English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho 13 anos, nenhum problema sério com minha mãe que é maravilhosa, até a chamo de mãezinha. Mas eu queria ser mais independente. Ela é muito carinhosa, participa muito da minha vida, só que controladora. Quando quer que eu faça uma coisa que eu não quero, ela sempre senta comigo, acaricia meus cabelos e começa sempre assim, "amorzinho, escuta" , e aí diz o que quer que eu faça e porque. Se eu reclamo ela diz, amorzinho, vc sabe que eu tenho razão e quando tá decidida não volta trás, pesar de ser muito compreensiva e carinhosa. Na realidade tá dando ordens, né?, só que de forma carinhosa. De fato assim cria muito mais boa vontadde para obdecer e mesmo quando fico chateada o carinho me desarma e eu acabo obedencendo. Já disse que ela é muito chata mas nunca fiz uma malcriação feia. Hoje à noite ela quer conversar comigo sobre uma coisa que não quero, já sei, vai conversar na cama, pra criar aquele clima bem maternal e me dizer com todo amor que vou ter que fazer o que ela quer

2007-01-15 01:18:30 · 2 respostas · perguntado por Marta M 1 em Família e Relacionamentos Família

Brigar não é uma boa solução não, né?

2007-01-15 01:19:26 · update #1

2 respostas

Olha, lindinha... independência é uma coisa que a gente conquista, não que a gente simplesmente ganha de bandeja. Você ainda é sim muito novinha e ainda tem muito a aprender. Quer ser mais independente? Então prove que merece e é capaz. Quando sua mãe for conversar com você, ouça, pese o que ela diz e veja no que ela tem razão e no que não tem. Argumente como um adulto, não diga coisas como "mas eu quero" ou "todo mundo faz isso". Além do mais, se você acha que está pronta para fazer uma coisa, tem que estar pronta também para assumir TODAS as conseqüencias.

De resto, entenda que o trabalho da sua mãe é ser chata mesmo. Com o tempo você cria seus próprios limites, mas agora ela tem a obrigação de colocar os dela para você. Faz parte.

Por fim, lembre sempre que você sempre tem a opção de desobedecer, levando em conta que vai sofrer as consequencias. Pense BEM e veja se vale a pena. Se achar que vale, vá em frente.

2007-01-15 02:09:05 · answer #1 · answered by leticia25 5 · 0 0

A Letícia tá certa, na minha opinião.

Conquiste seu espaço aos poucos...e não perca a confiança da sua mãe...se ela a trata assim é pq se preocupa com vc.

Se ela sentir que não pode confiar em vc vai ser pior ainda pra vc conseguir sua parcela de liberdade.

Eu sei que é difícil...mas, nesse caso, devagar vc chega bem mais rápido.

Bjs

2007-01-15 11:38:25 · answer #2 · answered by Clair R 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers