English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em alguns países é proibido negar (ou questionar) o Holocauto. A Alemanha é um deles, e agora este país quer estender esta lei a todos os países da União Européia. Os críticos dizem que isto vai contra a liberdade de expressão, mas quem é favorável diz que deve-se coibir o anti-semitismo .
Recentemente o Irã promoveu um congresso internacional sobre o Holocauto no qual os fatos históricos referentes a ele foram questionados. Proibir o questionamento de qualquer fato histórico não é agir contra a própria História?

2007-01-15 08:25:00 · 17 respostas · perguntado por fabi 4 em Artes e Humanidades História

17 respostas

A pergunta não é quem abomina ou acha ruim o holocausto. Até porque imagino que, no Brasil pelo menos, critica severamente (como deve ser criticado) o holocausto.

A pergunta é "proibir o QUESTIONAMENTO histórico do holocausto". Isso é ridículo. É como proibir que alguém pense em algo contrário ao que é imposto, ou proibir que você tenha idéias e pense diferente do que é considerado normal.

Quem quiser, questione, as provas são praticamente irrefutáveis, mas não se pode proibir quem pensa o contrário.

2007-01-15 08:38:24 · answer #1 · answered by ninjagaiden777 3 · 1 0

Deve-se estudá-lo como mas um fato histórico da 2 Guerra Mundial. E também entender que os alemães não são monstros ou demônios, ou seja aquilo poderia ter acontecido com qualquer povo da Terra, como aconteceu. Sabe-se que os nazistas apenas imitaram os turcos que décadas passadas assassinaram 1 milhão de armênios. Sem falar das milhões de pessoas ao redor do mundo que também tiveram o seu holocausto. Aqui no Brasil os negros e os índios foram perseguidos, escravizados, humilhados, transformados em bicho ou sub humanos. E os Índios ainda passam por isso.
Então o que faz do nazista ser pior que agente? Nada, pois infelizmente nós somos hipócritas em não reconhecer os piores e mais cruéis dos nossos erros.
E hoje os descendentes dos judeus que sofreram nos campos de concentração exercem o papel do forte sobre o mais fraco(palestinos) gerando volência e ódio. Será que daqui há 50 anos as crianças vão aprender essa realidade ou que os judeus reaveram os seus territórios expulsando os terroristas e criminosos arábes que recrutavam até crianças, e finalmente levaram o Oriente Médio à paz? Aquele filme A Queda-as últimas horas de Hitler traz um Hitler bem humano, nada de um demônio com chifres soltando pragas, o objetivo da produç~`ao era ser o mais fiel possível à História, mas também demonstrou que colocando esse líder no mesmo nível que o nosso, prova que qualquer um pode ser um novo Hitler. Uma boa pista está no filme que conta a vida de Chaplin, na cena em que um oficial nazista visita os EUA e conhece o famoso comediante numa festa, Chaplin o ridiculariza, enquanto que o resto dos convidados (americanos ricos) o protegem. É muita hipocrisia nossa acreditar que so os nazistas achavam que os judeus eram uma raça inferior.
E por que será que somente uma minoria fala que outros grupos também foram massacrados nos campos? É verdade que os judeus eram a maioria das pessoas, mas ciganos, comunistas, deficientes mentais e físicos, anões, homossexuais e testemunhas de Jeová també sofream nas câmaras gás e nos fuzilamentos em massa. ë impossível esquecer desse fato mas não podemos ignorar os outros holocaustos e como podemos cooperar com isso. É aterrorizante mas é a verdade.

2007-01-15 22:27:02 · answer #2 · answered by Arans 3 · 2 0

Gostei da analogia.Então os negros vão querer proibir de se falar no tempo das escravidão.

2007-01-15 17:51:26 · answer #3 · answered by Puma 79 3 · 1 0

Eu acho que os judeus são o povo mais milindrado do mundo...
E se os negros proibirem de se falar de escravidão...

E ainda fazem lobby judeu no mundo...

2007-01-15 17:16:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

O PENSAMENTO É LIVRE.

2007-01-15 16:54:49 · answer #5 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 1 0

Muitas coisas nao se fala da segunda guerra mundial. De mais de 1 milhao e 200 mil soldados alemaes que se entregaram aos americanos e morreram em campos de concentracao americano de fome. Das centenas de milhares de mulheres alemaes que morrerm durante estrupos coletivos realizadas por tropas aliadas durantes meses apos a invasao da alemanha. Bem como o estrupo de Nanking onde mais de 300 mil chinesas foram estrupadas durante uma semana por tropas japonesas. Tem muito panos quentes por ai, a historia e' escrita pelos vencedores.

2007-01-15 16:39:46 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

o holocausto foi bem sombrio, mas deixar de estudá-lo questioná-lo e voltar a viver na idade media. acho importante discutir todo fato historico.

2007-01-15 16:36:53 · answer #7 · answered by well 4 · 1 0

Pra mim é 'proibido proibir' sempre.
Porém, acho um absurdo o que algumas pessoas dizem: que o Holocausto foi manipulado pelos Judeus, que não foi bem assim como mostrado, que o número de mortes foi muito menor...
Eu acho esse tipo de afirmação completamente absurda, preconceituosa e uma afronta aos Judeus e às famílias que prederam tudo nessa tragédia.
Discutir é válido, sim, mas com um mínimo de respeito ao sofrimento humano. E claro, com "provas concretas', embasamento histórico, científico...
Se alguém puder provar que o Holocausto não foi tão terrível como pensávamos, se os algozes tiverem sido heróis e não vilões, teremos que aceitar essa nova versão. Até lá, enquanto não provarem o contrário, eu fico com a versão original dos fatos.

2007-01-16 13:31:56 · answer #8 · answered by Akasha Ishtar 3 · 0 0

Voce está coberta de razão. O anti-semitismo sempre existiu (mesmo antes de Cristo) e não é de uma hora para a outra que ele vai acabar.
Não adianta fazer como avestruzes e esconder o passado colocando a cabeça em um buraco.

Os países ocidentais fazem exatamente o mesmo que o Hitler fez na Alemanha nazista. Proibe-se livros como o "Minha Luta", "Os protocolos dos Sábios de Sião" entre outros da mesma forma que os nazistas proibiam e queimavam livros sociais-marxistas em grandes fogueiras na década de 30.

O que vai acontecer é o seguinte (já está acontecendo na verdade). Ao proibir o questionamento histórico do Holocausto, os jovens começam a indagar "Por que não podemos falar sobre isso? Nossa geração não cometeu o holocausto e não temos que pagar por nada"

Já há revisionistas questionando o número real de judeus mortos nos campos de exterminio. Dizem eles que o número de judeus foram extremamente inflado para que pudessem receber indenizações pesadas do governo alemão além de criar o Estado de Israel pelos sionistas.

Há alguns que citam como exemplo, que no maior campo de extermínio, não era possível matar mais de 10.000 por dia (a capacidade dos fornos crematórios) e portanto, não seria possível matar mais de 365.000 por ano (o que difere bem do número de 6 milhões).

Outro exemplo mais sólido é a população judaica que era estimada em 14 milhões antes da guerra e de mais de 17 milhões no pós-guerra. Como explicar isso?

Por que pagar eternamente? Devemos lembrar que morreram mais de 20 milhões de soviéticos ... mais de 8 milhões de alemães, a população polonesa praticamente desapareceu (Varsóvia foi arrasada até o último tijolo) ... todos sofreram, alguns muito mais que os judeus. De TODOS os que sofreram, somente os judeus pedem indenizações financeiras!!!

Não é a toa que o anti-semitismo volta a crescer no mundo inteiro! (exemplos na França, Argentina, Alemanha, Aústria e claro no Oriente Médio)...

2007-01-15 23:29:18 · answer #9 · answered by KMare 7 · 0 0

impossível proibir, nem em ditaduras e possível. Porem acho que os judeus não aprenderam a lição, porque fazem a mesma coisa com os palestinos, e ainda tem coragem de chamar esse massacre de guerra. enfim estoria, historia e Historia, grandes diferenças

2007-01-15 17:41:57 · answer #10 · answered by jeffrey 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers