Eu estou me conhecendo e me re-conhecendo constantemente. Como disse a autora americana Sarah Ban Breathnach, a procura pelo conhecimento de si mesmo é como um projeto arqueológico onde devemos sempre "escavar" mais e mais profundamente em busca de nosso "tesouro" pessoal.
Essa busca pode ser penosa, dolorida e incômoda. Mas ela também é essencial para que nos conheçamos melhor e para que nosso amor-próprio e nossa auto-aceitação sejam plenos.
2007-01-14 15:56:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Chegando ao Destino
Durante anos, nas suas sessões de meditação, o mestre observou a presença de um jovem que nada falava e que parecia indiferente a tudo. Certa noite, o jovem chegou um pouco mais cedo e ao encontrar o mestre sozinho aproximou-se dele, interpelando-o: - Mestre, há muitos anos venho ao seu centro de meditação e tenho reparado no grande número de monges e freiras ao seu redor e um numero ainda maior de leigos, homens e mulheres. Alguns deles alcançaram plenamente a realização. Qualquer um pode comprovar isso. Outros experimentaram certa mudança em sua vida. Também hoje são pessoas mais livres. Mas senhor, também noto que há um grande número de pessoas, entre as quais me incluo, que permanecem como eram. Não mudaram nada, ou não mudaram para melhor. Por que há de ser assim, mestre ? Por que o senhor não usa do seu poder e do seu amor para libertar a todos ? O mestre sorriu e perguntou : - De que cidade você vem ? – Eu venho de Rajagaha, mestre, a trezentos quilômetros daqui. – Você ainda tem parentes ou negócios nessa cidade ? - Sim mestre. Tenho parentes, amigos e ainda mantenho negócios lá, de modo que freqüentemente vou para lá. – Então, meu jovem, você deve conhecer muito bem o caminho para essa cidade. – Sim, mestre, eu o conheço perfeitamente. Diria que até com os olhos vendados eu poderia achar o caminho para Rajagaha, de tantas vezes que o percorri. –Deve, então, acontecer de algumas pessoas à s vezes o procurarem, pedindo-lhe que lhes explique o caminho até lá. Quando isso ocorre, você esconde alguma coisa delas ou explica-lhes claramente o caminho ? – O que havia para esconder, mestre ? Eu lhes explico claramente o caminho, de maneira a não deixar nenhuma dúvida. – E essas pessoas à s quais você dá explicações tão claras... todas elas chegam à cidade ? - Como poderiam, mestre ? Somente aquelas que percorrem o caminho até o fim é que chegam a Rajagaha. – à exatamente isso que quero lhe explicar, meu jovem. As pessoas vêm a mim sabendo que sou alguém que já percorreu o caminho e que o conhece bem. Elas Vêm a mim e perguntam: “ Qual é o caminho para a realização?”. E o que há para esconder ? Eu lhes explico claramente o caminho. Se alguém simplesmente abana a cabeça e diz “Ah, é um lindo caminho, mas não me darei ao trabalho de percorrê-lo , como essa pessoa pode chegar ao seu destino ? Eu não carrego ninguém nos ombros. Ninguém pode carregar ninguém nos ombros até o seu destino. No máximo, é possÃvel dizer: “ Este é o caminho e é assim que eu o percorro. Se você também trabalhar, se também caminhar, certamente atingirá o seu destino” . Mas cada pessoa deve percorrer o caminho por si, sentir cada um dos seus passos. Quem deu um passo está um passo mais próximo. Quem deu cem passos está cem passos mais próximo. Mas você tem que percorrer o caminho por si só.
2007-01-16 10:07:16
·
answer #2
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Eu não me conheço. Já fiz coisas e me arrependi amargamente. Um detalhe que notei, é que sou altamente influenciável. Vou lutar contra isso. Quero ser eu, e me admirar.
2007-01-15 07:26:50
·
answer #3
·
answered by Sol do meio dia (Moninha) 2
·
0⤊
0⤋
Olá! se vc vier a este mundo é não conhecer no mínimo a ti mesmo, então sua passagem foi invalida, porque conhecer aos outros é complicado mas a si mesmo, fala serio amigo não existe.
2007-01-15 06:46:05
·
answer #4
·
answered by HELENICE M 1
·
0⤊
0⤋
O suficiente para confiar em minhas intuições.
2007-01-15 00:58:08
·
answer #5
·
answered by Tereza B 5
·
0⤊
0⤋
Na verdade a frase é: Conheça-te a ti mesmo e verás a Deus" , vivo em minha própria busca interior... e este é o verdadeiro sentido da vida! Sempre si buscar, procurar dar o seu melhor, pôr amor em tudo que faz, meditar, trabalhar seus defeitos, descobrir seus limites... Pena que as pessoas acreditam que tudo isto se resolve com dinheiro! Pura ilusão... O dinheiro só trás conforto e isto é pouco para quem quer e acredita na felicidade. Se você não estiver em constante busca interior você sempre sentirá "aquele famoso vazio" em que não sabemos explicar bem o que é! Pois somente a pessoa pode avaliar a intensidade da sua dor, alegria, seu entusiasmo... Isto te faz ser único e especial! É aí que entra o tal DEUS (longe de ser fanática) aquele que preenche este vazio... que se você descuidar por 1 minuto... Sabe lá o que poderá vir de nossos atos!
2007-01-15 00:07:21
·
answer #6
·
answered by Renata 6
·
0⤊
0⤋
Muito pouco, mas creio que o suficiente para o estágio atual de minha vida.
2007-01-14 23:47:41
·
answer #7
·
answered by mogliaugusto 2
·
0⤊
0⤋
Oi! Lilia.
Sabe Lilia, eu me conheço o bastante, para revelar o que não sou, quanto ao que sou na verdade, ainda muito me falta.
Um forte abraço.
2007-01-14 23:46:17
·
answer #8
·
answered by RuyLFreitas 7
·
0⤊
0⤋
coneço o suficiente pra admirar-me e me orgulhar
2007-01-14 23:41:07
·
answer #9
·
answered by Elaine 2
·
0⤊
0⤋