Muito se tem estudado a relação do chocolate e os processos psíquicos de depressão e ansiedade. Foram identificados mais de trezentos elementos diferentes na sua composição e sabe-se que esse “Alimento dos Deuses”como era chamado na antiguidade, carrega muito mais que açúcar, mas mesmo assim, esse coquetel de efeitos psicoquímicos ainda é pouco conhecido. Talvez fosse preciso comer em grandes quantidades para observar um efeito notável, mas algumas substâncias como o triptofano ( um aminoácido essencial limitante na produção de serotonina), é encontrado no chocolate, e sabe-se que a produção aumentada de serotonina reduz a ansiedade. Como acontece com alguns outros alimentos doces, o chocolate causa a liberação das endorfinas (narcóticos naturais do organismo), o que reduz a sensibilidade à dor.
Talvez o principal ingrediente do chocolate seja a feniletilamina, ou “anfetamina do chocolate...” Essa substância ocorre naturalmente no Sistema Nervoso Central, e faz com que seja liberada a dopamina da área mesolímbica (área do cérebro responsável pelos centros do prazer). Seu pico se dá no momento do orgasmo.
Os estados depressivos por si só reduzem a produção dessas substâncias naturais no organismo. A questão é: O que vem primeiro...A falta das substâncias causa a depressão, ou a depressão causa a redução das substâncias?
Pode-se afirmar que somos seres energéticos, psicossomáticos, apesar da interação psique-corpo ter sido relevada pela ciência mecanicista. A medicina ortodoxa vê o corpo como uma maquina que ao quebrar (doença) necessita de reparo ou reposição de peças. Segundo essa ótica, na falta de algumas dessas substâncias mencionadas acima, o resultado é a depressão. A medicina holística (que vê o homem como um todo) por sua vez, percebe que são fenômenos que ocorrem simultaneamente. Um tratamento conjunto, portanto se faz necessário. Em geral, as causas da depressão se devem a processos bem anteriores ao surgimento do quadro. Uma agressão não manifesta no mundo externo, se volta para o sujeito em forma de sensações de aniquilamento, impotência e desvalor. Na maioria das vezes esses conteúdos são inconscientes, e necessitam ser trazidos à consciência e elaborados. Para tanto, um tratamento adequado nas depressões graves, necessita de uma adição química (medicamentosa), e de um processo psicoterápico (investigação psicológica).
Desta forma, o chocolate por desencadear o aumento da produção de algumas substâncias, pode ser naturalmente desejado pelo organismo, às vezes compulsivamente. . Talvez seja apenas um sinal de que estas estejam em baixa. Efetivamente, apesar de aplacar a ansiedade momentaneamente, uma investigação mais profunda, nesses casos, se faz necessária.
Curiosidade:
PSICOLOGIA e CHOCOLATE
Tradução do francês por Eda Livia Friedericks
Tipos de chocolate - a escolha deste ou daquele tipo de chocolate condiciona igualmente certos componentes.
Chocolate Branco:
Indeciso, não sabe o que quer da vida. Todas as portas lhe são abertas. Mas qual escolher? Você pesa o favor e o contra antes de cada decisão tomada, você é o melhor.
Chocolate ao Leite:
Emocionalmente você ama viver no passado, através de tudo o que lhe lembre a infância. Desiludido você pensa com melancolia nos momentos em que tudo era tão simples.
Chocolate Meio Amargo:
Você segue na frente. Seus pensamentos se direcionam para o futuro. Você se questiona graças a seu espírito fértil e ativo. O passado é o passado, o que não impede de colecionar objetos de arte. Um pouco materialista.
Chocolate Amargo:
Fino conhecedor ou especialista, você sabe o que você diz, o que pode parecer ditadura aos olhos dos outros que devem obrigatoriamente adaptar-se à sua maneira de pensar.
Chocolate com Fondant:
Jovial, um pouco inconseqüente. Leveza nos momentos mais sérios.
Chocolate com Frutas:
Busca o autêntico, valorizando o que existe realmente.
Chocolate com Licor:
Refinado e sequioso de passar ou demonstrar seus sentimentos.
Chocolate praliné:
A palavra guloso pode parecer vulgar, gourmand e sensual.
2007-01-14 21:24:35
·
answer #1
·
answered by Camilahc 3
·
0⤊
1⤋
eu sempre soube que comer chocolate em excesso é sinal de algum tipo de carência! É sério, quando você come chocolate, libera uma substância no cérebro que dá sensação de prazer e supri momentâneamente essa carência, é como uma droga do bem!!!!!!
2016-12-13 07:02:42
·
answer #2
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Porque ativa a cerotonina do nosso organismo proporcionando bem estar.
2007-01-15 08:41:47
·
answer #3
·
answered by koki 3
·
0⤊
0⤋
Todas as opições estão crtas.
2007-01-14 22:53:47
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu como chocolate porque adoro. Tudo que é feito com chocolate é maravilhoso, bombons, tortas, mousse, pavês, brigadeiro, docinhos, milk shake, é tudo delicioso.
2007-01-14 22:33:26
·
answer #5
·
answered by SM 3
·
0⤊
0⤋
ora é porque fabricam-nos. senão não teria como come-los.
2007-01-14 21:36:28
·
answer #6
·
answered by epaminondas brederoques 2
·
0⤊
0⤋
A resposta seria a letra "E") TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES!!!
2007-01-14 21:32:31
·
answer #7
·
answered by inka 7
·
0⤊
0⤋
Eu como porque ele é excitante, energético e gostoooooooooso!
2007-01-14 21:23:49
·
answer #8
·
answered by ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7
·
0⤊
0⤋
E) Porque os chocolates não podem comer as pessoas... rs
2007-01-14 21:22:50
·
answer #9
·
answered by fox18cm 6
·
0⤊
0⤋
letra A!
2007-01-14 21:22:49
·
answer #10
·
answered by patty cat 4
·
0⤊
0⤋
É uma junção dos três itens citados por vc.
2007-01-14 21:22:38
·
answer #11
·
answered by AMRR 5
·
0⤊
0⤋