English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

João Paulo l ficou 33 dias no poder e morreu não se sabe muito bem porque causa, falam que de um enfarte.

2007-01-15 10:48:29 · answer #1 · answered by Os Okampas 7 · 21 0

O Papa João Paulo I, nascido Albino Luciani (Belluno, 17 de Outubro de 1912 - Vaticano, 28 de Setembro de 1978), Patriarca de Veneza, governou a Santa Sé durante apenas um mês, entre 26 de Agosto de 1978 até a data da sua morte. Foi o primeiro papa desde Clemente V a recusar uma coroação formal, cerimônia não oficialmente abolida, ficando a cargo do eleito escolher como quer iniciar seu pontificado. Contudo, desde então, os papas eleitos têm optado por uma cerimônia de "início do pontificado", com a respectiva entronização e o juramento de fidelidade. Também foi pioneiro ao adotar um nome papal duplo.

A versão oficial divulgada pelo Vaticano, contudo, diz que o corpo de João Paulo I teria sido encontrado pelo padre Diego Lorenzi, um de seus secretários, enunciando a morte como "possivelmente associada com infarto do miocárdio". Para alguns, João Paulo I teria sido vítima das terríveis pressões características de seu cargo, e que não tendo suportado-as, veio a perecer.

Outra hipótese levantada foi a de que o Papa Sorriso teria sido vítima de embolia pulmonar. De qualquer maneira, sua morte provocou enorme consternação entre os católicos; mesmo sob chuva torrencial, a Praça de São Pedro esteve totalmente lotada quando de seus serviços funerais. Em sua homenagem, seu sucessor adotaria seu nome papal ao ser eleito, em 16 de outubro de 1978

2007-01-15 18:51:30 · answer #2 · answered by WebMaster 7 · 1 0

João Paulo I morreu de complicações cardíacas, ( em torno de 30 dias após seu início de pontificado, quanto a isto não lembro bem o número de dias). A versão mais sensata que ouvi é que ele negligenciou o uso de seus medicamentos com as atribulações do início de seu pontificado, chegando mesmo a esquecer de tomá-los e de levá-los em seus deslocamentos, não havendo tempo para seus secretários assumirem esta função, de medicá-lo. Sua frágil saúde foi um motivo para sua escolha como Papa, pois seria um mandato tampão até se escolher um novo papa, masi adequado a um longo pontificado. Não há sentido em supor que foi assassinado pois ele viveu MENOS do que o grupo dominante no vaticano pretendia. A lição foi aprendida e a seguir escolheram um Papa muito saudável.

2007-01-19 16:48:56 · answer #3 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

O Papa João Paulo I ficou apenas um mês comandando a Santa Sé. DE 26 de Agosto de l978 até 28 de Setembro de 1978. Sua morte repentina deixou um cheiro de conspiração quando muitos f''eis que participavam de seus funerais perguntavam: Quem o matou? Fala-se em envenenamento ou enfarte do miocárdio. Nunca vamos saber a verdade pois o Vaticano não permite que nenhum de seus papas falecidos sejam submetidos a necropsia.

2007-01-15 20:19:37 · answer #4 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 0 0

Mistérios...

O homem disse que queria seguir as pegadas de S. Francisco, que dava tudo aos pobres... e morrre em menos de três dias...

Olhando a história pregressa da IC...

Posso pensar qualquer coisa que Deus não me castigará!!!!!!....

Acho que se Sodoma e Gomorra existissem hoje, os raios de enxofre e o fogo de trovôes cairia sobre o Vaticano !!!!!!!

(E o amigo oculto aí em cima, é muito bom de "caligrafia"...)

Um abraço

2007-01-15 19:12:54 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

o papa joao paulo primeiro ficou um mes no poder e oficialmente morreu do coração.

2007-01-15 19:03:32 · answer #6 · answered by starmakerbr 1 · 0 0

ficou pouco tempo no poder e morto pelos podres poderes.

2007-01-15 18:57:26 · answer #7 · answered by HELOKA 4 · 1 1

O Papa João Paulo I, nascido Albino Luciani (Belluno, 17 de Outubro de 1912 - Vaticano, 28 de Setembro de 1978), Patriarca de Veneza, governou a Santa Sé durante apenas um mês, entre 26 de Agosto de 1978 até a data da sua morte. Foi o primeiro papa desde Clemente V a recusar uma coroação formal, cerimônia não oficialmente abolida, ficando a cargo do eleito escolher como quer iniciar seu pontificado. Contudo, desde então, os papas eleitos têm optado por uma cerimônia de "início do pontificado", com a respectiva entronização e o juramento de fidelidade. Também foi pioneiro ao adotar um nome papal duplo.

A brevidade de seu pontificado suscita até hoje especulações a respeito de que teria sido vítima de uma conspiração, algo nada novo na tradição do Vaticano. As suspeitas de envenenamento são amplificadas pelo fato de o Vaticano jamais permitir uma autópsia no corpo santo de um Papa. Sua saída repentina do cenário daria espaço a setores da Igreja ligados à Cúria Romana, mais empenhados em combater as tendências socialistas então emergentes no clero em vários países. Essa tese ganhou força com a eleição de João Paulo II, um pontífice conservador em relação a diversas questões, como aborto, contracepção e política. De fato, o ainda bispo Luciani desejara ao menos uma revisão das posições tradicionais da Igreja Católica sobre estes temas, consultando-se com especialistas em reprodução humana e com filósofos e pensadores de distintas religiões.

Se Paulo VI teve um relatório médico extremamente preciso quando de sua morte (até mesmo os horários das complicações médicas foram anotados), o mesmo não ocorreu ao Papa Sorriso; seu corpo foi embalsamado imediatamente após o falecimento, e as verdadeiras causas do óbito nunca chegaram ao público. Não é preciso muito esforço mental, portanto, para imaginar as inúmeras especulações surgidas acerca deste trágico evento. Muitas delas foram condensadas em um polêmico livro, do não menos controverso escritor David Yallop, conhecido por sua vigorosa atuação no jornalismo investigativo.

Um dos inúmeros boatos surgidos após a morte de João Paulo I diz que seu pontificado entrara em choque com idéias e interesses da Opus Dei. Durante o funeral, foram ouvidos fiéis aturdidos, que diziam: "Quem fez isso com você?", "Quem o assassinou?", já desconfiando de que a morte do Papa Sorriso não decorrera de causas naturais.

2007-01-15 18:56:23 · answer #8 · answered by sujeito oculto 2 · 1 1

O Papa João Paulo I, o italiano Albino Luciani, que antecedeu a João Paulo II, esteve no cargo entre 26 de Agosto e 28 de Setembro de 1978, pouco mais de um mês, tendo falecido (alegadamente, pois é um assunto controverso) de ataque cardiaco. Morreu com 65 anos.

2007-01-15 18:52:34 · answer #9 · answered by k_lisboa 3 · 0 0

João Papa I, ou papa sorriso
Nuncaa foi explicado direito os fatos que antecederam sua morte, sabe-se apenas que pegou uma doença do nada e morreu muito rápido, Com isso sobraram as suspeitas de envenenamento.
dizem que não seria o primeiro papa a morrer por envenenamento.
(Tipo Tancredo)

2007-01-15 19:00:48 · answer #10 · answered by Linda "Carpe Diem" 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers