você é de São Paulo?
Se for, leve-o no Ambulatório de Aves da USP. Lá eles são especialistas em aves.
O problema de aves é que eles tem sinais muito inespecíficos. Qualquer sinal bobo pode ter milhares de causas. É realmente muito difícil dizer o que sua ave tem.
2007-01-14 08:56:37
·
answer #1
·
answered by Juju 3
·
0⤊
0⤋
LIPIDIOSE HEPÁTICA
Também conhecida como “Fígado Gordo”, é frequente em algumas espécies de aves. Entre os psitacídeos, as aves mais propensas são o Diamante Mandarim, Diamante Arara e Diamante Cauda Vermelha.
Trata-se de uma acumulação excessiva de gordura no fígado, que o torna amarelo. O começo costuma ser agudo, morrendo a ave sem chegar a perder peso. As causas são várias:
- Dieta muito energética, geralmente na forma de carboidratos;
- Falta de exercício;
Temperatura ambiente elevada:
- Alteração no funcionamento da glândula tiróide:
- Administração de hormonas;
Para o tratamento aconselha-se o uso de dietas energéticas com suplementos de vitaminas (colina, vitaminas E e B12) e aminoácidos.
A alimentação rica em ferro é uma das causas que favorecem o aparecimento de hemocromatose em mamas.
TOXINAS
Existem substancias que podem produzir lesões hepáticas: metais pesados (chumbo, cobre); medicamentos, insecticidas, etc.
O excesso de vitaminas (hipervitaminose) pode interferir no funcionamento normal deste órgão.
O grau de intoxicação vem determinado pela quantidade de toxina ingerida, o estado nutricional da ave, doenças concomitantes, etc.
AFLATOXITOSE
Trata-se de uma doença produzida por substância tóxica chamada aflatoxina (produzida por certas espécies de fungos que podem crescer nos alimentos).
As aflatoxinas costumam produzir-se em condições de calor, escuro e humidade, por isso, a refrigeração das sementes pode prevenir o aparecimento destas substâncias.
Além de prejudicar o fígado, estas podem produzir câncer, tornando-se, portanto, de máximo interesse, a sua detecção no alimento.
O diagnóstico desta doença pode ser difícil, dada a grande quantidade de sintomas que podem aparecer e a complicação por infecções secundárias que mascaram o problema principal. Por isso, é sempre recomendado que quando um criador começar a notar problemas com as suas aves após a administração de um novo lote de comida, este seja retirado imediatamente e substituído por alimentos de origem diferente.
2007-01-14 09:02:03
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋