Meu divórcio foi litigioso convertido em conscensual, tenho dois filhos, não consegui advogado, fui com Deus e meu pouco conhecimento. Senti a advogada de minha ex-esposa aproveitar da situação. Foi feito um acordo, e nele consta que a partir de jan/07 seria descontado em folha 20% do meu salário bruto, em momento algum foi citado que seria dedutpivel nas férias e 13º salário, uma vez que estes benefícios não têm natureza salarial estou isento de descontos, certo? O feitiço virou contra o feiticeiro, quem planta vento colhe tempestade, além de pagar em dia a pensão, tenho gastos extras tipo: passeio, festa de aniversário, brinquedos, e faço isto porque os amo, além disto pago aluguel,faculdade e minhas despesas pessoais. tenho razão no meu raciocínio? Obrigado.
2007-01-15
21:46:18
·
8 respostas
·
perguntado por
alan melo
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Divórcio
Eu sou mãe e também estou me separando.
Acho que você edveria recorrer, pois meu ex marido me dá uma quantia mensal ( sem que eu o colocasse na justiça ) e tbm tem outros gastos. Não acho justo vc ter q bancar td sozinho por que assim como as mulheres dizem q não fizeram filhos sozinhas ... vc tbm naum fez !!! A responsabilidade tanto moral qt financeira deve ser dos dois , pois muitas mulheres fazem de ser mãe uma profissão !!! Jmais negue ajuda à seu filho piis naum existe ex filho , mas certifique-se de q é realmente para ele.
2007-01-15 22:13:45
·
answer #1
·
answered by Tita 1
·
0⤊
0⤋
Infelizmente você foi inocente, em comparecer para uma audiência, sem um advogado, mesmo que você não possa pagar, o Estado tem advogado Dativo.
Sobre a incidência da pensão alimentícia nas férias e 13º salário é real, e no caso de demissão, recai tambem sobre o FGTS, para isso, você deveria ter uma orientação juridica, para traduzir pra você, os termos do acordo concensual.
Mas nem tudo está perdido, procure um Advogado, e peça uma revisão do acordo, ambos tem esse direito.
2007-01-15 21:55:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
eu sinceramente gostaria de saber o porque da revolta masculina em pagar pensão!!!!!!!
-será porque o dinheiro vai pra mão da ex q ele odeia ou, pior
-sustentar o filho q não está com ele?
ou pior ainda
-achar q não tem q sustentar o filho?
acho q quando casamos obviamente pensamos em ter filhos...e eles vêm, querendo ou não, a não ser q um dos dois não possa por problemas de saude.
vários casos conheço de mulheres q pagam pensão pra ex maridos e não tem nada ver com filhos!!!
casamento eh sociedade limitada e assim eh q temos q pensar.
acredito eu q se a mulher tiver condições de criar seus filhos e se manter absolutamente sozinha, nunca iria pedir nada do ex.
penso assim.
agora, se vc se acha injustiçado procure a defensoria publica de seu Estado e reveja a sentença
2007-01-17 05:27:45
·
answer #3
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Eh, má notícia, meu caro: "Salário" é diferente de pagamento. Incide tudo o que o trabalhador aufere, seja gorgetas, valor em espécie (se for fornecido alimentação ou moradia pela empresa) e com certesa férias e 13º. Consta da definição do Art. 3º do Consolidação das Leis Trabalhistas.
A pensão alimentícia é devida de acordo com duas características: a) a necessidade do alimentado (os filhos); b) a capacidade do alimentante. Você pode comprovar que os gastos dos filhos não são tão altos ou que você mesmo sofrerá com a queda do rendimento.
A solução mais justa é ao invés de pagar pensão você assumir alguns dos gastos como babá e colégio. Pelo que você passou, é um caso em que a esposa (e a advogada dela) aproveitam uma situação delicada como o divórcio para ir além do que a lei lhes garante.
Mas um conselho: Em campo de família a Defensoria Pública é mais que competente para assessorar os que a procuram. Tente entrar em contato com um defensor público (ou advogado gratuito, em cidades menores) que pode-se rever os valores a qualquer momento. Há a apelação por encontrar-se indefensável.
2007-01-17 00:18:33
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com certeza não incide
2007-01-16 22:58:01
·
answer #5
·
answered by JoSiMaR 5
·
0⤊
0⤋
veja bem..vc ficou com 80% da fatia do bolo pra vc sozinho e sua mulher e filhos com 20%??????? ta achando justo???
o acordo que meu ex marido fez comigo foi de 40% e temos apenas uma filha...foi tudo amigável sim e ele tem consciência de que criar um filho nao eh facil...sempre me ajuda no que preciso e ele tem tambem o aluguel dele, a faculdade dele e suas despesas pessoais..organizando as despesas tudo dá certo...pq ele ainda está com a maior fatia do bolo (60%)...e tem consciencia disso...vc ta querendo o que????
2007-01-16 11:20:05
·
answer #6
·
answered by Glória 5
·
0⤊
0⤋
Prezado,
Não, infelizmente a pensão alimentícia é sobre todos os seus rendimentos, inclusive férias e décimo-terceiro.
Já exite jurisprudência até para que incida sobre prêmios que sejam ganhos durante o período da pensão. Imagine que se você ganhar na MegaSena, ela pode entrar na justiça e pedir uma parte.
Se negar a repassar o valor das férias e 13o. é pior, pois isso pode ser muito facilmente pleiteado na justiça e você ter que pagar retroativo.
Se continuar em litígio, a ex-esposa pode pedir também que a pensão seja descontada em folha. Na empresa onde trabalho existem várias pessoas que até pediram para ter a pensão descontada em folha e com a transferência automática para determinada conta.
Assim fica mais fácil de controlar e não deixa margem para problemas mais tarde.
E atenção, quando você não consegue contratar um advogado, procure a defensoria pública da sua cidade, ou faculdades/universidades de direito, eles conseguem um advogado para você. Muitas dessas pessoas fazem trabalho voluntário e se dedicam tanto quanto um advogado contratado.
2007-01-15 21:58:13
·
answer #7
·
answered by Charles Brown 6
·
0⤊
0⤋
Saiu muito barato seu divórcio,
eles ficam com 20% e você com 80%?
Isto é justiça? No mínimo deveria ser 50%.
Quanto ao 13º é férias também são salários e por isto serão deduzidos na pensão alimentícia, isto sim, é justiça.
2007-01-15 21:53:53
·
answer #8
·
answered by T☼mp♪nh☼ 4
·
0⤊
0⤋