Oi,
Marechal Floriano Peixoto, o "Marechal de Ferro".
O Marechal Floriano Vieira Peixoto nasceu de famÃlia simples, na cidade de Ipioca (hoje, Floriano Peixoto), em Alagoas, em 30/04/1839, e faleceu em Divisa - Barra Mansa (RJ), em 29/06/1895. Como Vice-Presidente, exerceu a Presidência até o fim do quadriênio, autorizado pelo Congresso Nacional, em decorrência da renúncia de Deodoro da Fonseca. Nas eleições de 1891 foi eleito vice de Deodoro da Fonseca, o qual Proclamou a República e renunciou o cargo de primeiro presidente, deixando para Peixoto o cargo em 23/11/1891.
Enfrentou crises nos campos polÃtico, econômico e militar. O ano de 1893 foi marcado por dois levantes: a Revolta da Armada (Rio de Janeiro) e a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul. A ameaça representada pelo retorno da monarquia possibilitou a união de facções do Exército e de parcela das elites paulistas no sentido de apoiar o governo de Floriano e sustentar a ordem republicana.
O êxito obtido contra os federalistas – que exigiam mais autonomia para os estados – e seus aliados da armada e a repressão violenta desencadeada pelo governo federal levaram à identificação do marechal Floriano Peixoto como o "Consolidador da República"; teve como apelido "Marechal de Ferro".
Com problemas de saúde aceitou a candidatura de Prudente de Morais e deixou o poder em 11/1894. Morreu um ano depois, isolado da vida polÃtica em uma fazenda em Barra Mansa (RJ). A sucessão presidencial transcorreu sem problemas, embora alguns setores apresentassem resistência ao nome de Prudente de Moraes, que se candidatava novamente.
Curiosidade: Tolerado no governo de Floriano Peixoto de inÃcio, posteriormente, o "jogo do bicho" foi reprimido e classificado como "jogo de azar"!
Um abraço
2007-01-16 08:54:05
·
answer #2
·
answered by Tin 7
·
1⤊
1⤋
Foi Delfin Moreira Costa Ribeiro, o apelido não sei.
2007-01-16 08:56:43
·
answer #5
·
answered by Steven Seagal 7
·
0⤊
2⤋