Estou fazendo esta pergunta a pedido de um amigo. Sua filha de 23 anos há 10 anos não fala com ele. Na ocasião, era adolescente rebelde aprontou, desrespeitoiu e ele bateu nela. Desde então a relação não melhorou, apesar de que ele tentopu tudo, menos pedir desculpas. A filha dele é hoje formada em Biologia, é pessoa querida, de muito bom coração e profissional competente. Excelente pessoa, mas não perdoa o pai, não o aceita, recusa conciliação. Realmente ficou marcada. As versões dos dois coincidem, forma umas chineladas, só que ele julga que na ocasião tinha que fazer aquilo e ela acha que foi uma violência, uma humilhação e riscou-o da vida dela. Não aceita os arrgumentos dele, nem aquelas argumentações de que pais são sempre pais, nos criaram com amor, etc. De meu amigo, parece que a única lembrança é aquele fato triste. Ele deve desistir da filha ou continuar tentando? Deve pedir desculpas?
2007-01-14
22:25:11
·
19 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Se ele julga ter errado e imprescindível que ele peça desculpas, mas só pedir desculpas não é necessário. É preciso mostrar arrependimento e que se pudesse voltar atrás resolveria a situação de outra forma. Se a reconciliação é tão importante para ele, e é o que me parece tem que fazer de tudo para que isso aconteça, sem medo. Sem pensar no que os outros vão pensar ou dizer. E se nenhuma das tentativas der certo pelo menos ele vai ter a consciência que tentou e que a parte dele foi feita, e se ele não consegui seu objetivo é porque a outra parte (a filha) não quis. E se ela não quiser ele pode fazer de tudo que a situação não vai mudar.
2007-01-14 22:37:00
·
answer #1
·
answered by Lindinha 2
·
2⤊
0⤋
Sim, deve pedir desculpas à filha e fazer o melhor por ela.
2007-01-15 06:36:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
é muito dificil dar este tipo de opiniao...com certeza ele deve sofrer..ela por sua vez tambem....a melhor coisa seria sentar os dois olho no olho e dizer o que cada um tem para falar e ver no que da...vc deve saber pai e mae nunca desistem dos seus filhotes.......beijos
2007-01-15 06:36:24
·
answer #3
·
answered by maria a 4
·
2⤊
0⤋
Um caso muito triste, pois é uma família que se destruiu ...Os laços foram cortados de uma maneira violenta...
Na sua narrativa me parece que o pai agiu daquela forma em total desespero. Foi a maneira que ele encontrou para "endireitar" a filha, pois você não menciona se antes ele tentou com diálogo ou conselhos ...
A filha, por sua vez, já está adulta e não precisa mais do pai para nada nesta fase da vida... Acho dificil ela voltar agora, ele deveria ter pedido desculpas antes...Ela ficou traumatizada, e vai ser muito dificil ela voltar a se relacionar com o pai que agora é um estranho para ela!!!Desistir nunca, mas pelo menos pedir desculpas para um dia o pai morrer com a consciência tranquila. Deve pedir desculpas sim.
2007-01-15 06:36:11
·
answer #4
·
answered by ♥ 7
·
2⤊
0⤋
pedir desculpas não é humilhar é redimir agora o amor nos corações só o tempo pode confirma-lo.
Vai de pessoa para pessoa. O ser humano ainda é egoísta egoncentrista e dificil de se lidar.
O dialogo é coisa mais dificil entre os que tem o dom de falar.
Mas a persitência e a humildade devem dar as mãos nas soluções dos fatos e se chegarmos a uma visão superior iremos ver que a vida é breve e que não vale a pena guardar rancores.
2007-01-15 06:36:00
·
answer #5
·
answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6
·
2⤊
0⤋
Com certeza um pedido de desculpas sincero resolve muitos problemas.
2007-01-15 06:34:51
·
answer #6
·
answered by TATI 5
·
2⤊
0⤋
Se ele ama realmente à filha, deve pedir desculpas.
2007-01-15 06:30:29
·
answer #7
·
answered by MARCELO D 4
·
2⤊
0⤋
reconquistar a confiança e o amor dela sempre, nao deve desistir nunca, e tem que deixar de lado o egoismo e admitir o erro, mesmo sabendo que tenha feito a coisa certa na ocasiao, mas que para a reaproximação dela, seja necessario ele pedir perdao ou desculpas... vai aos poucos, demonstrando interesse pela vida dela, profissao, namoro, casamento, convida para almoçar juntos, cafe, jantar, passear, nao pressiona ela, deixa ela a vontade, aos poucos ela vai sentindo-se mais proxima e mais a vontade com ele, no fundo ela ama o pai com certeza, mas precisa de motivos para poder perdoar ele... entao com calma ele vai preencher esse vazio no coração dela...
2007-01-15 06:41:20
·
answer #8
·
answered by Coyote : - ) 4
·
1⤊
0⤋
é o que sempre digo.
tudo o que os pais fazem os filhos não esquecem, sejam coisas boas ou ruíns.
esse pai escolheu ser lembrado assim, nem venha me dizer que não sabia que bater era errado, pois não cola.
isso de julgar necessário é bala.
deve compreender o erro e só então pedir desculpas.
se chegar dizendo me desculpe, mas você mereceu. eu achei que fazia o melhor ou coisa assim, já era.
2007-01-15 06:38:56
·
answer #9
·
answered by Satori 6
·
1⤊
0⤋
Isso é realmente uma situação complicada!! Na minha opinião eu acho que os dois deveriam ceder um pouco e tentar conversar!! Cada um deles deveria expor o seu lado e entrar num concenso!! Eles tem que agir como duas pessoas adultas e não ficar com infantilidade!! Ele não pode ter feito uma coisa tão grave que a filha não possa perdoar e a filha não pode ter exagerado tanto para o pai não pedir desculpas a ela!! Pense nisso e explique a situação pra ele!! Espero ter ajudado. Um abraço.
2007-01-15 06:38:52
·
answer #10
·
answered by Alisson N 2
·
1⤊
0⤋