Ao receberem energia, as moléculas se agitam, geram energia e esta energia é convertida em temperatura.
2007-01-15 02:27:24
·
answer #1
·
answered by Brasileiro 5
·
0⤊
3⤋
A pergunta é inteligente. Porém, seria interessante lembrar que a molécula de água é composta por dois átomos diferentes: hidrogênio e oxigênio, na proporção de 2 átomos de hidrogênio para cada oxigênio.
Portanto, os átomos formam as substâncias - e não o contrário!
No caso do ato de se ferver a água, existirá somente alteração no estado físico da matéria, ou seja, estando a água no estado líquido, quando atingir a temperatura de 100º C (seu ponto de ebulição), iniciará a sua mudança do estado líquido para o gasoso - não existindo, portanto, qualquer outra espécie de alteração em relação aos átomos que a compõem.
Cada substância irá possuir seu próprio ponto de fusão e de ebulição. Para o caso da água, tomada como padrão para a confecção de termômetros na escala Celsius, o ponto de fusão será a 0ºC, e o de ebulição, a 100ºC. Portanto, outras substância (como o álcool e o éter, por exemplo) terão outros valores para pontos de fusão e de ebulição.
Sempre que aquecemos uma substância, estamos cedendo energia em forma de calor à ela. Em conseqüência, existe uma expansão em nível molocular que fará com que as partículas que formam a substância se afastem. Com o afastamento entre as moléculas, elas passarão a vibrar com maior intensidade, provocando, dessa forma, a sensação física de calor no sistema como um todo.
Por outro lado, sempre que esfriamos uma substância, estamos retirando energia dela (também em forma de calor). Conseqüentemente, provocaremos uma contração em nível molecular que fará com que as partículas que formam a substância se aproximem uma das outras. Com a aproximação das moléculas, elas passarão a vibrar com menor intensidade, provocando, dessa forma, a sensação física de "resfriamento" no sistema como um todo.
Portanto, "esquentar" é ceder energia a um determinado sistema; enquanto "resfriar" é retirar energia de um determinado sistema.
Sempre que se esquenta um determinado material, provocamos a sua expansão; e, por outro lado, sempre que o resfriamos, provocamos a sua contração.
Leia, muito interessante:
http://www.christus.com.br/infochristus/tabperiodica/propriedades/pfusao.htm
2007-01-15 06:56:39
·
answer #2
·
answered by Prof. Elias Galvêas 6
·
1⤊
0⤋
elas não se dissociam!!!
elas se mantém com a mesma carascerística: H2O;
o que ocorre é uma agitação de moléculas e com isso elas se separam das desmais formando o vapor!!!
o vapor ainda é H2O!!!
quando a água está entre 0 e 100oC á pressão de 1 Atm ela absorve energia térmica e a transforma em calor (este é o calor sensível), logo após atingir esta temperatura toda energia térmica recebia pela água é transformada em energia para ela expandir (calor latente) enquanto a água evapora sua temperatura será constante (se 1atm será = á 100oC)!!!
2007-01-15 02:57:00
·
answer #3
·
answered by Witor L 2
·
1⤊
0⤋
O que acontece é uma transferência de energia da chama (ou outra fonte de calor) que estiver aquecendo a água na panela. Essa energia faz com que as moléculas de água (menor estrutura que ainda tem as mesmas propriedades da substância) se agitem cada vez mais. E as moléculas não se separam, já que o que está acontecendo é só aquecimento, e não uma eletrólise: água (molécula de água) é água em qualquer estado.
2007-01-15 02:30:35
·
answer #4
·
answered by Clio 5
·
1⤊
0⤋
Não. Por essa razao, a de nao modificar quimicamente a substancia, a ebulição da água é considerada um fenomeno físico.
quanto ao fato de ficar "quente", ocorre graças a energia que a agua recebe das chamas do fogao. Lembrando que a ebulição é uma mudança de estado físico endotermica........ ou seja para que ocorra a substancia precisa receber energia!
2007-01-15 02:29:02
·
answer #5
·
answered by Guilherme 1
·
1⤊
0⤋
As moléculas de agua não alteram a sua natureza com a fervura, isso é, continuam H2O.
O aumento da temperatura da agua corresponde a um aumento da energia cinética média das moléculas, ou seja , elas se agitam mais.
Ao atingir o ponto de ebulição, a 100 graus Celsius, as fases líquida e vapor coexistem no interior do líquido, provocando o borbulhamento.
2007-01-15 02:27:34
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nao, a molecula de agua permanece a mesma, o que muda eh a distancia da interacao de uma molecula com a outra.
Durante o aquecimento, as moleculas de agua absorvem energia termica (calor) e a transformam em energia cinetica, devido ao aumento no seu movimento, as moleculas se chocam cada vez mais, facilitando assim sua vaporizacao.
2007-01-15 04:46:08
·
answer #7
·
answered by Leonardo Noguchi 2
·
0⤊
0⤋
Eu acredito que as moléculas não sofram modificação alguma. O que acontece é que o calor aumenta a pressão dentro da panela, e com isso as moléculas ficam mais agitadas. As moléculas de H e O mais aquecidas sobem para a superfície do recipiente, onde você ferve a água, e as moléculas menos aquecidas descem para o fundo do recipiente, o que ocasiona a agitação da água que está sendo fervida.
Espero ter ajudado
Forte abraço
2007-01-15 02:19:01
·
answer #8
·
answered by Francisco P 4
·
0⤊
1⤋
elas säo safadas, esfregando umas nas outras at[e ferver tudo la dentro do paneläo!
2007-01-15 02:21:09
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Os átomos não se modificam não, a diferença é que de 0º a 100º eles ficam unidos e formam a molécula de água, passando de 100º os átomos começam a se separar, apenas isso, não se modificam, apenas deixa de existir uma molécula de água, quando isso ocorre cada átomo vai para um lado, e a água evapora.
2007-01-15 02:18:45
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋