A proteína é formada por aminoácidos diferentes (vou chamá-los de A).
Agora imagine essa proteína:
A - A - A - A - A ela tem 4 ligações e 5 aminoácidos.
outro exemplo:
A - A - A ...........2 ligações e 3 aminoácidos
só mais um pra confirmarmos a regra:
A - A - A - A - A - A - A - A - A - A ..... 9 ligações e 10 aminoácidos
Portanto, para qualquer proteína o número de aminoácidos é sempre o número de ligações peptídicas mais (+) 1.
Sua proteína tem 6 aminoácidos.
Agora a outra parte do problema: Na tradução do RNA mensageiro, cada trinca de bases nitrogenadas (códons) corresponde a um aminoácido portanto esse RNA tem 6 códons (resposta) e 18 (6x3) bases nitrogenadas.
Curiosidade: O RNA é um "pólímero" de nucleotídeos (assim como a proteína de aminoácidos), cada nucleotídeo é formado
por um grupo fosfórico, um açúcar ribose e uma BASE NITROGENADA. Acho que o "resumo" da menina aí de cima tem mais informações.
Ahhh só outra coisa que tá errado nessas porcarias de Wikipédia: no DNA uma trinca de bases nitrogenadas é chama TRIPLET. No RNA, códon.
2007-01-15 13:21:04
·
answer #1
·
answered by Victor Augusto 3
·
1⤊
0⤋
Em genética, um codão (pt) ou códon (br) é uma sequência de três bases nitrogenadas de DNA que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de inÃcio ou fim de transcrição da cadeia de DNA. Isto significa que cada conjunto de três bases consecutivas é responsável pela codificação de um aminoácido.
Sempre que uma proteÃna vai ser sintetizada pelo ribossomo, a seqüência correspondente à s três bases do códon do RNA vai ser posicionada pelo ribossomo e a molécula de aminoácido correspondente será trazida até o ribossomo pelo RNA transportador especÃfico.
Desta forma, uma proteÃna formada por 200 aminoácidos é derivada de uma molécula de RNA com, no mÃnimo, 600 bases nitrogenadas. De forma análoga, o DNA que originou esta seqüência terá, pelo menos, 1200 bases, pois possui uma estrutura de dupla fita, enquanto o RNA tem fita simples.
Uma cadeia polipeptÃdica nascente, ou seja, acabada de sintetizar, tem sempre como aminoácido inicial a metionina. Isto deve-se ao facto de, a nÃvel do DNA, o reconhecimento do gene que codifica para essa cadeia polipeptÃdica ser feito identificando um determinado codão a jusante de uma zona promotora de expressão. Esse codão é o conjunto de bases ATG e é denominado codão de iniciação (da transcrição) ou start.
A RNA polimerase, enzima responsável pela transcrição do DNA, não poderia concluir a sua actividade se não existisse também um codão que identificasse o fim do gene – o codão de terminação ou stop. Este pode ser qualquer um dos conjuntos TAA, TAG ou TGA.
Como existem 4 bases (A, C, T e G), existem 4x4x4=64 diferentes combinações de 3 bases formando codões. No entanto, o número de aminoácidos codificados é apenas 20. Esta discrepância é devida à chamada degenerescência do código genético: um amoácido pode ser codificado por mais do que um codão. Outro exemplo desta degenerescência foi ilustrado acima com o código para terminação: esta pode ser feita recorrendo a um de três diferentes codões. Note-se que o inverso não é verdadeiro, ou seja, um determinado codão só pode dar origem a um determinado aminoácido.
A relação entre os codões e os respectivos aminoácidos encontra-se na tabela abaixo. Como o processo de tradução envolve apenas RNA, é comum apresentar a base uracilo (U) em vez de timina (T).
Espero ter ajudado,pois foi a única coisa q axei a respeito...
Bjus =]
2007-01-15 11:47:35
·
answer #2
·
answered by cris 7
·
0⤊
1⤋