Espero que goste dos estudos feitos.Abraços.
1)- A RECEITA DA PAZ.
Muitas vezes colocamos a paz em lugar distante, quando está próxima de nós. Na verdade, ela habita em nosso interior. Paz e felicidade podem ser sinônimos e tanto a intranqüilidade como a infelicidade estão em nossas imperfeições. Não culpemos a ninguém. Somos filhos de nossas obras. Os frutos que colhemos são sementes que plantamos. Ninguém pode negar que estamos construindo a consciência serena pelo próprio exercício do bem que distribuímos. Vale recordar a história de Olavo Bilac, que foi procurado por um amigo comerciante que desejava vender uma pequena propriedade agrícola, a qual o poeta conhecia tão bem. Bilac que sabia o valor do serviço em favor dos amigos, rapidamente atendeu o pedido e redigiu a seguinte mensagem : “ Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa , banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda “ . Decorridos alguns meses o poeta encontra o amigo e pergunta-lhe se havia vendido a propriedade. Recebe a resposta intrigante do homem : - Nem pensei mais nisso. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha. Será que somos um pouco assim ? Quase sempre desprezamos a imensa riqueza que Deus colocou para nosso usufruto , inclusive a nossa própria Vida.
“ Quem te enviou ao trabalho na Terra está observando o teu esforço “ - Emmanuel (C.Xavier ).
2).A consciência individual.
Certa vez houve um concurso de pinturas e o primeiro lugar seria dado ao quadro que melhor representasse a paz. Ficaram, dentre muitos, três finalistas igualmente empatados. O primeiro retratava uma imensa pastagem com lindas flores e borboletas que bailavam no ar acariciadas por uma brisa suave. O segundo mostrava pássaros a voar sob nuvens brancas como a neve em meio ao azul anil do céu. O terceiro mostrava um grande rochedo sendo açoitado pela violência das ondas do mar em meio a uma tempestade estrondosa e cheia de relâmpagos. Mas para a surpresa e espanto dos finalistas, o escolhido foi o terceiro quadro, o que retratava a violência das ondas contra o rochedo. Indignados, os dois pintores que não foram escolhidos, questionaram o juiz que deu o voto de desempate : - como este quadro tão violento pode representar a paz, Sr. Juiz ? E o juiz, com uma serenidade muito grande no olhar, disse : - Vocês repararam que em meio à violência das ondas e a tempestade há, numa das fendas do rochedo, um passarinho com seus filhos dormindo tranqüilamente ? E os pintores sem entender responderam: Sim, mas... Antes que eles concluíssem a frase, o juiz ponderou : - Caros amigos, a verdadeira paz é aquela que mesmo nos momentos mais difíceis nos permite repousar tranqüilos. Talvez muitas pessoas não consigam entender como pode reinar a paz em meio à tempestade, mas não é tão difícil de entender. Considerando que a paz é um estado de espírito podemos concluir que , se a consciência está tranqüila, tudo à volta pode estar em revolução que conseguiremos manter nossa serenidade. Fazendo uma comparação com o quadro vencedor, poderíamos dizer que o ninho do pássaro que repousava serenamente com seus filhos, representa a nossa consciência. A consciência é um refúgio seguro, quando nada tem que nos reprove. E também pode acontecer o contrário: tudo à volta pode estar tranqüilo e nossa consciência arder em chamas. A consciência , portanto, é um tribunal implacável, do qual não conseguimos fugir, porque está em nós. É ela que nos dará possibilidades de permanecer em harmonia íntima, mesmo que tudo à volta ameace desmoronar, ou acuse sinais de perigo solicitando correção. Sendo assim, concluiremos que a paz não será implantada por decretos nem por ordens exteriores, mas será conquista individual de cada criatura, portas à dentro da sua intimidade.
“ Um dia , a paz vestiu-se de homem e conviveu com a humanidade sofredora e aflita.
Conservava-se em paz mesmo diante das situações mais turbulentas e assustadoras. Agredido, manteve-se sereno. Caluniado, exemplificou tranqüilidade. Diante da tempestade no mar, pediu calma. Pregado na Cruz, permaneceu em paz. Todavia, antes de partir teve ensejo de dizer : Deixo-vos a paz, a minha paz vou dou; Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. “
2007-01-14 11:12:19
·
answer #1
·
answered by Ambiental 5
·
1⤊
0⤋
é kara fazer o que ?
parece que todo mundo gosta de procurar sarna pra se coçar
2007-01-14 18:37:23
·
answer #2
·
answered by TERROR 4
·
2⤊
0⤋
Parabéns ao Marcondes, sua descrição de serenidade é ótima e acho que chega bem perto da descrição de paz, mas eu fico com o poeta que pede na canção: ..."quero a paz de criança dormindo para enfeitar a noite do meu bem"...
Paz não é a ausência de conflitos, mas a consciência de saber solucioná-los sem violência.
2007-01-21 16:46:24
·
answer #3
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
1⤊
0⤋
Paz!É assim:voce vai no lago junto com a sua noiva comendo lanche no lago, e vendo a paisagem,e ouvindo o passarinho cantar,sem barulho de caminhão,nem de carro.Pode descansar no lago dormir até a noite,pois sei que existe a coruja canta a noite,é isso que existe paz heim?
2007-01-21 08:58:39
·
answer #4
·
answered by Angela Cristiane de A 2
·
1⤊
0⤋
Paz é a ausência de conflitos.Todos deveriam hastear a bandeira da paz, e, conviver com o seu próximo, respeitando a individualidade de cada um. Também tenho notado, sempre que entro, muitas coisas desagradáveis. Porém, vamos fazer a nossa parte, que é o entreterimento, lazer, conhecimento, e deixar de lado esses fatos desagradáveis.
2007-01-20 21:59:42
·
answer #5
·
answered by BELL 4
·
1⤊
0⤋
Évocê poder ir e vir para qualquer lugar, ter tranquilidade não ser dominado, processado, ameaçado e ter o direito de ser uma pessoa e não pertencente a outra , amar, respeitar e ser respeitado.
2007-01-14 20:30:05
·
answer #6
·
answered by MILA 1
·
1⤊
0⤋
Tranquilidade, paz com você mesmo, sem atritos sem guerra, as pessoas teriam que encontrar a paz dentro delas mesmo seria a paz de espírito, para transmitir apaz para os outros.
2007-01-14 19:54:21
·
answer #7
·
answered by Neusa B 4
·
1⤊
0⤋
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objectivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.
2007-01-14 19:45:11
·
answer #8
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
1⤊
0⤋
É APERFEIÇOAMENTO HUMANO, QUE TODOS BUSCAMOS
2007-01-14 18:50:56
·
answer #9
·
answered by Janáira 08. 7
·
1⤊
0⤋
Pois é meu amigo.
Se todos pensassem assim,o YR seria muito melhor,não é?
rsrsrsrsrsrs
Ainda tô morrendo de vergonha por causa do passarinho...
Beijos!
2007-01-14 18:43:37
·
answer #10
·
answered by Desativado 4
·
1⤊
0⤋