English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Brasil, o poder público seleciona as empresas prestadoras de serviços e execução de obras através de licitações. Quem oferece o melhor preço (preço mais baixo) fica com os serviços. Mas sabemos: na hora de executar, o barato sai caro, porque as empresas ajustam os serviços aos materiais disponíveis. E são comuns os problemas aparecerem, como ocorre na construção do metrô de São Paulo. O soterramento ocorrido na sexta-feira passada é mais um acidente. E somente agora está chamando a atenção.

2007-01-15 23:06:53 · 11 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Governo e Política Participação Civil

11 respostas

É verdade o governo só esta pensando em preço, e o pior violando todas as regras pré estabelecidas por ele mesmo, e também pelo orgão fiscalizador CREA.
Eu mesmo já comuniquei várias vezes o Crea que isto ocorre e nada ele fez a não ser cobrar anualmente a mensalidade.
Em todas as licitações, pregões e cartas convites que participei, foi levado somente em consideração o preço final, os pregoeiros não levam em consideração os aspectos legais, como por ex: O Crea diz que para serviços de engenharia não se pode fazer pregão e isto ocorre todos os dias, basta consultar os saites do governo. O Crea que deveria fiscalizar nada faz. Portanto na minha opinião a culpa maior por este acidente é do governo que com certeza no ato da abertura das cartas convites não observou o que estava comprando, e depois disto deve ter apertado as empresas para cumprir prazos e metas visando somente as eleições e o Crea que deveria ter fiscalizado desde a abertura das cartas convites.

2007-01-16 07:06:59 · answer #1 · answered by Antonio Konmann 1 · 0 1

Em obras dessa magnitude, acidentes acontecem.
É preciso mais rigor e cuidados na execução, para prevení-los.


...

2007-01-15 23:10:47 · answer #2 · answered by 7 · 2 0

Só existe uma razão para essa tragédia: CORRUPÇÃO! Corrupção significa: Dinheiro desviado, material de péssima qualidade, falta de fiscalização pública, descaso de autoridades, engenheiros mal formados e a certeza da IMPUNIDADE para os que cometem ou cometeram erros! Lembre-se, estamos no BRASIL, País do Lula, do PT, do PCC, do CV, do José Dirceu, do Maluf, do FHC, do Juiz Lalau, dos Mensalões, dos Sangue -Sugas, dos Anões do orçamento dos "Severinos" da "dança da pizza", das licitações dirigidas, de Aldo Rabelo ! Quer Mais? É uma pena mas é real!

2007-01-16 01:29:58 · answer #3 · answered by "O ORÁCULO" 4 · 2 1

Sim.Infelizmente a capacidade técnica ficou aquém.Seleciona os grandes currículos dos engenheiros capacitados e se quer os mesmos estão presentes na obra.Deveria haver fiscalização de órgãos competentes exigindo que aquele engenheiro do currículo fosse o responsável pela obra.Assim quando houver problemas o nome deles estariam na impressa e com a devida anotação no órgão competente,como é o exemplo do Procom,má empresas e engenheiros estão relacionados

2007-01-16 07:04:46 · answer #4 · answered by urballtda 1 · 1 1

O que disse ou a resposta do "Arataka" é uma realidade. Antes em nosso querido Brasil, nunca vimos tanta coisa feia, como neste governo.

2007-01-16 06:54:18 · answer #5 · answered by Clarinha 5 · 1 1

A burrice de muitos e acreditar nas coisas baratas, muitas pessoas dizem q eu nao tenho dó de dinheiro, mas o q eu digo é q , melhor pagar um pouco a mais agora do q ter de pagar o triplo depois.
Alguns dizem q o barato e melhor, mas ai vemos um exemplo, junto com o preço sempre tem de vir a qualidade, coisa q raramente encontramos juntas, pois qm faz bem feito nao qr pouco mas sim muito para q encima deste dinheiro eles possam estar comprando materiais de qualidade, para com isso fazer um serviço com extrema segurança e obviamente a qualidade é um dos nomes q devem estar a frente desta empresa.
Pena q na maioria das veses o caro sai mais caro ainda, pois as veses pagamos uma furtuna por algo q tambem nao presta.

2007-01-16 06:27:55 · answer #6 · answered by jocieli 1 · 1 1

eles querem fazer a linha do metrô passar por baixo do rio?
vc faria uma casa em cima da areia da praia?o solo perto do rio é diferente dos outros,pra mim isso tudo é burrice

2007-01-16 02:01:18 · answer #7 · answered by razielkain2001 3 · 1 1

Independentemente de serem baratas ou não, são cartas marcadas.
Aí podemos pensar se o que conta nessa hora, para quem escolhe, é a qualidade do serviço ou a quantidade de "favores" e propina que vão receber para beneficiar a empresa X, Y ou Z.
Não posso afirmar que foi este o caso, afinal, estou morando em São Paulo há apenas 1 ano. Mas, levando-se em consideração casos parecidos que vi em minha cidade natal, não acredito que seja muito diferente do que expus acima...

2007-01-15 23:18:59 · answer #8 · answered by ** - .. - Tinkerbell - .. - ** 1 · 1 1

No caso dessa obra devo dizer a você que barata é o marido da barata.
Ora meu amigo onde no Brasil há mais empresas que podem concorrer com essas do consórcio?, pra seu governo, pra você entender, as licitações solicitam várias exigências e algumas delas são:
- Acervo técnico qual seja se você já trabalhou com obras do mesmo nivel de dificuldade.
- Capital social da empresa, ou seja no seu contrato social tem que ter um valor que garanta a você executar o valor dessa obra que são milhões.
Ou seja, você acha que estas empresas que não disputarão com ninguém a concorrência iriam pegar resultado de preços abaixo do mercado?
Outra coisa como bem disse o Vice-governador Alberto Goldman, ora como é que vem o consórcio alegar que é por causa das chuvas? como se uma construtora "véia" no mercado não soubesse que em São Paulo é a tão famosa cidade da garoa?, e mesmo sabendo poderiam tomar algumas atitudes e até parar a obra, mas.........
Resumindo, não é o preço e sim a ganância dos seres humanos em obter o lucro o dinheiro a qualquer "preço", vidas humanas?, eles, os humanos, estão se lixando.

2007-01-16 06:54:04 · answer #9 · answered by acima do mar qualé 5 · 0 1

É preciso investigações sérias. Aparentemente suas suspeitas podem ter fundamento. Em obras como esta o risco de acidente deve ser "zero". Esta historia de que acidente acontece não convence.É como em acidentes aéreos não podem acontecer.

2007-01-15 23:38:33 · answer #10 · answered by Vital 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers