Opa. a física quântica (ou melhor dizendo, a mecânica quântica) é a parte da física que estuda as partículas "muito pequenas"...
No mundo microcósmico a física e a mecânica como a conhecemos funciona de forma bastante diferente do mundo macrocósmico. Vários cientistas colaboraram para a criação dos primeiros postulados sobre a mecânica quântica, entre eles podemos citar Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Einstein, Dirac, Niels Bohr e John von Neumann.
Werner Heisenberg é com certeza o mais famoso quando se fala em física quântica, principalmente quando se fala de seu famoso "princípio da incerteza".
Basicamente, tal princípio afirma que é impossível determinar onde está e qual a velocidade uma determinada partícula pois a simples observação desta partícula alterará sua posição e/ou velocidade. (simplificando bem a idéia).
O que acontece nessa imbecilidade chamada "quem somos nos?" é uma deturpação absurda dos princípios da física quântica de forma a tentar transportar seus princípios para o mundo macrocósmico, coisa que sabemos ser uma total balela.
O absurdo chega a ser tão grande que faz rir qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento sobre o básico do básico das idéias sobre física quântica. O problema é que a maioria das pessoas nunca teve contato com tal teoria e acaba acreditando em qualquer besteira dita.
Abaixo posto dois links muito instrutivos sobre o filme. Recomendo a leitura!
2007-01-14 15:42:19
·
answer #1
·
answered by Marcelo Ayatola 3
·
1⤊
0⤋
Por que básicamente?? Desse modo você vai saber só o elementar, o mínimo. Não fique restrito e corra até uma biblioteca mais próxima e compre um livro de mecânica quântica. Mas para dizer que eu não respondi, vou lhe dizer uma resposta diferente dos outros. A física quântica é um conjunto de teorias que tentam explicar os fenômenos naturais a partir do muito pequeno. Imagine a natureza como um quebra-cabeça de infinitas peças. Se você olhar para uma peça provavelmente não saberá o desenho mas se juntar muitas delas poderá. A física quantica é assim. Cada átomo, cada eletron e tratado de maneira única. Ou seja, tem sua importância nas respostas naturais. Porque parece algo completamente diferente? É uma ilusão de nós sermos adultos e acostumados com nosso mundo cotidiano que não esta na escala quantica. Na verdade não é extranho, é natural que você pense que sejas feito de infinitas particulas ligadas entre si, e que sua cadeira que estas sentado também. Assim, existe uma possibilidade que nenhuma das particulas de ti chocar-se com as particulas de sua cadeira e então você passar por dentro da cadeira. Essa possibilidade é infinitamente pequena mas existe e deve ser considerada. E isso é física quantica de um modo "básico" como você queria.
2007-01-14 23:04:11
·
answer #2
·
answered by MAD 2
·
1⤊
0⤋
resposta
física quântica:é a parte da física que estuda o estado de sistemas onde não valem os conceitos usuais da mecânica clássica, tais como os de trajetória e o de distingüibilidade de partículas idênticas (aliás, ambos os conceitos são intimamente relacionados). Usualmente estuda o movimento de partículas muito pequenas, ou seja, em nível microscópico. Entretanto, efeitos há que ocorrem a nível macroscópico (ver adiante). O conceito de partícula "muito pequena" , mesmo que de limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais começam a ficar evidentes efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula (veja Princípio da incerteza de Heisenberg), entre outros. Os ditos efeitos chamam-se "efeitos quânticos". Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situações onde mesmo em escalas macroscópicas os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez. A escala que regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr.
2007-01-14 22:13:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A mecânica quântica é a teoria que descreve o comportamento da matéria na escala do "muito pequeno", ou seja, é a física dos componentes da matéria; átomos, moléculas e núcleos, que por sua vez são compostos pelas partículas elementares.
Para facilitar o entendimento de Física Quântica vamos elucidar alguns conceitos.
O primeiro conceito é o de partícula. Para nós este termo significa um objeto que possui massa e é extremamente pequeno, como uma minúscula bolinha de gude. Podemos imaginar que os corpos grandes sejam compostos de um número imenso destas partículas. Este é um conceito kom o qual estamos bem acostumados porque lidamos diariamente com objetos dotados de massa e que ocupam uma certa região do espaço.
O segundo conceito é o de onda. Este, apesar de ser tb observado no nosso dia a dia, escapa à atenção de muitos de nós. Um exemplo bem simples do movimento ondulatório é o das oscilações da superfície da água de uma piscina. Se mexermos sistematicamente a nossa mão sobre esta superfície, observaremos uma ondulação se afastando, igualmente em todas as direções, do ponto onde a superfície foi perturbada.
Para mais informações com a revista 'Gênios da Ciência-Quânticos' da Scientific American
http://www2.uol.com.br/sciam/edicoes_especiais/edicoes_especiais_genios_09.html
2007-01-14 15:41:07
·
answer #4
·
answered by Fred 2
·
0⤊
0⤋
É física atômica. Coisas desse tipo.
2007-01-14 15:39:38
·
answer #5
·
answered by SmileCat 4
·
0⤊
0⤋
Eu não vi o filme,,, (minha iflha diz q ela odiou mas q tem certeza de q eu vou adorar... um dia eu vejo!)
A mecânica quântica é a física das partículas (dos átomos, das moléculas, que são feitos de partículas elementares).
Isso tem utilidade? Tem: todos os aparelhos de alta tecnologia foram baseados nos estudos da física quântica. (CD player, laser, controle remoto, equipamentos hospitalares de última geração..... etc)
2007-01-14 15:32:59
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋
É a física baseada nos quanta da luz. O termo quanta é latin e o plural é mesmo quanta.
2007-01-14 15:26:24
·
answer #7
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
estuda energia...essas coisas
quantum = energia
2007-01-14 15:23:51
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A física quântica pode constituir uma ponte entre a ciência e o mundo espiritual, pois segundo ela, pode-se "reduzir" a matéria, de forma subjectiva e no domínio do abstracto, até à consciência - causa da "intelectualidade" da matéria. A consciência transforma as possibilidades da matéria em realidade, transformando as possibilidades quânticas em factos reais. Essa consciência deve apresentar uma unidade e transcender o tempo, espaço e matéria. Não é algo material, na realidade, é a base de todos os seres.
Cabe lembrar que os físicos, a partir das pesquisas do norte-americno Murray Gel Mann nos aceleradores de partícula, já admitem a existência de um domínio externo ao mundo cósmico dito material onde provavelmente existam agentes activos também chamados frameworkers, capazes de actuar sobre a energia do Universo, modulando-a e dando-lhe formas de partícula atómica, ou seja por outras palavras - o espírito, chamado também "Agente Estruturador"por vários físicos teóricos.Outra teoria quântica, que vem de encontro a existência de uma "partícula divina consciêncial" no final da escala das partículas subatómicas, é a teoria das supercordas. Essa teoria foi melhorada e é defendida por um dos físicos teóricos mais respeitados da actualidade Edward Witten, professor do Institute for Advanced Study em Princeton, EUA. De maneira bastante simples e resumida, a teoria das supercordas postula que os quarks, mais ínfima partícula subatómica conhecida até o momento, estariam ligados entre si por "supercordas" que, de acordo com sua vibração, dariam a "tonalidade" específica ao núcleo atómico a que pertencem, dando assim as qualidades físico-químicas da partícula em questão.
Querer imaginá-las é como tentar conceber um ponto matemático: é impossível, por enquanto. Além disso, são inimaginavelmente pequenas. Para termos uma ideia: o planeta Terra é dez a vinte ordens grandeza mais pequeno do que o universo, e o núcleo atómico é dez a vinte ordens de grandeza mais pequeno do que a Terra. Pois bem, uma supercorda é dez a vinte ordens mais pequena do que o núcleo atómico.
2007-01-14 15:58:26
·
answer #9
·
answered by Vera Lúcia 3
·
0⤊
2⤋