Essa idéia nasceu na França durante a Revolução de 1789 e se espalhou pelo mundo através da expansão militar de Napoleão. Aqueles que defendiam a burguesia sentavam-se a dieita no parlamento, e aqueles defendiam o povo sentavam-se a esquerda do parlamento. E o centro ficavam os oportunistas que sempre mudavam de lado. Então esses nomes pegaram e todo mundo passou a usá-los. Hoje em dia a Esquerda é formada por socialistas, sindicalistas, social-democratas, anarquistas, social-critãos, trabalhistas etc. A Direita comprende os liberais, os neoliberais, os neonazistas etc.
2007-01-16 04:35:04
·
answer #1
·
answered by Arans 3
·
1⤊
1⤋
Direita é o termo geralmente utilizado para designar indivíduos e grupos relacionados a partidos políticos ou ideais considerados conservadores ou liberais, em oposição à Esquerda.
Deve a sua designação ao fato de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789, os Monarquistas, que apoiavam o Antigo Regime, tomarem o lugar à direita do rei. Essa definição tornou-se obsoleta, e o sentido de direita e esquerda foi se alterando e relativizando para tornar-se mais apropriado às ideologias comparadas, e ao ponto de vista de quem usa (p.ex. os Girondinos eram a "Esquerda" em 1789, mas em 1792 já eram considerados de "direita").
O termo geralmente se refere ao conservadorismo, mas a partir do século XX, o termo foi utilizado para o fascismo (especialmente àqueles que reprimiram políticos e movimentos de esquerda), e, antagonicamente, ao libertarianismo, e ao liberalismo clássico, de livre mercado (principalmente em sua faceta econômica), apesar de muitos libertários e liberais recusam o enquadramento.
Esquerdismo é uma expressão derivada de "esquerda", que, no espectro político, se distingue e se opõe à "direita" ou conservadorismo. O nome esquerda também surgiu com este significado na França devido ao fato de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789, o Terceiro Estado (que clamava por reformas liberais, quando não mesmo revolucionárias), tomar os lugares à esquerda do rei, em virtude de os da sua direita já se acharem ocupados pelos representantes do clero e da nobreza.
2007-01-16 12:52:53
·
answer #2
·
answered by nivaldo s 3
·
1⤊
0⤋
DIREITA - Eu fiz, eu faço, eu errei
ESQUERDA - Nós fizemos, nós fazemos, não fui eu.
2007-01-16 15:10:55
·
answer #3
·
answered by mixirico 3
·
0⤊
0⤋
Esse termo surgiu a primeira vez na Inglaterra na Câmara dos Comuns. Na direita posicionavam os empresários, os nobres e os capitalistas e na esquerda a classe operária. Por esse motivo fala-se que os partidos de representação de trabalhadores são de "esquerda" e dos empresários e capitalistas são de "direita"
2007-01-16 13:26:48
·
answer #4
·
answered by Teixeira 5
·
0⤊
0⤋
Esquerda e Direita são ideologias partidárias. lembrando que é muito complexo e dificil de se debater, mas vou dar um pouco do meu conhecimento.
Partidos Políticos de Esquerda, são as agremiações "revolucionárias", que não aceitam a sociedade como ela é e quer mudar, são os radicais. tomemos como exemplo: PSOL, PSTU, PCB. esses são partidos da esquerda-radical ou extrema-esquerda. são os partidos que mais costumam criticar a politica economica, a sociedade. a maioria dos partidos de esquerda lutam pela reforma agraria, pela implantação do socialismo, alguns querem até o comunismo.
os Partidos de Diretia, são os chamados "conservadores", não gostam de mudanças, estão no poder para deixar tudo como esta. o "forte" deles é a politica economica, que os esquerdistas apontam como laço com os banqueiros. o Partido super direita no Brasil era o PRONA, mas esse nao existe mais (fundiu-se com o PL para livrar-se da clausula de barreira). outro partido que é de extrema-direita, mas nao admite é o PFL. podemos citar tambem o PSDB, PMDB, alguns pequenos como PSL, PSDC... eles nao admitem que sao de direita, mas a verdade é que são.
resumindo: Esquerda=Revolução; Direita=Conservadorismo.
espero que tenha ajudado.
2007-01-16 13:08:42
·
answer #5
·
answered by Francisco Deoclécio 2
·
0⤊
0⤋
é dificil definir agora nesta maravilha de cenario que é a pizzaria nacional que estaum destruindo na amazonia mais do vastos seringuais...mas vou tentar....direita saum os que defendem os seus injustos previlegios politicoeconomicos, status quo aristocratico vitalicio e sua impunidade, seja num contexto politico economico capitalista, comunista, socialista, fundamentalista, sionista, totalitarista, (pseudo)democratico ou seja o que mmmmeerrda for...e esquerda saum os pobres coitados que querem desmontar essas estruturas injustas, isso segundo a minha definiçao e de alguns outros...mas tradicionalmente se diz que capitalista é de direita e socalista é de esquerda, conceito simplista mas funcional do ponto de vista das elites dominantes....
2007-01-16 12:45:19
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Vou tentar explicar o que sei.
Os de direita, são aqueles que estão de acordo, que apoiam com o governo. E, consequentemente os de esquerda, são aqueles que são contra, desaprovam as medidas do governo.
Entendeu?
Beijinhos de CSI.....
2007-01-16 12:25:54
·
answer #7
·
answered by Lucy Lee 6
·
0⤊
1⤋