Os raios dos níveis de energia (camadas) realmente não podem ser mudados como dito anteriormente pois são discretos (ou seja, existem posições entre as camadas que não podem ser ocupadas), porém os elétrons podem receber energia (a partir de uma outra partícula (geralmente fótons ou elétrons) que foi "lançada em sua direção") e mudar de nível de energia, mas fazendo isto o átomo ficará excitado e "puxará" algum elétron, (não necessáriamente o mesmo) emitindo a energia (na forma de luz, visível ou não) absorvida de forma a ficar em seu estado de menor energia.
Este processo pode acontecer inclusive em "parcelas". Num exemplo simples um elétron da camada K é excitado e vai para na camada N, então um elétron da camada M é puxado para a camada K, emitindo um fóton com a energia (cor) igual a diferença de energia da camada M para a camada K, em seguida um eletron da camada N "caí" para a camada M, emitindo um outro fóton com energia igual a energia da camada N menos a energia da camada M.
2007-01-18 05:54:43
·
answer #1
·
answered by Ferrão 2
·
0⤊
0⤋
Não. A questão é que, de acordo com de Broglie, as camadas dos elétrons são definidas a partir do comprimento de onda dos elétrons, que é relacionado ao momento do elétron de acordo com a lei de de Broglie. Ou seja, cada camada deve conter um número inteiro do comprimento de onda, senão o átomo se torna estável.
Na verdade, esta foi uma das primeiras explicações do porque as camadas dos elétrons são definidas. Depois disto, várias questões foram colocadas na mesa para poder explicar o espectro de absorção e emissão de radiação nos átomos. Com o advento da Mecânica Quântica, descobriu-se que estas camadas são apenas as camadas com maior probabilidade de se encontrar o elétron e que ela deponde não só do comprimento de onda deste mas das condições externas a este elétron.
Assim, a melhor explicação do porque estas órbitas são definidas e não podem ser mudadas é pelo fato de que a energia é quantizada, dada em pacotes, de forma que apenas algumas configurações são permitidas.
2007-01-15 16:34:17
·
answer #2
·
answered by Ednilton S 2
·
0⤊
0⤋
Na verdade naum existe um raio atomico especifico, o eletron circula o nucleo atraves de uma orbital (sendo o raio atomico o raio desse orbital), onde ha 99,9% de chances de encontrarmos o eletron dentro desse orbital, ou seja, no 0,1% de chance restante podemos encontrar o eletron ateh o infinito. Porem devido as forcas exercidas pelo nucleo sobre o eletron sempre o encontramos nesse orbital.
Mas devido a presenca de varios orbitais em um atomo esperariamos que os orbitais se sobrepusessem, porem isso nao ocorre devido ao efeito de blindagem nos orbitais provocados pelos eletrons.
Porem o raio atomico de um elemento pode ser alterado, atraves da excitacao de um dos eletrons da camada da valencia, onde esse eletron vai para um nivel superior (outro orbital). Mas devido a instabilidade provocada por essa excitacao, o eletron volta ao seu estado fundamental reemitindo a energia absorvida, na forma de luz, calor, movimento.
2007-01-15 12:34:33
·
answer #3
·
answered by Leonardo Noguchi 2
·
0⤊
0⤋
Para um átomo se manter coeso, é necessário o equilíbrio energético entre prótons, nêutrons e elétrons. Todas as tentativas de se alterar esse equilíbrio geraram divisão atômica em direção a um novo equilíbrio, as partículas remanescentes formando outras matérias.
Só nos gibis da Marvel uma alteração dessas na órbita dos elétrons geraria algo "útil". ; )
2007-01-15 11:30:17
·
answer #4
·
answered by Clio 5
·
0⤊
0⤋
Pelo pouco conhecimento q tenho as camadas de eletróns são divididas em sub nivéis, contendo um numero de eletrons (x)por camada
2007-01-15 11:21:05
·
answer #5
·
answered by meridiou 1
·
0⤊
0⤋
Não se pode alterar o raio de um elétron da camada que ele está, múde a cama da e mudará o raio.
2007-01-15 11:10:50
·
answer #6
·
answered by Sócrates 2
·
0⤊
0⤋