English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-14 02:56:13 · 2 respostas · perguntado por Daniella P 2 em Educação e Referência Nível Superior

2 respostas

De acordo com Houaiss, democracia se define como um "governo cujas ações atendem aos interesses do povo" e cidadania como "condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política".

Para mim, no entanto, existem democracias que, de fato, atendem aos interesses do povo, o que não se pode dizer a respeito da nossa "democracia". Sabemos que ela atende aos interesses dos bancos. Além disso, numa democracia, o povo tem plena consciência de seus direitos, de suas obrigações; dos direitos e obrigações do próximo; e dos direitos e obrigações do governo e de seus governantes. Ter consciência é o primeiro passo. O segundo é colocar em ação, a cada dia, a cada ano, a cada gestão. Sempre. De novo, nada disso acontece no Brasil.

Quanto a cidadania, de acordo com a definição jurídica, acima, todos os cidadãos--inclusive os ladrões, assassinos, sequestradores, etc.--são "cidadãos". Isso deveria ser mudado porque as pessoas que transgridem os limites impostos pelas leis não deveriam ser consideradas "cidadãs" com os mesmos direitos dos outros. Na minha forma de ver, o princípio fundamental e básico da cidadania é o respeito aos limites do outro. Transgredir esses limites implica perda dos próprios direitos.

2007-01-14 23:07:18 · answer #1 · answered by Nice 5 · 0 0

resposta
Democracia:é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.

Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".

Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.

Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Cidadania:em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política.

A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).

A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.
No Brasil

Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu art. 14, que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.

A Constituição proíbe o alistamento eleitoral dos estrangeiros e dos brasileiros conscritos no serviço militar obrigatório, considera a nacionalidade brasileira como condição de elegibilidade e remete à legislação infra-constitucional a regulamentação de outros casos de inelegibilidade (lei complementar n. 64, de 18 de maio de 1990).

Cidadania é a participação política, econômica e social do cidadão

2007-01-15 11:52:33 · answer #2 · answered by neto 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers