Companheira internauta, ninguém deve julgar a ninguém , é melhor sermos severos no julgamento conosco mesmo e leves , amenos com os outros. Não faça aos outros aquilo que não gostaria que fosse feito a voce.Tudo lhe é permitido, você tudo pode; mas nem tudo lhe será lÃcito e bom, nem tudo lhe fará bem.Assim mando-lhe um estudo sobre causas e efeitos, ação e reação. Faça boa reflexão e um abraço.
Ação e reação – Causa e efeito.
Uma das mais famosas leis da Ciência, pode ter dado um “tiro de misericórdia” nos que descrêem da Lei de
Causa e Efeito; a 3a.Lei de Newton: “A toda ação corresponde outra igual e em sentido contrário”.
Podemos concluir que todo indivÃduo que não acredita na lei de causa e efeito está, automaticamente,descrendo da 3a.Lei de Newton .
Daà se um determinado efeito teve efeito inteligente com certeza originou também de uma causa inteligente. Partindo desse princÃpio, o Professor Hippolyte Leon Denizard Rivail –“Allan Kardec”-curioso,Céptico e sério, iniciou à partir de 1854 estudos pelas manifestações das mesas girantes.
Toda ação tem sua reação e cada escolha tem sua própria conseqüência, a responsabilidade é individual, e intransferÃvel. Nossa Vida não é feita de prêmios ou castigos, é uma conseqüência do aprendizado, diante de escolhas e atitudes. A história da terra é feita por Deus, serve para que os espÃritos aprendam,cresçam e evoluam; A história do homem é feita por suas escolhas (entre o certo e o errado) diante de seu Livre arbÃtrio.
EspÃritos primitivos que vieram habitar a Terra trouxeram em seu ego, cobiça e inveja, entre outros sentimentos. A inveja gerou ciúme, que cresceu e virou medo, e o medo leva á violência. à o ciclo das vibrações inferiores. A violência mostrada em todo o seu horror serve para que os espÃritos possam fazer uma escolha; podem responder com violência ou enfrentar o ódio com compreensão e o medo com consolo. O ódio pode ser enfrentado também com amor; a arrogância com humildade, o egoÃsmo com sacrifÃcio, o medo com a confiança, a crueldade com a compaixão.
“A quem, pois, culpar de todas as nossas aflições senão a nós mesmos? O homem é, assim, num grande número de casos, o artÃfice dos seus próprios infortúnios; mas, em vez de o reconhecer, ele acha mais simples , menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a providência...”(cap.V, item 4 ).
Deus não julga os atos pessoais, mas criou leis perfeitas que dirigem o Universo. Devemos admitir que a vida dá chances iguais para todos através do patrimônio que recebemos chamado Livre ArbÃtrio; a diferença está na credulidade de cada um. Ex: se pensar “ Não posso mudar, é meu carma”; “ Tenho que sofrer muito, são erros do passado”. (Hammed). Como podemos ser felizes, se não for por amor.
No universo tudo é jogo de forças em busca de estabilidade, equilÃbrio, impondo a compensação nas relações humanas( ação e reação; causas e efeitos). Ãquele que por ações ,palavras, rompem esse equilÃbrio, deverá, mesmo penando/ sofrendo, reconstruÃ-lo.
O evangelho não está vinculado a nada que esteja distanciado da prática no dia-a-dia; ele deve estar atado/preso ao vivenciamento diário e constante por cada um.
Costumeiramente, quando recebemos um golpe, revidamos a agressão opondo-nos aos ensinamentos do evangelho. Agindo assim,porém, pode-se afastar os golpes, mas não eliminar os motivos que os produzem.
Querer anular a ação praticada ao invés de corrigir os motivos (valores individuais) que a causou é um erro.
Não é possÃvel alguém sofrer um ataque , se não tiver, com os próprios erros, deixado uma porta aberta; um organismo fragilizado( no psicossomático )permite a invasão de golpes e dos micróbios(vÃrus,bactérias,etc).
Mesmo que uma pessoa não saiba qual é o objetivo de sua vida, ela deve saber como viver. Um operário pode não saber, necessariamente, qual é o objetivo de seu trabalho, mas se for um bom operário, há de saber como fazer bem o que tiver de fazer.
Sempre que o personalismo (egoÃsmo,preconceito,pré julgamento) fizer-se impor de um sobre o outro, o espÃrito de inteligência e fraternidade estará findado.
O progresso intelectual gera, quase sempre, o progresso moral, fazendo o homem compreender e melhor escolher o bem e o mal. Quanto maiores opções tiver pelo conhecimento, maiores serão suas escolhas pelo Livre arbÃtrio; respectivamente terá o homem aumentado sua responsabilidade por seus atos.
O Livre arbÃtrio é a expressão da vontade do EspÃrito no discernimento de seus pensamentos e ações.
Os EspÃritos reveladores diz-nos: que o próprio espÃrito faz, na maioria das vezes, a escolha, no uso de sua liberdade, de determinadas provas que deve sofrer no plano fÃsico, como resgate ou aperfeiçoamento.
Sem o livre arbÃtrio o homem não teria culpa na prática do mal, nem mérito na prática do bem.
Santo Agostinho, já no séc.IV de nossa era, considerava o livre arbÃtrio como dom de Deus e que o seu bom ou mau uso levaria o ser humano à felicidade ou à desdita.
Se o indivÃduo procura escurecer, conscientemente, suas faculdades de discernimento, através de drogas, álcool,etc, sua responsabilidade será duplica, já que procurou anestesiar de propósito sua razão.
Há uma inclinação muito grande, por parte de várias doutrinas/ religiões em fazer os seres humanos acreditarem que o poder divino , Deus, distribui sua graça privilegiando uns em detrimentos de outros e que cabe ao homem aceitar, conformar-se, com a vida que recebeu e que após a morte será conduzido ao céu ou ao inferno; não a nada a ser feito uma vez que ele está subordinado as contingências às quais não pode fugir,
ou sejam: estaria preso ao fatalismo absoluto, o determinismo ou a predestinação.
Sem o livre arbÃtrio o homem não teria culpa na prática do mal, nem mérito na prática do bem.
Jesus, combinando a sua extraordinária sabedoria como o seu excepcional poder de sÃntese, definiu perfeitamente a lei de causa e efeito: “A cada um conforme seus próprios atos; a plantação é livre, mas a escolha é obrigatória; o mal é necessário, mas ai daquele por quem vem o mal”
Na realidade, a lei de causa e efeito faz retornar a cada um e a todos, infalivelmente,inexoravelmente, seja quem for, o efeito similar de cada ação cometida seja consigo mesmo ou com outros. Alguns espiritualistas chamam a lei de causa e efeito de lei de retorno similar.
A lei de causa e efeito concederá aos endividados cármicos tantas oportunidades de reabilitação quantas sejam necessárias, principalmente através das reencarnações sucessivas; nunca será concedida a “ultima
Chance” para nenhuma criatura divina.
Na prévia programação de cada vida fÃsica nossa, não é incluÃdo o acerto de contas “ cobranças” da totalidade dos nossos débitos cármicos existentes, mas apenas aquela parcela meticulosamente calculada que cada um seja capaz de suportar com o máximo esforço e com chances de conseguir um positivo resultado evolutivo naquela encarnação. à uma legislação criada por Deus, que tem a finalidade de manter a justiça e equilÃbrio perfeito no universo.
ECOS DA VIDA
Um filho e um pai caminham por uma montanha, de repente, o menino cai, se machuca e grita: - Aii!!!
Para sua surpresa, escuta sua voz se repetir em algum lugar da montanha. Aii!!!
Curioso o menino pergunta: - Quem é você? E recebe uma resposta: - Quem é você?
Contrariado grita. - Seu covarde! E escuta como resposta: - Seu covarde!
O menino olha para o pai e pergunta aflito: - O que é isso? O pai sorri e fala:
- Meu filho preste atenção. Grita o pai para o espaço na montanha. - Eu admiro você!
A voz responde: - Eu admiro você! De novo o homem grita: - Você é um campeão!
E a voz responde: - Você é um campeão! O menino fica espantado e não entende, então o pai explica:
As pessoas chamam de ECO, mas, na verdade, isso é vida . A vida lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros. A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade, que você desejou, praguejou as pessoas que lhe cercam.
Nossa vida é simplesmente um reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, felicidade, crie mais amor, harmonia compreensão, no seu coração.
Se agir assim, a VIDA lhe dará FELECIDADE, SUCESSO, AMOR, das pessoas que lhe cercam.
2007-01-15 14:22:16
·
answer #10
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋