English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

obs:quando que comecou porque como acabou quem foi o responsável pela ditadura militar.
quais são as causas...

2007-01-14 03:33:25 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Militares

16 respostas

A Guerra Fria alcançou seu apogeu nos anos 60 e 70. Nessa época alguns países do Terceiro Mundo deram início aos “anos de chumbo” (ditadura militar) para não caírem nas mãos dos comunistas. Houve intervenções militares no Brasil e na Bolívia em 1964, na Argentina em 1966, no Peru em 1968, no Equador em 1972, e no Uruguai em 1973.

Motivos da ditadura de 1964 no Brasil foram uma somatória de eventos que ocorreram a partir de diversas tentativas de golpes militares contra Juscelino Kubitschek em 1955 e do vice-presidente João Goulart em 1961.

As razões ou motivações que levaram ao golpe de Estado de 1964 segundo muitos estudiosos da situação político-econômica, levaram o Brasil durante todo o século XX a ter um panorama econômico e financeiro conturbado. Golpes e contra-golpes, onde as lutas foram muitas e não houve vencedores pois a população de menor poder aquisitivo passou ao largo dos fatos históricos.

2007-01-14 03:39:49 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Havia uma tendência de expansão do comunismo, já instaurado em Cuba. Como aqui estava infestado de vermelhos ( nada mudou), a classe média, que paga impostos e vendo suas propriedades ameaçadas de passarem para o Estado (leia governantes e seus asseclas), além das constantes greves e badernas, exigiu mudanças e apoiou o golpe militar. Hoje muitos desses vermelhos estão no poder, mas vários ainda não aprenderam nada, continuam achando que o modelo da Rússia ( que nem quer mais saber disso) é o melhor-para eles claro, o povo que se vire.
O próprio governo militar estabeleceu metas de ir aos poucos fazendo a abertura democrática. Mas o próprio povo exigiu mais pressa nisso, fazendo pressão, até que houve a volta para a democracia. Infelizmente caiu na mão do Sarney, veio com congelamento de preços, proibiu entrada de máquinas modernas no Brasil, para proteger alguns empresários nacionais, demos calote na dívida externa e ficamos muito tempo pagando por tudo isso. Collor de Melo, mesmo sendo afastado, ainda implementou a abertura de nosso mercado e conseguimos sair daquela estagnação. A inflação, que é o verdadeiro terror dos pobres, pois um artigo custava 100 cruzeiros pela manhã e à tarde, quando o pobre vinha com o dinheiro, já custaba130 cruzeiros, só foi domada na transição entre o governo de Itamar Franco e FHC, com a criação do plano real, que sofreu , inclusive, oposição forte do PT para implantação. Até os pobres esqueceram disso, demonstrando que nosso povo é ignorante. São fatos históricos, esses não tem como manipular. Assim como o bolsa-escola,instalada no governo FHC e que mudaram para bolsa-família, no governo Lula assumindo uma paternidade que não é deles.
História passada, só é manipulada para quem for bobo, ou pouco lê.

2007-01-14 04:49:59 · answer #2 · answered by Gilberto C 5 · 4 0

Foi logo depois que o Jango condecorou o Che Guevera. Imagina só o que viria a seguir. Os militares chegaram antes.

2007-01-14 03:46:32 · answer #3 · answered by Anonymous · 4 0

revolução de ideias,mas se vc for ver certo antes não tive-se acabado o nosso pais está uma bagunça antes não era assim e teria mudado com o tempo de qualquer jeito.

2007-01-14 03:37:20 · answer #4 · answered by Anonymous · 4 0

coibir o avanço do comunismo na america do sul.

2007-01-14 03:44:20 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

QUE DITADURA MILITAR?
DITADURA, ESTAMOS AGORA, NAS "GARRAS" DO PT DE LULA.

2007-01-14 12:26:50 · answer #6 · answered by Agata L 5 · 3 2

Quem me relatou foi um falecido ex-maquinista de trem.
Os Sindicatos estavam repletos de comunistas e de revolucionários de todos os gêneros. Com o sucesso do Fidel em 1959, os sindicalistas começaram a se infiltrar nos quartéis e pregar uma revolução socialista. Após a crise dos misseis cubanos os animos se exaltaram e começaram as greves, passeatas, falta de alimentos, indisciplina generalizada dos setores econômicos: tanto os patrões quanto os empregados propunham um golpe de força para restabelecer a ordem.
Cresceu o movimento nos quartéis e a cara da revolução poderia ter ido para a direita ou para a esquerda. Os militares estavam divididos ( pois ganhavam tão mal que nem ligavam para quem ganhasse, muitas unidades militares nem sairam dos quartéis ).
O fato da direita ter ganho foi questão de haver na direita uma forma mais direta de se fazer entender, além de muitos militares serem cristãos religiosos, muitos deles eram de origem italiana ou alemã, a II Guerra mal tinha terminado e não gostavam dos russos ou dos stalinistas.
Podemos resumir que o principal detonante da revolução militar de 1964 foi Fidel Castro e o seu desejo de exportar a revolução para o resto da América Latina.

2007-01-14 07:02:49 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Esta resposta dá pra escrever um livro. Vou fazer o resumo do resumo, ou melhor vou citar questões que devem ser observada.

Questão 1= O mundo está bipolarizado, de um lado o comunismo e outro captalismo. Com a revolução Cubana os EUA começaram a ficar preocupados com "seu quintal" a América Latina. Afinal os grupos de guerrilhas socialistas pipocaram no mundo todo.
Questão 2= No contexto nacional, havia a corrente conservadora a e a chegadinha na esquerda e a populista. Com a renúncia de Janio Quadros quem sobe ao poder é Jango( que era ligado a esquerda e queria fazer um programa de 5 metas q agora n lembro, e andou vizitando a China Comunista). Com a chegada dele no poder o cenário político nacional fica um alvoroço( na verdade já estava) e ele é deposto. Agora é mais ou menos por aí que os milicos tomam o poder com o apoio dos norte-americanos, agora n lembro da história direito, mais é por aí!

2007-01-14 03:48:48 · answer #8 · answered by Viver em paz. 4 · 1 0

Ditadura marca início e fim da Primeira República.

2007-01-16 08:09:06 · answer #9 · answered by Marcelo Villas Boas 5 · 0 0

Foi a tendência que o governo brasileiro tinha em se aproximar do bloco socialista ou comunista, dominados pela União Soviética que disputava o mundo com os EUA e seus aliados democratas.
Nossas forças armadas não concordavam com o presidente e deram o golpe militar de 1964, derrubando o Presidente João Goulart e assumindo o poder, o Marechal Castelo Branco, que pretendia restabelecer a democracia em pouco tempo, mas levou vinte anos. Outros Generais(Costa e Silva, Medici, Geisel e Figueiredo) deram continuidade a ditadura, passando para os civis em 1985, assumindo a Presidencia da República, José Sarney (no lugar de Tancredo Neves que morreu antes da posse).

2007-01-15 15:00:37 · answer #10 · answered by sponk 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers