Rolaram umas respostas muito boas.
Olha, eu acho o casamento gay muito legal e importante, garante direitos civis aos casais e facilita a vida de quem quer passar muito tempo ao lado de outra pessoa.
O que me incomoda é essa ser a maior bandeira politica do movimento GLS e eles gastarem tanto tempo reivindicando isso e quase nenhum discutindo outras questoes que para mim seriam importantes (problematizar problemas do proprio meio como a discriminaçao a efeminados, os problemas de conseso sexual, estupro no meio GLBT, infidelidade, relacionamento aberto, etc). Quando essas outras discussoes acontecem elas ficam dentro do gueto GLBT, e sinceramente é esse tipo de problematizaçao que para mim é a maior contribuiçao do universo gls para o hetero. É a partir disso que o movimento GLBT pode ser verdadeiramente revolucionario.
O casamento é importante, mas se ele for a principal bandeira politica, o casamento vai chegar e os GLBTS vao estar tao heterossexualizados que vai ser dificil distinguir um casao hetero de um gay (e nao, eu nao acho que essas equiparaçao seja desejavel, e sim, eu estou exagerando a historia para que a comparaçao fique boa).
Gostaria de ver outras mobilizaçoes, eu entendo o quanto é importantes pros GLBTS demosntrar aos HT's que podemos contruir familia e tals; mas talvez esteja na hora de repensarmos o nosso onceito de familia tambem. E ver que caminho nós desejamos e nao qual vai nos permitir mais aceitaçao...
2007-01-15 05:12:19
·
answer #1
·
answered by ladytron 4
·
2⤊
0⤋
Creio que seja uma evolução quanto à garantia de direitos dos parceiros em relação ao outro, principalmente em relação ao patrimônio constituido em comum.
Creio que deva ser diferenciado dos relacionamentos convencionais pela sua própria natureza atípica, não há que imitar, copiar ou querer ser igual.
A observação do Cachorro louco é bastante oportuna.
Deve apenas preservar o direito à formalização da união e com o passar do tempo e da aceitação social ir se adequando.
2007-01-15 09:38:23
·
answer #2
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
2⤊
0⤋
acho que é evolução de paises com pessoas inteligentes, isso acontece muito nos paises do primeiro mundo, aqui no brasil somos 3o. mundo por isso ainda existe muita discriminação
2007-01-15 11:16:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Nada contra quem é gay ou lésbica, mas eu discordo totalmente desses casamentos homossexuais! Por que se mostram assim deliberadamente o que vamos ensinar as crianças, aos jovens?! Nada!
2007-01-15 10:24:25
·
answer #4
·
answered by Isis Naura 3
·
1⤊
1⤋
Sempre que se você formaliza algum tipo de relacionamento é uma evolução. Pode ser até a assinatura de carteira de trabalho da sua empregada. Antes ela trabalhava informalmente e sem direitos, com a carteira ela ganha presença formal junto às instituições como Min.Trab. / INSS e etc.
O mesmo vale para a união gay. Se homens e mulheres vivem juntos sem formalizar o casamento, todo mundo acha aceitável. Quando o casal percebe que o relacionamento está mais sólido, o patrimônio começa a se formar, a idade começa a ser uma preocupação, muitos se casam para dar garantias ao parceiro sobrevivente e, até mesmo, para regular e orientar um eventual processo de separação.
Então porque não pode haver um casamento civil gay? Qual a diferença? Eles não podem se preocupar em como o parceiro sobrevivente viverá? Eles não tem direito aos mesmos cidados que a legislação tem com os heterosexuais em caso de separação ou morte de cônjuges?
Agora, eu não acho que seria a grande igualdade que você diz porque isso não vem com papel passado. Será apenas o reconhecimento formal da sociedade de que aquela união existe de fato. (Quando as mulheres ganharam direito de voto ganharam tamém a igualdade total? Ou ainda estão batalhando por mais e mais espaço?).
Quanto a reproduzir uma estrutura social ultrapassada e que está em "franco proceso de decadência", acho que apenas uma opinião. Não concordo com ela.
Quando ao que o outro cara respondeu, associando ao problema de procriação, acho que ele navegou muito. Procriar é um problema biológico e não um problema jurídico e social. Se os gays querem criar família que adotem crianças ou usem métodos de fertilização com doadores e etc. Ele perguntou o que seria do futuro sem a procriação...o que ele entendeu? Que a lei que permite casamento gay ia fazer com que não houvesse mais união heterosexual? O cara surtou...
2007-01-15 10:23:43
·
answer #5
·
answered by Ricardo 6
·
1⤊
1⤋
É a mais pura evolução!
Eu sou imensamente a favor !!!!
2007-01-15 10:10:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
retrocesso? sei não quem sou eu pra julgar....
2007-01-15 10:03:24
·
answer #7
·
answered by Mily 5
·
1⤊
1⤋
E V O L U Ç Ã O
2007-01-15 09:42:13
·
answer #8
·
answered by Carlinha Nogue 2
·
1⤊
1⤋
A questão nesse caso não é se a instituição do casamento é boa ou ruim, até porque a decisão de casar ou não é absolutamente pessoal. A questão é da equivalência de direitos. Um casal heterosexual formalmente casado tem váaaaaarios direitos que um casal gay não tem, mesmo que (na minha opinião) constituam uma unidade familiar. Mas o que eles vão fazer com esses direitos é problema de cada casal.
2007-01-15 09:39:48
·
answer #9
·
answered by leticia25 5
·
1⤊
1⤋
Respondo a sua pergunta com outra pergunta : - Quais seriam as vantagens desse tipo de casamento para a sociedade ? O que seria do futuro sem dar continuidade à procriação ? Acho que a MÍDIA está dando muito valor e importância a esse fato e, de uma forma ou de outra está até mesmo incentivando esse tipo de coisa ! Não digo que teria de combater , mas também não precisava fazer tanta propaganda !*
2007-01-15 09:37:59
·
answer #10
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
1⤋