Prezada Fabi, você está absolutamente certa! Eu sei, e não é de hoje, que Israel possui mais de 400 ogivas nucleares, já li fontes que confirmam isso, é o único país do Oriente Médio que as possui. Eu também vejo uma incoerência nisso, se eles têm porque o Iran não poderia ter também, correto?
Fiz uma pergunta há dois dias atrás que pode ter correlação com isso, dê uma olhada nela que acho que lá tem pelo menos uma parte da resposta:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=As0mHQlh2PsKPIoAnKzM9RDI6gt.?qid=20070114171354AA136zb
.
2007-01-16 07:43:39
·
answer #1
·
answered by Caledonian 6
·
2⤊
0⤋
Por que Israel é afilhada dos EUA
2007-01-16 07:41:36
·
answer #2
·
answered by Witor L 2
·
3⤊
0⤋
Situação Atual da Proliferação de Armas no dois países:
ISRAEL: Desenvolveu armas químicas e biológicas e a capacidade de armar-se com elas, mas não parece tê-las produzido. Nunca anunciou publicamente sua posse de armas nucleares e depende de meio de intimidação "não declarado". Israel possui extenso estoque nuclear, que provavelmente inclui armas de fusão e impulsionadas (dispositivos de fissão com maiores rendimentos) e algumas "armas nucleares campais" de baixo rendimento. Possui capacidade de satélite para direcionamento nuclear de longo alcance. Pode fornecer armas nucleares com mísseis balísticos de longo alcance que podem atingir qualquer alvo no Oriente Médio e com aeronave de impacto de longo alcance que pode ser reabastecida. Provavelmente desenvolvendo mísseis de cruzeiro para submarinos e possível fornecimento superficial de armas nucleares.
IRÃ: Produziu e armazenou gás mostarda e armas químicas e possui bombas, ogivas de mísseis e ogivas de artilharia. Empreendeu significativo esforço de elaboração de armas biológicas, mas a situação de desenvolvimento e transformação em armas de agentes biológicos é incerta. Está em processo de desenvolvimento de armas nucleares e deve ter atingido o ponto em que pode fabricar todos os aspectos de armas de fissão, exceto material de fissão. Possui grandes quantidades de Scud Bs e mísseis norte-coreanos de alcance mais longo e está trabalhando em um IRBM (míssil balístico de alcance intermediário) de alcance mais longo, denominado Shahab 3.
*Não tivesse a ditadura do Xá do Irã (Reza Pahlevi), apoiada pelos EUA, sido derrubada, o programa nuclear que ela iniciou, com o apoio direto de pessoas como Cheney e Rumsfeld, já teria há muito produzido bombas nucleares.
*O governo americano está simplesmente explorando a ignorância popular e uma mídia condescendente com relação à situação para criar uma cortina de fumaça por detrás da qual esconde interesses definidos. O Irã possui a segunda maior reserva de gás natural do mundo, além de ser o quarto país no planeta em reservas de petróleo. Existem previsões que tais reservas produzirão ainda por algumas décadas, mesmo após o término do petróleo na Arábia Saudita. Além do mais, Washington está diante de um fato político grave: o Irã começa a emergir como o principal beneficiário da intervenção dos EUA no Iraque, ameaçando a tentativa americana de estabelecer uma hegemonia sobre o Golfo Pérsico e sobre os recursos energéticos estratégicos da região.
*Vê-se uma ameaça ainda maior aos interesses norte-americanos no estreitamento dos laços do Irã com a Rússia, China e Europa. Washington não tem nenhuma intenção de permitir aos seus rivais econômicos que tirem vantagens de sua política de sanções econômicas contra o Irã. Os laços entre Irã e Rússia são vistos como um impedimento à tentativa norte-americana de controlar as enormes reservas de petróleo e gás das antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central.
*A ameaça de uma guerra de agressão contra o Irã e o uso de armas nucleares expressam a crise histórica do capitalismo norte-americano e mundial, e o desequilíbrio acelerado dentro de todo o sistema de estados nacionais capitalistas. Este desequilíbrio e o seu produto maléfico, o risco de uma nova guerra mundial, foi exacerbado tanto pelo colapso da União Soviética como pelo relativo declínio do capitalismo dos EUA em relação à economia mundial.
*Dentro da oligarquia dominante norte-americana, estes desenvolvimentos paralelos criaram uma estratégia consensual de exploração da superioridade militar do imperialismo dos EUA com a intenção de reorganizar a economia mundial em função dos interesses dos bancos norte-americanos e corporações transnacionais. Isso significa a tomada de posições e recursos estratégicos—como no Golfo Pérsico—e o uso do militarismo e da guerra para impedir a emergência de qualquer rival, mesmo regional, que coloque em risco a busca norte-americana pela hegemonia global.
*Busch negou os planos relatados sobre o uso de armas nucleares, porém, há ampla evidência de que, no meio político norte-americano, o que antes era impensável agora é visto como uma opção viável. Um artigo publicado na última edição da Foreign Affairs, revista que reflete a visão norte-americana da política externa do país, coloca a possibilidade de uma guerra nuclear na qual os EUA poderiam sair vitoriosos, baseados nos avanços tecnológicos de seu sistema armamentista e na deterioração do arsenal nuclear da ex-União Soviética.
"Hoje, pela primeira vez em mais de 50 anos, os EUA estão no limiar da obtenção da primazia nuclear", diz o artigo. " Provavelmente logo será possível aos Estados Unidos destruir os arsenais nucleares de longo alcance da Rússia ou da China".
*Um ataque nuclear contra o Irã, país que tem fronteiras com a Rússia, representaria um primeiro teste desta estratégia. Serviria não apenas para devastar o Irã e infligir uma destruição em massa da população civil, como também permitiria ameaçar Rússia, China e qualquer outro poder que se coloque no caminho das metas imperialistas norte-americanas.
2007-01-16 08:12:40
·
answer #3
·
answered by rebeca_laila 3
·
2⤊
0⤋
Olá gostaria de saber mais sobre este assunto.
Onde obteve essas informações!?
Pode me mandar por e-mail!?
Abraço!
2007-01-16 07:39:56
·
answer #4
·
answered by Bruno 2
·
0⤊
0⤋
Isso tudo é "jogada política", alguém está por trás de tudo isso! (e todos nós temos conhecimento de quem seja).
EU SOU LUZ_________________
2007-01-16 07:37:04
·
answer #5
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
0⤊
0⤋
Israel é protegido e em parte financiado pelos EUA
2007-01-16 07:34:21
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
porque os judeus comem nas mãos dos nortes-americanos e os iranianos não.
2007-01-16 07:33:11
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Israel esta no meio do Oriente medio, povo mulcumano, muitos terroristas e estao ai' como uma ''branch'' dos EUA. Parce que vc mora aqui tambem, nao? Quem manda aqui, sao ou nao sao os Judeus?
2007-01-17 03:06:56
·
answer #8
·
answered by VIctoria 5
·
0⤊
1⤋
porque Israel luta a favor e o outro contra o EUA
2007-01-16 07:31:14
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Fabi, de onde você sabe que Israel tem armas nucleares?
Outra coisa:
Em que mídia você leu ou assistiu complacência a favor do Estado de Israel?
Desculpe Fabi, ambas as coisas não são verdade.
Abraço Fraterno.
2007-01-16 07:35:21
·
answer #10
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
3⤋