, instalam trojans no seu micro. Inclusive se clicar em "remover endereço". E aí com isso roubam suas senhas, se vc entrar no site do banco, coisas assim.
Pra saber se um link é legítimo ou não, vc faz o seguinte:
1) clica no link suspeito com o botão da direita.
2) escolhe "copiar atalho" ou "copy link"
3) clica em "responder"
4) dá ctrl V
Com isso vc vai ver o atalho verdadeiro q te enviaram... só q, como tá num e-mail q vc enviaria a eles mesmos como resposta, não tem perigo de infectar seu micro..
se colar noutro lugar, de repende vc pode clicar sem querer, e aí, né... já viu.
Mas não adianta enviar essa resposta a eles: são sempre endereços falsos, vai retornar. (dá pra descobrir o endereço verdadeiro, mas é complicado)
Bom, mas entao é o seguinte: vc vai ver o atalho q de fato te mandaram.
Se for virus, vai ser um executável, algo q termina com .exe ou .swf, ou . pif, ou mesmo .doc (tem virus de Word), ou .zip (tem virus zipado).
Por outro lado, às vezes não é virus: o cara te mandou um link pra loja de parafusos dele, sei lá.. é propaganda.. É spam, enviado por listas compradas, mas não vai te prejudicar em nada.
Pelo jeitão do endereço vc já vê: às vezes é site erótico ou de cassino, eles usam o spam pra forçar vc a entrar no site (e aí pagar, se quiser continuar a navegar pelo site)
CARTÕES:
nunca clique em cartões de declaração de amor, etc...e nesses o método acima não funciona!
O q funciona: entrar no site de cartões e colar o número q eles te mandaram, em vez de CLICAR no número (em geral eles mandam o número e dizem: "se o cartão não abrir sozinho, clique aqui. Mas vc não clica, tá?)
Qdo vc colar o número do cartão, o site verdadeiro provavelmente vai te informar q esse cartão não existe.
Mas se o cartão for mesmo pra vc, em geral vai aparecer algo como: Fulana (seu nome), fulano te mandou um cartão.
Se seu nome vier direitinho, provavelmente o cartão é mesmo pra vc, mas MESMO assim é mais garantido entrar direto pelo site, e não clicar no e-mail.
O pior de todos são os phishing: e-mails q imitam com razoável fidelidade a aparência de sites do Serasa, ou da Receita ou de Bancos.. Esses mandam um formulário e pedem q vc preencha com seus dados.. aí eles ficam com todas as suas informações! Inclusive, até, pedem senha de banco... número de cartão de crédito... (e tem gente q dá!!!)
O phishing do momento é um q anuncia o consórcio de imóveis do Unibanco/Rodobens.... Esse manda um formulário mas, provavelmente, o q eles querem mesmo é q vc se inscreva no consórcio e fique pagando meses e meses antes de perceber q foi lesado.
Tem outro fingindo ser da Porto Seguro, vendendo seguro de carro... seguro falso, claro.
E tem os q dizem q vc foi premiada, mas precisa fazer um "pequeno depósito" na conta deles pra receber o prêmio.... Q, é claro, não existe.
Portanto: jamais preencher formulários enviados! Só se vc mesma tiver digitado o nome do site, e preencher lá dentro. Qdo o site é seguro, na hora de preencher as informações ou dar a senha vai aparecer um cadeadozinho fechado no canto de baixo da sua tela. Nas páginas segunites, o cadeado fica aberto, pq já não tem mais informação confidencial.
2007-01-16 09:16:43
·
answer #1
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋