English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como dar graça à vida de quem não quer mais viver?

2007-01-16 02:23:48 · 6 respostas · perguntado por Navio Fantasma 6 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

6 respostas

Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar
nossa biologia pelo que pensamos e sentimos!
Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos
pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode
arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrario, pode
fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a
vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um
fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o
estresse propriamente dito!
Suas células estão constantemente processando as experiências
e metabilizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode
simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se
transforma na interpretação quando a internaliza.
Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta
tristeza por toda parte no corpo ? a produção de neurotransmissores por
parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é
interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das
células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais
viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços
químicos diferentes das lagrimas de alegria.
Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando
a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de
usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos. A
ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por
causa de um emprego perdido. O processo de envelhecimento, contudo, tem que
ser combatido a cada dia! Shakespeare não estava sendo metafórico quando
Próspero disse: " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
Você quer saber como esta seu corpo hoje?
Lembre de seus pensamentos de ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã?
Olhe seus pensamentos hoje!
" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por
você!"

"Aprendi que o tempo não volta mais, portanto plante e docore a sua alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores"

2-Ética da Transformação.

>A reforma íntima é um trabalho processual – aquilo que obedece a uma seqüência. Devemos criar a habilidade de lidar com os traços da personalidade, melhorando-os. Alguns desses caracteres que podem ser melhorados: Caráter, temperamento, valores, vícios, hábitos e desejos. O maior de todos os obstáculos no desejo de mudança e crescimento é o interesse pessoal, pois o conjunto de viciações do ego repetido durante variadas existências corporais e que cristalizam a mente nos domínios do personalismo, que por sua vez é talhado pelo egoísmo.
>O espiritismo é inesgotável manancial no alcance do objetivo de aprimoramento e auto descobrimento do homem consigo mesmo e com a vida. Seu conteúdo moral é autentico celeiro de rotas para quantos desejem assumir o compromisso de sua transformação pessoal com segurança e equilíbrio.
>Alguns comportamentos que serão efetivos roteiros de combate, vigília e treinamento para instauração das linhas éticas no processo autotransformador:
. Postura de aprendiz – Jamais perder o interesse em buscar o novo, o desconhecido. Sempre há algo para aprender e conceitos a reciclar. Romper com os preconceitos e fugir do estado doentio da auto-suficiência.
. Observação de si mesmo – é o estudo atento de nosso mundo interior, o conhecimento das nossas emoções, o não julgamento e auto-avaliação constante. Tendemos a avaliar o próximo e esquecer do serviço que nos compete, no entanto, relembremos que perante a imortalidade só responderemos por nós mesmos na intimidade.
. Renúncia – A mudança íntima exige uma seletividade social dos ambientes e costumes, em razão dos estímulos que produzem reflexos no mundo mental. Deve ampliar-se também no terreno das opiniões pessoais e valores institucionais, para os quais, freqüentemente, o orgulho nos ilude.
. Aceitação da Sombra – Não instaurar um regime de cobranças injustas e intermináveis conosco e posteriormente com os outros. A mudança para melhor não implica em destruir o que fomos, mas dar nova direção e maior aproveitamento a tudo que conquistamos, inclusive nossos erros.
. Autoperdão – a aceitação, para ser plena, precisa do perdão. Recomeço é a palavra de ordem nos serviços de transformação pessoal; sem ela o sofrimento e a flagelação poderão estipular provas dolorosas para a alma. É uma postura de perdão às faltas que cometemos, mas que gostaríamos de não cometer mais.
. Cumplicidade com a decisão de crescer – o objetivo da renovação espiritual é gradativa, não dá saltos, e exige devoção. Não é serviço para fins de semana, mas serviço continuado a cada instante da nossa vida. Somente com severidade e muita disciplina construiremos o homem novo almejado, ludibriando a atração para ilusões variadas.
. Vigilância – é a atitude de cuidar da vida mental. Cultivar o hábito da higiene dos pensamentos, da meditação no conhecimento de si, da absorção de nutrição mental digna nas boas leituras, conversas, diversões e ações sociais.
. Oração – é a terapia da mente. Sem oração dificilmente recolheremos os germens divinos do bem que constituem as correntes de Energia Superior da vida. Através dela, igualmente, despertamos na intimidade forças nobres que se encontram adormecidas ou sufocadas pelos nossos descuidos de cada dia.
. Trabalho – Toda ocupação útil é trabalho. Dar utilidade a cada momento dos nossos dias é sublime investimento de segurança e defesa aos projetos de crescimento interior.
. Tolerância – toda evolução é concretizada na tolerância. Deus é tolerância. Há tempo para tudo e tudo tem seu momento. Os objetivos da melhoria requerem essa complacência conosco para que haja mais resultados satisfatórios. Complacência não significa conivência ou conformismo, mas caridade com nossos esforços.
. Amor incondicional – aprender o auto-amor é o maior desafio de quem assume o compromisso da reforma íntima, porque a tendência humana é desgostar de sua história de evolução, quando toma consciência do ponto em que se encontra ante os estatutos universais da lei divina. Sem auto-amor a reforma íntima reduz-se a “tortura íntima”. Aprender a gostar de si mesmo, independente do que fizemos no passado e do que queremos ser no futuro, é estima a si próprio.
. Socialização – se o interesse pessoal é o grande adversário de nosso progresso, então a ação em grupos de educação espiritual será excelente medicação contra o personalismo e a vaidade.
. Caridade – se socializar pode imprimir novos impulsos e reflexões no terreno da vida mental, a caridade é o “dínamo de sofrimentos nobres” que secundarão o processo socializador, levando-o ao nível de abençoada escola do afeto e revitalização dos ensinamentos cristãos espíritas.

Convivemos bem com os outros na proporção em que estivermos convivendo bem conosco mesmo. No programa ético mais completo e eficazes para tantos quantos desejem a auto-iluminação é disponibilidade para servir e aprender.
Reforma íntima sem martírio – Ermance Dufaux.

2007-01-16 02:52:54 · answer #1 · answered by Ambiental 5 · 1 1

Eu sempre tive e ano passado tive uma fase bem ruim mesmo, melhorei com remédio mas ainda quero fazer terapia, piora muito na TPM e qualquer decepção parece o fim do mundo, é muito ruim e os efeitos colaterais são horríveis também, às vezes fico pensando se vale a pena tomá-los, se é pra viver mal de qualquer jeito. Mas acho que pra sair mesmo tem que fazer a equação remédio+terapia+amor.

2007-01-16 11:58:21 · answer #2 · answered by Melissa *aka Memê 6 · 1 0

sim, acredito ainda ter um pouco, cabe a vc querer sair dessa. Eu comecei lendo livros de Auto-ajuda, Vc é insubstituivel(Augusto Cury e do mesmo autor seja líder de si mesmo) Magnífico, procurei seguir exatamente o q diz no livro, procurei tbém grupos de entre-ajuda, e terapia...Hoje sou atriz principal da minha história e não mais uma marionete, Consegui adiantar alguns passos atrasados. Olha a fila tem q andar, não deixe a peteca cair.....Estabeleça metas,após consegui-las, estabeleça outra e assim vai indo. Mostre para vc mesmo q vc Nasceu para vencer e tem um poder muito grande de dentro de vc... A fila tem que andar.....(há !!!!remédios é só uma bengala e custa caro)Cabe vc a querer mudar.Saia para dançar, vá a feiras, viage, cante e espante os males.............................
beijos

2007-01-16 11:03:11 · answer #3 · answered by baixinha 2 · 1 0

É uma doença grave,tivemos muito trabalho para ajudar um amigo que estava começando a ficar deprimido, tem que ter muita paciência e bastante dialogo para mostrar a pessoa que a vida e maravilhosa.

2007-01-16 10:33:42 · answer #4 · answered by samueel 6 · 1 0

Sim, tive depressão por duas vezes, a primeira vez foi depressão pós parto e a segunda foi após a morte da minha mãe... eu não tinha ânimo pra nada, não levantada da cama, passei três meses sem sair de casa, fiquei vegetando... mais graças ao meu marido e meus filhos que me apoiaram muito consegui sair dessa situação, tomei antidepressivos também... mais dizem que depressão não tem cura, vc apenas alivia os sintomas, se não tomar cuidado entra em depressão denovo e cada vez é pior!!! Bjs

2007-01-16 10:33:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

A vida em si, ela realmente eh muito complicada..temos q enfrentar varios obstaculos e a melhor maneira de vive-la eh saber traçar metas atingiveis, e tb saber esperar em um ser divino e maior q nos (DEUS).
A vida eh incerta..temos q nos conformar quando algo acontece de ruim e saber esperar e acreditar em algo de melhor.. e claro fazer acontecer para q isso ocorra.
Depressao nada mais eh a falta de amor em viver, e eh uma coisa muito seria...q so volta ao normal com terapias..a pessoa tem q aprender a se valorizar, a se amar...em primeiro lugar, ai tudo vai fluir pro bem..
A vida eh muito bela..eu aprendi a viver na felicidade e aceitar as coisas q nao posso mudar..eu me valorizo e me amo em primeiro lugar..acredito no menino la do ceu...e procuro fazer o bem para q retorne a mim somentes coisas e belas e positivas...eu amo a vida!!

2007-01-16 10:39:05 · answer #6 · answered by rubi 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers