A técnica do canto consiste em apoiar todo o fôlego no diafragma, músculo do abdômem q controla a nossa respiração quando estamos dormindo.
Para contrair esse músculo, faça força como se estivesse no banheiro fazendo o "número 2" (é, isso mesmo!), deixando o ar sair pela boca... Para retomar o fôlego, é só relaxar bastante o abdômem e manter a garganta totalmente aberta pra q o ar entre naturalmente.. Não respire forçadamente, deixe o diafragma fazer o serviço por vc.. Vc só deve controlar a tensão e o relaxamento do músculo para respirar da forma correta. O peito não deve se mover na respiração, apenas a barriga.
Nunca se deve cantar sem respirar pelo diafragma, senão as cordas vocais podem ser sobrecarregadas e dar calos, rouquidão ou outros problemas..
Para começar, vamos deixar a garganta bem livre e desbloqueada, ponha a língua toda pra fora, faça a força no diafragma (como se estivesse fazendo o número 2!) e fale AAAHHH, EEEHHHH, IIIHHHH, OOOHH, UUUHHH!!! O som vai sair horrível, mas é assim mesmo.. Não precisa fazer isso muitas vezes, só uma vez antes de começar os exercícios já tá bom..
Depois pratique exercícios fazendo a força no abdômem (é a força maior ou menor q vai controlar a altura e a intensidade da sua voz, vc tem q sentir o abdômem durinho) e soltando a voz, com a garganta bem aberta e a língua bem relaxada, paradinha.. Faça AAA, EEE, III, OOO UUU e relaxe a barriga.. Vc vai sentir o ar entrando sozinho. Faça esse exercício várias vezes, sem parar de fazer a força até terminar as vogais. No começo é bem cansativo, mas logo vc se acostuma a contrair o abdômem toda vez q cantar ou fazer um exercício vocal.
Faça bastante esse exercício, e veja o quanto a sua voz sairá mais alta (impostada) se vc fizer mais força.
Depois que vc estiver craque em controlar o diafragma, é hora de treinar as notas musicais..
Mas pra isso, é necessário ter um piano ou teclado pra ir tocando as notas em ordem e seguindo o som delas. Tente arranjar um teclado emprestado se vc não tiver, e sempre faça os exercícios vocais de pé, nunca sentada!
Caso vc não saiba, as notas musicais são 7, na seguinte ordem: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. As escalas são divididas por essas 7 notas. Se vc pegar o teclado e tocar as primeiras 7 notas (da esquerda), terá tocado uma escala, de dó a si. Se tocar a oitava nota, estará no dó da escala seguinte, de tom mais agudo q a anterior..
Vamos começar..
- Exercício 1:
Primeiro escolha o dó mais grave (grosso) que vc consiga imitar (tente cantar o tom igualzinho). Depois q encontrá-lo, vc começa o exercício com ele. Toque dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó (esse dó já será o da escala seguinte) e cante acompanhando a subida de cada nota. Depois volte exatamente o contrário do q vc tocou: dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó. Cante as notas à medida q as toca, e não esqueça a força no diafragma! Depois q estiver de volta ao dó em q vc começou, pule pro dó da escala seguinte, e comece de novo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.. (relaxe a barriga pra tomar fôlego) .. dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó..
Vá fazendo isso e subindo as escalas, uma a uma, o tom será cada vez mais agudo (fino). Vá subindo até não conseguir mais cantar a nota. Repare que, à medida que o tom fica mais agudo, vc precisa fazer mais força no abdômem pra cantá-lo, e ele vai sair mais alto..
Treine até conseguir cantar as notas certinho, sem desafinar.. Depois troque o dó-ré-mi pelas vogais, faça com A, E, I, e assim por diante, uma de cada vez...
- Exercício 2:
É praticamente a mesma coisa do exercício 1, mas vc não tocará todas as notas, do dó ao dó.. Vc deve tocar: dó, ré, mi, fá, sol (e depois começa a voltar) fá, mi, ré, dó. Viu a diferença? Cante forçando o abdômen e acompanhe, escala a escala, da mais grave à mais aguda q vc conseguir cantar: dó, ré, mi, fá, sol, fá, mi, ré, dó. Sempre q sentir q o fôlego está acabando, relaxe a barriga rapidamente pra encher os pulmões, contraia novamente e continue..
Depois troque as notas por aaa, eee, iii, ooo, uuuu, uma de cada vez...
Treine muito esse exercício, faça-o sempre antes de cantar pra aquecer a voz...
Os exercícios vocais são basicamente assim. Vc toca as notas em ordem, cantando-as, e subindo as escalas. Depois vai até onde der e volta novamente até o tom mais grave.. Vc pode fazer isso de várias formas, inclusive
tocando somente as "notas pretas" do teclado, use a criatividade pra criar seus próprios exercícios de subida e descida de tom.. Se puder, peça a um professor de canto pra lhe ensinar alguns exercícios, que vc deve fazer em casa 1 vez por dia...
Depois que estiver bem afinada e com o diafragma treinadinho pra contrair e relaxar rapidamente e na hora certa, troque as vogais por sílabas, como lalala, rerere, mimimi, popopo, fufufu e etc..
E depois de treinar bastante, vc já pode começar a cantar suas músicas preferidas, nunca esquecendo de manter o abdômem contraído, fazendo mais ou menos força de acordo com o tom e o volume de voz que vc precisa, e prestando atenção na afinação..
Faça pelo menos o exercício 2 com as vogais antes de cantar, aquece a voz e melhora muito o desempenho..
Demora bastante pra gente se acostumar à técnica e conseguir aplicá-la naturalmente, mas vale a pena..
Se vc não conseguir entender alguma coisa, ou não conseguir fazer os exercícios, procure um professor pra lhe dar umas dicas...
Esse é o básico do canto, que vc aprenderia com qualquer bom professor, mas é claro que não dá pra virar um pavarotti só com essas dicas.. Mas se vc aprender tudo direitinho e conseguir desenvolver uma boa técnica, já é meio caminho andado.. ; )
Obs: comer um pedaço de maçã antes de cantar é realmente bom, mas nunca faça gargarejos com coca-cola, isso irrita as pregas vocais! não coma chocolate ou beba café antes de cantar,eles engrossam a saliva e prejudicam o desempenho.. e evite o fumo, pois engrossa a voz nas mulheres..
2007-01-15 13:36:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋