English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Aquele acidente em São Paulo foi uma estupidez da engenharia, se eles tivessem feito uma boa analise de solo, com certeza o acidente não aconteceria, as margens do rio...ora bolas...primeiro deveriam ter feito um muro de contenção na encosta do rio com a mesma profunidade do buraco...dimunuiria a umidade de dentro para fora do rio...logo a ODEBRECHT da um vacilo deste...eles só pensam em custos/lucros...vidas não interessam?? muito engenheiro terceirizado...o barato sai caro.

2007-01-15 23:02:40 · 3 respostas · perguntado por CHACAL 4 em Família e Relacionamentos Amigos

3 respostas

Chacal, entendo que você não esteja questionando a idéia de metrô pura e simplesmente, afinal, a solução de metrô é centenária e existe em vários lugares do mundo com muito sucesso. É claro que não temos o histórico dos acidentes da construção do metrô de Londres ou Paris (ambos centenários), mas certamente aconteceram alguns.

O que ocorre em São Paulo, e em outras cidades do Brasil é um problema que se perpetua ao longo dos tempos. As empresas procuram fazer o serviço de forma mais econômica possível e cometem erros. Quem contrata (o estado) não fiscaliza. Porque não há fiscalização, as empresas sabem que podem botar os custos lá em baixo porque ninguém vai ver o trabalho. E os problemas se repetem num círculo vicioso sem fim...

As empresas até fazem uma análise de risco e avaliam a necesidade de tomar essa ou aquela medida preventiva para mitigar os riscos. É claro que se eles super-protegerem a obra ela fica muito cara e eles perdem a concorrência na época da licitação. Pode ter ocorrido um erro de planejamento ou de projeto? Será que eles avaliaram mal os efeitos que chuva + proximidade com rio poderiam causar naquele ponto da linha-4? Não sabemos. E aí entra em campo os ficais do município e do estado. Quem estava lá para ver se os trabalhos estavam sendo bem feitos? Quem avaliou o plano da obra durante a fase de licitação e deixou de ver que alí era um ponto de risco? Onde estavam os fiscais?

Essa é uma tragédia em que todos culpam a natureza, tanto as autoridades quanto as empreiteiras. Mas se todos tivessem feito o seu dever de casa, a natureza sozinha não teria causado nenhum problema.

Agora, não bota a culpa nos lucros ou em engenheiro terceirizado, porque isso é o mesmo que culpar o Rio Pinheiros ou as chuvas pelo problema.

2007-01-15 23:50:42 · answer #1 · answered by Ricardo 6 · 0 0

E uma solução com toda a certeza , temos que saber que acidentes acontecem , o metrô e um meio de transporte barato , rápido e totalmente seguro , nós brasileiros daqui uns anos e o metrô e que vai ser o meio de transporte mais a ser usado por todos nós , porque não vai a ver mais espaço para a frota automobilística para lo comovermos , então vai ser tudo por debaixo da terra ou quem sabe a te por cima da terra!!!!!!!

2007-01-16 00:21:12 · answer #2 · answered by giba 2 · 0 0

Metrô é a solução. Paris você só anda por debaixo da terra.As obras é que deverão ser feitas com a máxima responsabilidade. O CREA tem uma famigerada taxa de responsabilidade técnica que só serve para cobrar e não se fiscaliza nada. Serve para informar daqui a " X " anos que foi o responsável pela obra. O Palace II foi assim. Fizeram uma obra com areia do mar, o prédio caiu e ai apareceu o CREA com a informação dos responsáveis. Porque não fiscalizaram a obra?

2007-01-15 23:10:10 · answer #3 · answered by Alberto Bento 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers