English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem feriu você já feriu e já passou.
Consegue perdoar?

O que importa de verdade é o que você sentiu
e, mais importante, é o que ainda você sente:

2007-01-15 08:55:33 · 16 respostas · perguntado por Herman 6 em Família e Relacionamentos Amigos

Quem feriu você já feriu e já passou.
Lá na frente encontrará o inevitável retorno
e pelas mãos de outrem será ferido também.
A Vida se encarregará de dar-lhe o troco
e você, talvez, nem jamais fique sabendo.
O que importa de verdade é o que você sentiu
e, mais importante, é o que ainda você sente:
Mágoa? Rancor? Ressentimento? Ódio?
Você consegue perceber que esses sentimentos
foram escolhidos por você?
Somos nós que escolhemos o que sentir
diante de agressões e de ofensas.
Quem nos faz o " mal " é responsável pelo que faz,
mas NÓS somos responsáveis pelo que sentimos.
Essa responsabilidade tem a ver com o Amor que
devemos e temos que sentir por nós mesmos.
O ofensor fez o que fez e o momento passou,
mas o que ficou aí dentro de você?
Mágoa?
- Você sabia que de todas as drogas ela é a mais cancerígena?
Pela sua própria saúde, jogue-a fora.

2007-01-17 03:18:22 · update #1

Rancor?
- Ele é como um alimento preparado com veneno irreconhecível: dia mais, dia menos,
você poderá contrair doenças
de cujas origens nem suspeitará.
Ressentimento?
- Pois imagine-se vivendo dentro de um ambiente
constantemente poluído, enfumaçado, repleto de
bactérias e de incontáveis tipos de vírus:
é isso que seu coração e
seus pulmões estão tentando aguentar.
Até quando você acha que eles vão resistir?
Ódio?
- Seus efeitos são paralisantes.
Seu sistema imunológico entrará em conflito
com esse veneno que com o tempo poderá
colocar você face a face com a morte
e talvez muito tarde você venha a perceber
que melhor seria ter deixado que seu agressor
colhesse os frutos do próprio plantio.
Por seu próprio Bem e só pelo seu Bem, perdoe.
O perdão o libertará e o fará livre para ser feliz.

2007-01-17 03:19:58 · update #2

Esqueça o " mal " que lhe foi feito.
Deixe que seu ofensor lembre-se dele através das
consequências com que, certamente, virá a arcar.

Mude seu destino ... seja o comandante da sua nau!
Escolha o melhor caminho para sua " viagem ".

... e se outras vezes o ferirem, perdoe ...
Perdoe ... nem que seja só por sacanagem !

2007-01-17 03:20:22 · update #3

Esqueça o " mal " que lhe foi feito.
Deixe que seu ofensor lembre-se dele através das
consequências com que, certamente, virá a arcar.

Mude seu destino ... seja o comandante da sua nau!
Escolha o melhor caminho para sua " viagem ".

... e se outras vezes o ferirem, perdoe ...
Perdoe ... nem que seja só por sacanagem !

2007-01-17 03:20:28 · update #4

16 respostas

hermam serei bem mais sincera que o usual no mundo da internet ,já` me fizeram coisas horrorosas mesmo ,se eu lhe disser que perdoei estarei mentindo,pois São feridas que embora tenham cicatrizado deixaram cicatrizes e demorei tempo para retirar o veneno tive que reabrir as feridas e me curar mas esquecer não ,nunca ,jamais !!!!! pois faz parte do meu passado e teve muitas conseqüências em minha vida e faz parte de minha historia,faz parte do que sou hoje, e somente tenho a agradecer a estas pessoas ,pois aprendi com elas a reconhecer o mal quando eu vejo....
e hoje nossa faz tanto tempo ,mas hoje eu acho que se eu encontrasse aquelas pessoas que fizeram tanto mal,eu não sei o que eu faria !!! acho que só` o fato de eu ter me tornado a mulher que sou hoje como vencedora em minha vida pessoal e profissional e continuar bem ,já e` um grande castigo pois eu sou a prova viva de que quando a gente realmente quer , a gente pode e consegue !!! não vou mentir ,pois não tenho vocação nenhuma pra santa e nem pretendo ser uma ,não perdoei e jamais perdoarei por quem me deu as profundas cicatrizes que carrego em minha alma ,agora bobeiras do dia a dia bha !!!! estas eu tiro de letra!!! me aborreço e já me esqueço tb e nem dou bola não vale a pena ....

2007-01-15 12:16:34 · answer #1 · answered by fafa 5 · 0 0

Caro Hermam,
Sempre achei que era uma pessoa incapaz de perdoar, mas na verdade acho que tinha um conceito errado da palavra perdão:
Percebi esse equívoco quando li umas palavras que diziam.
"Perdoar não é esquecer, é lembrar sem sentir dor."
Pois é assim mesmo que acontece, lembro-me de coisas que no passado me causaram dor, mas que hoje é como se fosse um filme a que assisti. É estranho, pois parece que não as vivi, sabe por quê? Porque não me causam mais emoção alguma.
Acho hipocrisia dizer que se esquece uma dor, pois está comprovado que uma emoção negativa é mais facilmente registrada na memória que uma positiva.
E, sinceramente, acho que uma ferida não deva ser esquecida, no sentido de "sair da memória", mas sim esquecida no sentido de "ser posta de lado".
Todas as feridas, físicas ou emocionais devem ser usadas como aprendizado de vida para que evitemos que elas se repitam e venham se transformar em chagas, o que é muito mais difícil de ser "curado".
Hoje sei que sentimentos positivos e negativos fazem parte da natureza humana, porém somos livres para escolher qual deles queremos alimentar.
É isso...

Abrçs e boa noite.

2007-01-16 12:46:02 · answer #2 · answered by 3 · 0 0

Sei do que dizem sobre o perdão, mas alguns poucos eu não perdôo, e desses quero distância eterna, se possível. Tomei aversão.

2007-01-15 17:43:12 · answer #3 · answered by Lêndea de Outono 4 · 0 0

Te mando um estudo completo sobre o Perdão-Perdoar. É longo mais se tiver interesse e paciência poderá apreciar e refletir sobre o assunto. Abraços.


O perdão consiste no esquecimento das ofensas.(...)perdo_
arás não te digo sete vezes,mas até setenta vezes sete vezes.(Mateus xiii,V: 15,21-22).Se perdoardes aos homens as ofensas que vos fazem,também vosso Pai celestial vos perdoará os vossos pecados.(...) se não perdoardes, tampouco serás perdoado.(Mateus,v, vi: 7,14-15).

PERDOAR ! POR QUE ? PARA QUE ?
Toda criatura deseja a paz e a felicidade e quer afastar-se do sofrimento e da amargura, essa é a meta “ de todos os seres humanos “
Damos o que temos, fazemos o que podemos. Precisamos respeitar nossas limitações mentais, emocionais e espirituais, bem como as dos nossos companheiros de convívio e jornada. Mas é claro, também precisamos trabalhar nosso lado psíquico (mental – psicológico) e reavaliar nossos conceitos, percepção e interpretação das coisas e dos atos; enfim conhecer-nos mais intimamente para que possamos distinguir e avaliar aos outros. Precisamos saber quem somos? O que queremos para nós? A forma de convívio que adotamos ou deixamos acontecer até agora, com nossos familiares e amigos, está nos proporcionando mais momentos felizes e tranqüilo ? , ou ao contrário, temos tido mais momentos de ansiedade, angustia, desespero, tristeza, depressão, apatia, infelicidade? Tudo depende de nós, não podemos derramar nosso infortúnio nos outros; temos que assumir a grande parcela que nos cabe em nossos relacionamentos nessa vida. Pensemos e reflitamos sobre isso! “O dia de ontem é passado; Hoje é Presente ( como o próprio nome diz: Presente ); O amanhã ( futuro ) não nos pertence pois nenhum de nós pode dizer : estaremos vivendo amanhã , daí temos a certeza que a Deus pertence.” Devemos lembrar do passado somente daquilo que nos trouxe paz, felicidade , alegria. O que nos trouxe tristeza, angustia, e nos fez sofrer, devemos lembrar somente para utilizar como exemplo do que não desejamos vivenciar novamente.
Nosso conceito de perdão tanto pode ajudar quanto prejudicar nossa capacidade de perdoar. Recebemos , desde jovem a informação mental de que perdoar é “ ser indiferente – apático “ aceitar de forma quieta tudo o que
os outros nos fazem, sejam agressões, abusos, manipulações, desfeita, atitudes e atos de desamor , desrespeito aos nossos direitos e limites pessoais, como se nada tivesse acontecendo. Perdoar não é apoiar comportamentos que nos tragam dores físicas ou morais, não é fingir que tudo está bem quando sabemos que tudo em nossa volta está em ruínas. Perdoar não é “ser conivente – cúmplice “ com as condutas irregulares - inadequadas de parentes e amigos, mas ter compaixão, ou seja, entendimento maior através do amor incondicional ( sem condições em troca). Portanto, Perdoar é um “ modo de viver “ ; não é uma negação dos próprios sentimentos, emoções e desejos onde reprimimos mágoas e vivemos mal o tempo todo. Viver impondo-nos certa distância “ afastamento psicológico “ às pessoas e às coisas problemáticas como entes queridos difíceis, companheiros complicados, não quer dizer que deixaremos de nos importar com eles, ou de amá-los ou de perdoar-lhes, mas sim que viveremos sem enlouquecer pelo desespero e pela ânsia de tudo compreender, padecer, suportar e admitir. “ Tudo deverá tomar o curso natural e certo se minha mente estiver serena , madura “. Com vontade própria, percepção da verdade e criação de nossas próprias realidades da vida , deixamos de ser vítimas de forças e atitudes fora de nosso controle que são praticadas pelos outros. “ Perdoar ou desculpar alguém é bom e saudável, mas viver desculpando indefinidamente os erros alheios pode ser muito perigoso. As emoções enterradas e não verbalizadas se manifestarão de forma negativa em outras situações e com diferentes pessoas em nosso dia-a-dia. Em vez de permitir que alguém nos use e magoe de forma constante – obstinada, estabeleçamos limites e aprendamos a valorizar nossa dignidade pessoal, desenvolvendo a arte de amar a
nós mesmos , para que possamos amar plenamente os outros.
O autoperdão consiste em fazer o nosso melhor hoje, abandonar as mágoas do passado , curar as dores do presente e projetar nossa vida para o futuro.
O Perdão dá-nos, imediatamente após concedido, conforto e alívio, cura-nos as desarmonias orgânicas e psíquicas (doenças já adquiridas ou em formação). Perdoar leva-nos ao cultivo do Amor a nós mesmos e, por conseqüência, aos outros; Quanto mais compreendemos o outro, avaliando e validando o que ele pensava e como se sentia na hora da indelicadeza, mais facilmente aprenderemos a nos perdoar. O ato de não nos perdoarmos, acarreta-nos as sensações desagradáveis e a energias negativas provocando-nos dissabores e desencontros da vida. O ato de perdoar a nós mesmos conduz-nos à aceitação plena de nossas potencialidades ainda não desenvolvidas - seja de natureza intelectual, seja de natureza psíquica e emocional – e a uma compreensão maior de que as experiências vividas nada mais são que a soma de acertos e de erros do passado e do presente. Os erros acabam-se transformando em lições preciosas e deles podemos retirar as bases seguras para o êxito no futuro.
Perdoar é atitude firme, madura, equilibrada e serena de quem inicia um processo de conhecer a si mesmo na sua totalidade ( O Ego, O eu Interior ). Para conhecer-nos interiormente é preciso de muita, muita coragem , uma vez que teremos de ser autênticos, destemidos, corrermos riscos e fazermos uso da ousadia para pesquisar ou perceber nossa real realidade íntima. A palavra Coragem tem raiz latina cor , cordis, que significa coração ( sede ou centro da alma, da inteligência e da
sensibilidade ). Portanto, ser corajoso é agir utilizando um potencial que vem de dentro - “ a voz do coração “. Coragem não é arrogância ardilosa - perspicaz , agressividade, força física corporal ou verbal ( volume – falar alto e aos berros ); não é ser orgulhoso , intolerante; Coragem é entendermos que nunca agradaremos a todos , e que precisamos ser livres das opiniões alheias e de seus pré-conceitos de quase tudo e todos, mesmo que dessa forma não sejamos mais o centro das atenções e da simpatia da maioria no grupo social no qual interagimos, mas seremos assim nós mesmos, inteiros, mais felizes, íntegros e sincero.
Perdoarei sempre, não para manter aparências aos outros, não para ser admirado, não para ser reconhecido como generoso e bom, mas principalmente porque PERDOAR faz-me muito bem, porque eu desejo perdoar sempre a mim mesmo e aos outros porque me convém ; serei EU o maior beneficiado em perdoar sempre, de verdade, com o coração ,e assim estarei aliviando minha mente das amarras de sentimentos que me alucinam, escravizam, magoam, fazem nos infelizes, bem como aos outros que conosco convivem, e estou trabalhando a cura de males que tenham iniciado ou estejam formando (deficiências, doenças) em meu corpo físico.
Eu praticarei, eu preciso, eu quero exercer o PERDÃO sempre que for necessário, adquirindo finalmente o bem estar e a felicidade da qual me farei merecedor; juntando conhecimentos pessoais íntimos e experiências alheias saberei melhor conviver e com a coragem que tenho, assumirei claramente o Amor que tenho por todos os meus familiares, amigos e conhecidos. Não estou esperando reconhecimento de ninguém nem tão pouco desejo que percebam que estou mudando; estou fazendo a parte que me cabe nessa Vida, com humildade, integridade, serenidade, satisfação , muito Amor, dedicação e Perdão.

2007-01-15 13:28:26 · answer #4 · answered by Ambiental 5 · 0 0

Consigo perdoar conversar com a pessoa mas não esqueço mas isso não quer dizer que sinto algo de ruim por ela, apenas não vai ser mais como antes beijoss

2007-01-15 13:04:13 · answer #5 · answered by Kel em busca da onda Perfeita 6 · 0 0

me amo muito pra não perdoar.
consigo perdoar por mim mesma.

2007-01-15 10:14:00 · answer #6 · answered by Satori 6 · 0 0

Perdoar é libertar

perdoar é saber que erro, falho e machuco também.

perdoar é aceitar as dificuldades - as minhas e as os outros

é ter a certeza de que amanhã irei receber de volta esse mesmo gesto, quando for a minha vez

perdoar é saber tbm que tenho direito de escolher e me preservar

e de que não preciso ficar do aldo de quem me magoa repetidas vezes

perdoar é prestar atenção nas minhas atitudes

é aceitar que as dores e perdas fazem parte da vida

è não levar tudo á sério, nem agredir quem me diminui

Perdoar é ter uma compreensão global, colocando as coisas na sua devida proporção

è ter a sabedoria de sair do jogo, quando a partida acabou e eu perdi

é aceitar as derrotas da vida

Perdoar e entender que somos humanos, sofremos, e , um dia, fomos crianças desassistidas em nossas próprias carências

É saber que cada pessoa é unica e tem direito a escolhas diferentes das minhas


É saber que tbm sou diferente, por isso nao tenho direito de julgar ninguem

É saber que o mundo nao gira ao meu redor e nem tudo o que acontece me diz respeito

Perdoar é entenmder que o proprio universo se encarrega de trazer a colheita de cada um

Perdoar é libertar minha alma para que ela possa me mostrar a beleza de estar vivo

2007-01-15 09:42:01 · answer #7 · answered by Eu 3 · 0 0

sabe o q eu acho?
que estamos aqui pra exercitá-lo.(perdão)
as vezes eh quase impossivel perdoar, e qdo não se perdoa, fica a magoa, rancor, ressentimento e vezes vira odio.

2007-01-15 09:21:21 · answer #8 · answered by ? 4 · 0 0

Perdoaria, o perdão éum dos caminhos mais iluminados que existe.

2007-01-15 09:21:19 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

já fui mt ferida e humilhada. o pior foi a humilhação de me dizer q os 2 anos n tinham significado nada p ele. senti 1 ódio tremendo, até pq o ajudei mt. depois veio a raiva de ter sido tão parva: perdi tempo, dei o meu melhor a quem n mereceu! agora já n o odeio,pq se odiá-lo vou estar c ele sempre no meu pensamento e ele n merece q pense nele. já o ajudei depois disso. deve ter sido p ele 1 bofetada, pq ele viu q eu n era cm ele, ou seja sou melhor pessoa q ele alguma x será.perdoei p o meu b estar, p me sentir leve, de consciência leve, mas nunca vou esquecer o q ele me fez e disse e por isso ele n voltará jamais a ser alguém especial p mim.

2007-01-15 09:16:01 · answer #10 · answered by lucia portugal 4 · 0 0

Perdoar de coração mesmo é dificil , esquecer pode até ser , mas o q vc sente até hoje quando lembra do fato é q conta mesmo

2007-01-15 09:05:45 · answer #11 · answered by Thi 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers