Fazendo a sua parte. Cada pessoa é como se fosse uma lampâda entre milhões, algumas estarão acessas e muitas apagadas, quando vc faz a sua parte vc "acende" essa lampâda, e ilumina quem estiver ao seu lado. E na vida é assim, não somos capazes de modificar ninguém, mas quando agimos corretamente, nosso exemplo ilumina e influencia as pessoas a nossa volta.
2007-01-15 12:14:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
A Arte da Aceitação.
O homem pode abrandar ou aumentar a amargura das suas provas pela maneira que encara a vida terrestre"."contentar-se com sua posição sem invejar a dos outros, de atenuar a impressão moral dos reveses e das decepções que experimenta; ele haure nisso uma calma e uma resignação..." (Cap. V -item 13)
Aceitar nossa realidade tal qual é representa um ato benéfico em nossa vida. Aceitação traz paz e lucidez mental, a fim de que visualizemos o ponto principal da partida, e realizemos satisfatoriamente nossa transformação interior.
Só conseguimos modificar aquilo que admitimos e que vemos claramente em nós mesmos, isto é, se imaginarmo-nos ser outra pessoa, vivendo em outro ambiente, não teremos um bom contato com o presente e, conseqüentemente , não depararemos com a realidade.
A propósito, vemos que muitos de nós fantasiamos o que nós poderÃamos ser, não convivendo, porém, com nossa pessoa real e desgastando desta forma uma enorme energia, por carregar constante-mente uma série de máscaras com se fossem utilitários permanentes.
A atitude de aceitação é quase sempre uma caracterÃstica dos adultos serenos, firmes e equilibrados, e soma-se também a ela. o estÃmulo que possuem de "senso de justiça", pois enxergam a vida através do prisma da eternidade. Esses indivÃduos retêm um "coeficiente evolutivo", do qual se deduz que já possuem um potencial de aceitação pois aprenderam a respeitar os mecanismos da vida, acumulando pacificamente as experiências necessárias ao seu amadurecimento e desenvolvimento espiritual.
Quando não enfrentamos os fatos existenciais com plena aceitação, criamos quase sempre uma estrutura mental de defesa. Somos levados a reagir com "atitudes de negação", que são na verdade, molas que abrandam os golpes contra nossa alma. São considerados fenômenos psicológicos de “reação natural" e "instintiva" à s dores, conflitos, mudanças, perdas e deserções e que. Momentaneamente, alivia-nos dos abalos da vida até que possamos reunir mais forças, a fim de poder enfrentá-los e assumi-los realmente no futuro.
Não negamos por sermos turrões ou teimosos como pensam alguns, não estamos nem mesmos mentindo a nós próprios, aliás, "negar não é mentir", mas sim, não se permitir "tomar consciência" da realidade em pauta.
Talvez esse mecanismo de defesa nos sirva durante algum tempo, mas depois passa a nos impedir o crescimento e a nos danificar profundamente os anseios de elevação e progresso.
Auto-aceitação é aceitar o que somos c como somos. Não a confundamos como sendo uma "rendi¬ção conformada" e que nada mais importa De fato, acontece que, ao nos aceitarmos inicia-se o fim da rivalidade de nós para conosco e, a partir de então, ficamos do lado da nossa realidade ao invés de combatê-la.
Diz o texto: "O homem pode abrandai" ou aumentar a amargura de suas provas pela maneira que encara a vida terrestre", Aceitação é bem uma maneira nova de "encarar" as circunstâncias da vida e. paia que a "força do progresso" encontre espaços e não mais limites na alma até então restrita; e a "vida terrestre" nada mais é do que relacionar-se consigo mesmo e com os outros, no contexto social em que vivemos.
Aceitar-se e ouvi claramente as sugestões do mundo, prestar atenção aos "donos da verdade", admitir o modo de ser dos outros, mas permanecer respeitando a nós mesmos, sendo e fazendo o que realmente achamos ser adequado para nós próprios.
Conseqüentemente concluÃmos que aceitação não é adaptar-se a um modo conformista e triste de como tudo vem acontecendo, nem suportar e admitir qualquer tipo de desrespeito ou abuso à nossa pessoa, mas sim, ter a habilidade necessária para admitir realidades, avaliar os acontecimentos, promover as .Mudanças e solucionar assim nossos conflitos existenciais, caminhando com autonomia e optando por objetivos que pretendemos atingir.
Como poderia Deus criar uma alma ao lado de um Inferno Eterno! Que pai é esse que produz filhos para mandá-los atormentar para sempre?
Não há sofrimentos eternos, não há dores infindáveis, não há castigos sem fim, porque se os mesmos fossem eternos, Deus não seria justo, sábio e misericordioso.
Há gozos eternos, há prazeres inextinguÃveis, há felicidades indestrutÃveis por todo o infinito, es¬plendores por toda a Criação, Amor por toda a Eternidade!
O! Homem, onde quer que estejas, se quiseres ver com os olhos do EspÃrito, verás a bondade e o amor de Deus animando e vivificando o Universo inteiro! Tanto em baixo como em cima, à esquerda como à direita, se abrires os olhos da razão, verás a mesma lei sábia, justa, eqüitativa, regendo o grão de areia e o gigantesco Sol que se balança no Espaço; o infusório (protozoários com cÃlios) que emerge, a gota d'água e o EspÃrito de Luz, que se eleva sereno à s regiões bem-aventuradas da Paz!
A Lei de Deus é igual para todos: não poderia ser boa para o bom e má para o mau; porque tanto o que é bom quanto o que é mau estão sob as vistas do Supremo Criador, que faz do mau bom, e do bom melhor: pois tudo é criado para glorificar o seu Imaculado Nome, Não há privilégios nem exclusões para Deus; para todos Ele faz nascer o seu Sol, para todos faz brilhar suas estrelas, para todos deu o dia e a noite; para todos faz descer a chuva!
(Parábolas e Ensinos de Jesus (resumo) - Cairbar Schutel).
Sócrates : Conheças a ti mesmo.
2007-01-15 21:35:08
·
answer #9
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Com mais amor, com alguma religião, sem preconceitos, sem ganâncias, sem egoismos, sem invejas, sem guerras, sem destrição das biodiversidades...
2007-01-15 21:15:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋