English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando nado no mar, qual a distância mínima entre mim e o local da queda de um raio que cai no mar para que eu sinta a descarga elétrica?

2007-01-15 12:45:31 · 5 respostas · perguntado por MARCELO S 2 em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Olha, esta pergunta é muito boa, mas infelizmente nao sera facil responde-la, sou radio-amador, ja estudei muito sobre este assunto de resistencia, corrente e voltagem, e penso que tudo dependerá da quantidade de agua que estiver entre voce e o fundo do oceano no momento da descarga, e ainda a diferença de potencial da descarga, pesquisei sobre o assunto e achei o seguinte:
O efeito destrutivo da eletricidade está associado à intensidade da corrente que flui pelo corpo da vítima. O que provoca o fluxo da corrente é justamente a diferença de potencial que existe nas diversas partes de seu corpo. Mas o valor do potencial elétrico em si não é um perigo. É por isso que um pássaro pousa sobre um fio de alta tensão sem nada sofrer. Embora o potencial do fio seja elevado, não há diferença de potencial entre as pernas da ave (posicionadas sobre o mesmo condutor) para gerar fluxo de corrente em seu organismo.
Assim, quando uma descarga atmosférica atinge o mar, a corrente é injetada na água e há grande elevação de potencial no ponto de incidência, onde a corrente está concentrada. Os seres vivos (eventuais nadadores, inclusive) que estiverem próximos desse ponto correm sério risco, podendo até morrer, já que a distribuição de potenciais na região é capaz de submeter o corpo da vítima a correntes intensas que podem causar paradas cardíacas e respiratórias. Mas, à medida que se afasta do ponto de incidência, a densidade de corrente diminui muito rapidamente (com o quadrado da distância) e, também, o potencial elétrico.
Vale lembrar que os seres vivos suportam diferentes níveis de corrente elétrica. Assim, uma mesma corrente pode matar um indivíduo e não causar efeitos tão lesivos em outros.

2007-01-15 13:21:31 · answer #1 · answered by Carlos Maxwell 2 · 0 0

Se você estiver dentro da água não existe risco. A diferença de potencial é muito pequena em uma parcela restrita de água.
A recomendação é que você entre na água quando for surpreendido por uma tempestade no mar!
Você e o barco acima da superfície podem se tornar um ponto de fuga de ionização e você se tornará um para-raios. Principalmente se o barco for um veleiro com um mastro metálico.

2007-01-16 15:29:14 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

Segundo a lei de Ohm a resistência a uma corrente elétrica é proporcional a voltarem onde v/i=r, logo i x r = v ond r é a resistência entre o banhista e a descarga elétrica que é v e i seria o choque que se pode levar e r a relatividade da agua salgada em metros cúbicos, levando-se em consideração que o oceano se comporta como uma ligação tipo estrela que deve ser transformada em triângulo para ser conhecida.

2007-01-15 21:01:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

em media 1km já que a agua é uma otima condutora de energia os peixes que estao na area atingida pelo raio tb morrem

2007-01-15 20:57:43 · answer #4 · answered by P@ul@ 3 · 0 1

"Mim" não nada. Eu é que nada.

2007-01-15 21:39:27 · answer #5 · answered by Blabla U 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers