English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um comerciante de batata-inglesa (Solanum tuberosum) estava tendo problemas com a estocagem de seu produto. Algum tempo
depois de tê-las recebido do agricultor, as batatas desenvolviam brotos, o que prejudicava o produto para a comercialização.
Para evitar que isso ocorresse, foi aconselhado por um agrônomo a aplicar sobre as batatas estocadas uma solução de auxina.
a) A batata corresponde a que parte da planta: raiz, caule, folha ou fruto? Os brotos a que se referia o comerciante se desenvolvem
a partir de que estrutura visível na superfície da batata?
b) O que é auxina, e por que a aplicação de auxina sobre as batatas poderia minimizar o problema do comerciante?

2007-01-15 21:53:33 · 1 respostas · perguntado por NeNeN 2 em Ciências e Matemática Biologia

1 respostas

A batata é uma raiz, sendo assim, a plantação de batata, se faz com batatas que desenvolvem brotos.

O termo auxina (do Grego auxein= crescimento) foi primeiro utilizado por Went (1926, Holanda), para descrever um composto não identificado que causava a curvatura em coleoptiles de aveia em direção a luz. (Fig. 19.1, Taiz). Coleoptiles são extremamente sensíveis a luz, especialmente a luz azul. Se iluminado unidirecionalmente, o coleoptile curva-se na sua direção. O primeiro pesquisador a observar isto foi Darwin (1881), até que Went retomou estes experimentos testando outras variantes. Os estudos de Went demonstraram a existência de uma substância que se deslocava de um lado para outro no coleoptile. Em 1930 dois grupos de pesquisa determinaram a forma bioquímica da auxina (3-ácido indolacético). Devido a simplicidade da molácula da auxina, rapidamente a indústria sintetizou substâncias capazes de ter atividade auxínica (Figura 19.3, Taiz). O 3-ácido indolacético também conhecido pelas letras AIA, é a auxina mais abundante nos vegetais, sendo produzido principalmente a partir do aminoácido Triptofano, utilizando passos de transaminação e descarboxilação. As enzimas responsáveis pela síntese estão presentes em grandes quantidades e com maior atividade nos tecidos jovens como brotos, meristemas e folhas e frutos em crescimento. Contudo, não se conhece em que tecido especificamente ela é produzida.

2007-01-17 05:26:59 · answer #1 · answered by *DJ* 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers