English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por que as pessoas, em vez de cooperativismo, adotam a competição para motivar e recompensar seus pares e subordinados?
Será tão difícil perceber que podemos ganhar muito mais nos ajudando do que brigando dentro do próprio grupo? E não me venham falar de capitalismo, pois tem como realizar uma competição justa entre grupos, de forma a cooperar pelo bem-estar geral, como, por exemplo, empresas de tecnologia que, por competirem, fazem a sociedade como um todo, ter acesso a novos tipos de tecnologia sem uma denegrir a outra, deixando-nos sempre opções.
Não seria mais coerente eu tentar subir pelo meu próprio esforço em vez de tentar derrubar um outro ou pisar em um terceiro para que, de repente, me vejam? Acredito que minha própria luz pode se destacar, quando eu me dedicar o suficiente para isso, sem pensar no prejuízo do outro como objetivo.

2007-01-15 06:41:53 · 5 respostas · perguntado por ** - .. - Tinkerbell - .. - ** 1 em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

Amiga, você conhece a famosa teoria da "mão invisível" ?em que muitos insistem dizer que acabou... mas não é o que vemos por aí. As tais " regras éticas" estabelecidas há dois séculos atrás por, Adam Smith: que cada indivíduo busque, da maneira mais implacável possível, seu interesse egoísta, sem prestar atenção a seu próximo, e a mão invisível do "deus-mercado" cuidará do resto, trazendo harmonia e prosperidade a toda a nação.
Infelizmente posso afirmar que tal Teoria de Adam Smith ficou apenas no ar (quanto a questão MORAL E SOLIDARIEDADE). "dá até vontade de rir"
Esta civilização do dinheiro e do capital transforma tudo em mercadoria - a terra, a água, o ar, a vida, os sentimentos, as convicções -, que se vende pelo melhor preço. Até as pessoas ficam submissas à mercadoria, pois subverte a relação humanitária pessoa-mercadoria-pessoa? Agora, a relação predominante é mercadoria-pessoa-mercadoria. A grife da camisa que visto me imprime valor. Em outras palavras, se chego à sua casa de ônibus ou bicicleta, tenho um valor X. Se chego de BMW, tenho um valor A. Sou a mesma pessoa e, no entanto, a mercadoria que me reveste me imprime mais ou menos valor, reidificando-me? Será que sou aquilo que tenho? E aquilo que sou não interessa a mais ninguém?
O espaço é pequeno para falar de tal tema...
que significa "moral"? Antes de tudo, liberdade de expressão, de organização, de pensamento, de crítica, de manifestação duramente conquistada por séculos de lutas contra o absolutismo, o fascismo e as ditaduras. Mas, também, e hoje mais do que nunca, a liberdade em relação a uma outra forma de absolutismo: a ditadura dos mercados financeiros e da elite de banqueiros e empresários multinacionais que impõem seus interesses ao conjunto do planeta. Uma ditadura imperial sob a hegemonia econômica, política e militar dos Estados Unidos, - única superpotência global - que se esconde por detrás das anônimas e cegas "leis do mercado", e cujo poder mundial é bem superior ao do Império Romano ou dos impérios coloniais do passado. Uma ditadura que se exerce pela própria lógica do capital, mas que se impõe com a ajuda de instituições profundamente antidemocráticas? Antagônica e conveniente situação. O conceito de "libertação nacional" é insuficiente para dar conta deste significado atual da liberdade, que é, ao mesmo tempo, local, nacional e mundial, como o demonstra tão bem este movimento EGOÌSTA? complicado... Só o tempo poderá dizer alguma coisa...

2007-01-15 08:46:07 · answer #1 · answered by Renata 6 · 0 0

Sabe qual é o problema?é que a gente julga de mais as pessoas antes de tentar entendê-las.Muitas vezes se alguem é mediocre com você a primeira coisa que faz é detestá-lo mas ja parou pra pensar que de alguma forma poderia ajudar a pessoa se mantesse a calma e conversasse um pouco as vezes é so disso que ela precisa,afinal somos seres humanos e todos temos aqueles dias de cão...

2007-01-20 04:53:45 · answer #2 · answered by jociely priscila s 1 · 0 0

eu concordo plenamente com você, mas o ser humano ainda tem muito a evoluir, o que nos resta a fazer é tentar melhorar sempre, ter cada vez mas qualidade de vida, e fazer a nossa parte pelo bem coletivo e universal.

2007-01-15 10:53:38 · answer #3 · answered by Mariana.... 4 · 0 0

Tinkerbell!
O espirito de competição é a mola propulsora do progresso...
No teu caso, pelo que prescinto, o que não está correto é a forma em que competem em tua empresa...
Que alguem entorpeça o ascenso de pessoas mais capacitadas, a cargos superiores aos seus, não pode levar nenhuma empresa a progressar... e deve ser levado ao conhecimento de seus superiores.

2007-01-15 07:02:05 · answer #4 · answered by omeirelles 6 · 0 0

Porque são realmente subordinados a pessoas de pensamento mesquinho e medíocre, antigo, e tapados.
Um exemplo REAL de que tudo pode ser melhor se prevalecer o cooperativismo é a empresa GOOGLE.
Voces já devem ter visto que eles tem de tudo; auxílio em tudo, até podem levar roupas para lavarem na empresa! Tem academia na empresa, tempo para café, cooperação entre parceiros, etc. E o resultado? Nem precisa dizer, é uma empresa maravilhosa e que funciona e só faz crescer.

2007-01-15 06:51:14 · answer #5 · answered by ? 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers