Era um cavaleiro negro com uma máscara que encobria parte de seu rosto, escondendo-lhe o nariz, a boca, parte das bochechas, o queixo e o pescoço. Tal cavaleiro montava um garanhão branco com um nome bastante sugestivo: “Corisco”. Para mim, na época, aquele cavalo rasgava as estradas das diligências e os atalhos mais íngremes com a mesma velocidade que atualmente fazem os carros de Fórmula 1 nas retas das pistas de corrida. O cavaleiro que o montava mais parecia uma entidade de outro mundo, chapéu e roupa preta de seda, portava uma arma, um revólver de seis tiros, e o sacava da sua cartucheira de couro com a mesma rapidez que o relâmpago risca os céus em prenúncio de tempestade. Aquele personagem era rapidíssimo no gatilho. Acertava qualquer alvo numa fração de segundos e desarmava bandidos e malfeitores com tiros sempre certeiros. Era uma verdadeira ameaça para os vilões e maus pistoleiros do velho oeste. Quem quer que tentasse cruzar ou impedir o seu caminho na busca incessante da verdade e da justiça a qualquer preço, terminaria na cadeia ou morto num tiroteio. O referenciado garanhão branco, que contrastava com aquele cavaleiro negro, era o sonho de qualquer adolescente na época, comparado aos dias de hoje com o sonho daqueles que completam 18 anos e não vêem a hora de receberem de presente o primeiro automóvel. Bons tempos aqueles, quando a televisão anunciava Durango Kid.
o ator privilegiado que interpretou aquele intrépido mascarado foi o falecido ator americano Charles Starrett. Starret nasceu em Athol, Massachusetts, EUA, precisamente no dia 28 de março de 1903. Era de família abastada e não tinha planos de entrar para a carreira de ator, muito menos de se tornar um dos grandes caubóis da história mundial do entretenimento. No começo da carreira dele, quando ainda estudante, alto, elegante e de físico privilegiado, Charles Starrett já era considerado uma das grandes atrações do time de futebol americano da sua faculdade, na Universidade de Darmouth, ou simplesmente, Darmouth College. De acordo com a história, o primeiro contato com o cinema foi bastante discreto, mas suficiente para despertar seu interesse, que foi ativado quando participou timidamente de uma produção cinematográfica de 1926. Foi convidado para fazer uma pequena ponta no filme O Campeonato do Amor (The Quarterback), juntamente com todo o time de futebol da universidade, que apareciam em várias cenas ao longo do filme. A partir daí, movido pelo entusiasmo e a novidade, aquele atleta percebeu que atuar era o que mais lhe aprazia, passando posteriormente para os palcos de teatro.
Todos têm conhecimento que a personagem Durango Kid foi a consagração de Charles Starrett. Pouca gente sabe, entretanto, que apesar de ter sido um dos principais responsáveis pelo sucesso da personagem e o primeiro a lhe dar a vida, Starrett não foi o único a interpretar aquele intrépido paladino da justiça na história do entretenimento. Durango Kid também foi interpretado e vivido por outros dois atores: Wally Cassel (no filme “Lei e Ordem”/”Law and Order” de 1953) e Joe Pantoliano (no filme feito para a tevê, “El Diablo” em 1990). Dados históricos e anotações de vários fãs americanos, estudiosos e especialistas no assunto, disponibilizados na Rede Mundial de Computadores, dão conta de que a primeira vez que se ouviu falar na personagem Durango Kid foi justamente no filme feito pelo próprio Starrett, numa produção do ano de 1940, chamada de “O Cavaleiro de Durango”/”The Durango Kid”. Posteriormente, o sucesso daquele filme se concretizaria com a produção de mais 64 (sessenta e quatro) longas em preto e branco, que compuseram a famosa série que passou na tevê. O curioso é que referidos episódios não foram feitos para a tevê, mas para o cinema e eram passados principalmente nas matinês. Todos os episódios da série chegaram a ser exibidos no Brasil, inclusive meu pai foi um dos que assistiu a quase todos os episódios, ainda no tempo das matinês de sábado no Brasil. Portanto, de acordo com registros incontestáveis do próprio estúdio, Starrett viveu o Durango Kid em 65 brilhantes oportunidades.
2007-01-15 15:31:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
DURANGO KID
Em 1953, Wally Wassel interpretou um pistoleiro boa praça chamado Durango Kid em um filme chamado Law and Order. Em 1952, Charles Starret retomaria o personagem que já havia interpretado em 1940, no filme The Durango Kid. Essa nova empreitada na pele do cowboy, bem comportado, marcaria sua carreira para sempre. Durango Kid nunca foi um personagem para a TV. Na verdade, o personagem surgiu no cinema e alí cresceu e atingiu sua maturidade. Os episódios eram apresentados nos cinemas como uma espécie de novela. Haviam as sessões duplas aos domingos e a garotada corria para as salas de exibições para ver seus heróis lutarem contra vilões vestidos de preto. Na primeira sessão geralmente era apresentado um filme ou série já conhecido do público e em seguida a atração principal. Nasceu daí o termo filme B. Claro que o termo ficou ligado aos filmes de baixo orçamento e pouca qualidade, mas isso só viria a acontecer algum tempo depois. No início ambos os filmes apresentados tinham qualidade e atrativos para segurar a garotada nos assentos dos cinemas.
2007-01-16 01:51:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Durango kid era um personagem,mais ou menos como o zorro,com roupas pretas,máscara,chapeu de abas largas,com bom cavalo,e sempre combatia os foras da lei.Era uma série de cinema dos anos 47e50 e coqueluche das garotadas dessa epoca.O artista que fazia o papel de Durango kid era,Charles Starret.Hoje em dia,apenas por tróça,quando estãmos sem grãna,costuma-se falar,estou durango kid.
2007-01-15 22:20:36
·
answer #6
·
answered by Dionysio 7
·
0⤊
0⤋