English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Há diferenciação nas penas quando o delito decorre de OMISSÃO decisiva daquele que detinha PODER DE AGIR?

2007-01-14 05:41:54 · 12 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Governo e Política Lei e Ética

12 respostas

Fácil. Negligência é quando um indivíduo tem a obrigação de fazer algo e não o faz; Imprudência é quando um indivíduo sabe como e/ou quando fazer algo e o faz errado ou fora do prazo; e Imperícia é quando um indivíduo faz algo que não tem experiência ou conhecimento de como fazer.

2007-01-14 05:53:38 · answer #1 · answered by jefersonss 2 · 4 0

NEGLICENCIA - Falando de maneira clara, é quando voce sabe o que deve fazer , pode fazer, tem capacidade - e não faz.

IMPRUDENCIA - Voce sabe o que fazer, como fazer e tem o poder para fazer - mas o faz de maneira descuidada e sem prestar a devida atenção.

IMPERICIA - Voce não tem noção ou informaçõe suficientes para fazer determinada coisa, mas mesmo assim o faz, muitas vezes até de muito boa fé. Mas o resultado, normalmente é péssimo.

Juridicamente falando, fica configurado agravo de delito, quando se comprova a omissão , principalmente quando se tem o póder de ação.


Ótima pergunta...


Abraços...

2007-01-14 13:56:37 · answer #2 · answered by FRANCISCO S 2 · 4 0

Vamos usar um exemplo simples: Você vai fazer uma viagem.
Negligência - Se você não fizer uma revisão nas condições de segurança do veículo. Pneus, freios etc.
Imprudência - Se você dirigir com excesso de velocidade, ultrapassando os limites da estrada.
Imperícia - Se você não for habilitado e experiente.
No caso de omissão, são agravantes dependendo das circunstâncias. Tcháu!!!

2007-01-14 14:30:05 · answer #3 · answered by leocaixaforte 7 · 2 0

Negligência= conhece a lei, mas não respeita. Bebe e sai dirigindo

Imprudência+ mesmo sem beber, vê uma criança, à beira de uma estrada e não buzina e continua em alta velocidade.
Imperícia= obtendo a carteira de habilitação há poucos dias, resolve viajar, à noite, com chuva, pela Régis Bittencourt e acaba ocasionando um acidente, ao derrapar numa curva.
Mesmo habilitado, deveria ter o bom senso de adquirir prática primeiro, já que tal viagem é para pessoa com muita experiência, anos de estrada.

2007-01-14 13:56:15 · answer #4 · answered by Gilberto C 5 · 2 0

NEGLIGENCIA É QUANDO NÃO SE FAZ ALGO, POR EXEMPLO UM PACIENTE MORRE PQ O MÉDICO DEIXOU DE ATENDE-LO.... IMPRUDENCIA É O CONTRARIO, É QUANDO SE FAZ ALGO QUE NÃO DEVERIA FAZER , EXEMPLO, DIRIGIR EM ALTA VELOCIDADE NUMA ESTRADA QUE PERMITTA 60KM. E IMPERICIA E FAZER ALGO QUE NÃO É CAPACITADO, EXEMPLO, UMA PESSOA NÃO QUALIFICADA TRABALHAR COMO SOLDADOR E POR NÃO TER CONHECIMENTO SE MACHUCA GRAVEMENTE...

RESUMINDO:
NEGLIGENCIA: DEIXA DE FAZER ALGO
IMPRUDENCIA: FAZ ALGO QUE NÃO DEVE
IMPERICIA: NÃO TEM CAPACIDADE PRA FAZER...

2007-01-15 21:15:48 · answer #5 · answered by Lili 3 · 1 0

Ok, vamos lá: NEGLIGÊNCIA=É a falta de diligência, desídia, implicando desleixo ou preguiça, falta de cuidado capaz de determinar responsabilidade por culpa.Os esquecimentos de pinças, gazes e compressas numa cirurgia enquadram-se nessa falha.IMPRUDÊNCIA=É a descautela, descuido de ação refletida ou precipitada, resultante de imprevisão do agente em relação ao ato que podia e devia pressupor.P.ex.: o cirurgião que opera sem o diagnóstico correto e sem o preparo adequado do paciente.IMPERÍCIA=É a ignorância, incopentência, desconhecimento, inexperiência, inabilidade, imaestria na arte ou profissão.

2007-01-14 18:04:25 · answer #6 · answered by JAS 7 · 1 0

Acho que só faltou dizer que nos três casos a pessoa sabe que há perigo e assume o risco.
Por isso, aquele motorista recém habilitado , se matar alguém, pode ser condenado e pode ter que indenizar a família da vítima.
Na 2° pergunta é diferente. A omissão é uma agravante. No exemplo do motorista, se ele socorre a vítima, sua pena pode ser atenuada mas se ele se omite, há esta agravante para aumentar a pena, além de perder a carteira!
Contraditoriamente, a gente sabe que o resultado do processo tá na mão dos bons advogados.....

2007-01-14 14:55:00 · answer #7 · answered by taniamichelejr 5 · 1 0

negligência, é quando alguém faz algo sem ter muita preocupação com a maneira correta de fazer.
imprudência, é quando alguém faz algo para qual não está ao seu alcane, por exemplo motoqueiro sem capacete.
imperícia é quando alguém faz algo para o qual não está capacitado.

2007-01-14 14:18:35 · answer #8 · answered by flor-de-lys 6 · 1 0

NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA e IMPERÍCIA são as 3 modalidades de culpa.
NEGLIGÊNCIA = falta de cuidado comum
IMPRUDÊNCIA = fazer o que não deveria fazer (exige habilidade técnica)
IMPERÍCIA = não fazer o que deveria ser feito (falta de observação na hora de executar uma habilidade técnica).

Por exemplo: qd um médico esquece um bisturi dentro do paciente age com imperícia, pois a medicina exige uma habilida técnica específica e um erro pode custar a profissão.
Mas qd um médico corta o paciente com uma faca pois esqueceu o bisturi ele age com imprudência, pois exige-se que pela habilidade médica sejam usados os instrumentos adequados para fazer uma cirurgia.
E qd uma pessoa que passa no sinal fechado e atropela alguém age com negligência, pois não observou corretamente as regras de trânsito.

A imprudência e a imperícia são casos mais sérios de culpa, pois ocorre qd a pessoa tem uma técnica específica e sua inobservância traz prejuízos a outrem. Ora, a pessoa que é formada para ter essa habilidade não pode errar, por isso é mais sério.

Na hora de calcular a pena base, levar-se-á em consideração a modalidade de culpa e a pessoa que cometeu o erro, portanto, cada caso é um caso. Eu não considero um peso maior ou menor prá cada um, vai depender da situação mesmo!!!

2007-01-14 14:11:06 · answer #9 · answered by Yspilon 3 · 1 0

naum entendo de legislaçao penal...mas vou abordar isso de forma meramente moral...quando o numero de vitimas fatais e seus familiares estaum a espera de justiça rapida e imparcial...a diferença e nenhuma...pois num pais de impunidade endemica naum importa a pena dada a um reu como no caso do desabamento de SP, ja se sabe de antemao que ninguem vai ser condenado, e se for vai ser por uma pena pifia e irrisoria, e quanto a indenizaçoes esqueçam....se fosse gente do PT envolvida nessa desgraça ja taria todo mundo condenado pelaq midia, mas como saum os bonitinhos dos neoliberais do PFL e do PSDBosta ninguem fala muito alto e gritar entaum é proibido pela lei do corporativismo politico

2007-01-14 14:02:05 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers