English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Fogo de Santelmo

O fogo de São Telmo ou Fogo de Santelmo é um tipo de fogo fátuo que consiste numa descarga eletroluminiscente provocada pela ionização do ar num forte campo elétrico provocado pelas descargas elétricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica.

O fogo de São Telmo origina seu nome de São Erasmo (também conhecido como São Elmo ou São Telmo), o santo padroeiro dos marinheiros, que haviam observado o fenômeno desde a antiquidade, e acreditavam que a sua aparição era um sinal propício.

Físicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faisca dupla ou tripla surgindo de estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja e chaminés.

O fogo de São Telmo se observa com freqüência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, alterando a bússola para desassossego da tripulação. Benjamin Franklin observou corretamente em 1749 que o fenômeno é de natureza elétrica.

Também se dá em aviões e dirigíveis. Nos últimos era muito perigoso, já que muitos dirigíveis eram inflados com hidrogênio, um gás muito inflamável.

O fogo de São Telmo aparece entre as pontas dos cornos dos bovinos durante as tormentas elétricas, e em objetos afilados em meio de um tornado. Não é o mesmo que o fenômeno denominado raio globular, mesmo estando relacionados.

Na Grécia antiga, a aparição de um único fogo de São Telmo era chamado de Helena, e quando eram dois, eram chamados de Castor e Pólux.

***********************************************************************
Fogo Fátuo

O fogo fátuo, também chamado de fogo tolo, fogo de São Telmo ou, no interior do Brasil é chamado de fogo corredor ou joão-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitérios, pântanos, brejos, etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos, plantas e animais típicos do ambiente.

Os indígenas do Brasil Central o chamam de boitatá ( boi = cobra; tatá = fogo ) e significa para eles o espírito que corre atrás dos que tentam incendiar os campos. Em lendas na Inglaterra o herói desvira uma peça de roupa para fazer desaparecer o poder do fogo.

Os fogos fátuos dão origem a muitas superstições populares. Se acredita que são espíritos malignos que molestam ou fazem se extraviar os viajantes ou afastar alguém que tenta se aproximar. Há quem os consideram como presságios de morte ou desgraças.

A explicação é que são produtos da combustão do gás metano gerados pela decomposição de substâncias orgânicas, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.

Muitos que avistam o fenômeno tendem a evacuar o local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa. Tal fato leva muitos a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.

2007-01-14 01:11:28 · answer #1 · answered by lordland99 2 · 0 0

Fogo Fátuo e Gases do Pântano

Fogo fátuo que tem origem animal e gases do pântano de origem vegetal, são fenômenos idênticos.

uando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás metano (CH4). O metano, em condições especiais de pressão e temperatura, em local não ventilado, começa a sair do solo e se misturar com o oxigênio do ar. Em uma porcentagem de aproximadamente 28%, o metano se inflama espontaneamente, sem necessidade de uma faísca. Forma uma chama azulada, de curta duração, gerando um pequeno ruído. Se a pessoa estiver perto e sair correndo, devido ao deslocamento do ar a chama "irá atrás..." Imaginem a seguinte situação: garotos desafiam o amiguinho a entrar no cemitério, em uma sexta-feira 13, à meia noite. O amiguinho, desesperado acaba aceitando o desafio e lá dentro ocorre um fogo fátuo. Se ele não morrer de susto e não conhecer o fenômeno, passará a vida inteira jurando que viu um fantasma...
Fogo de Santelmo

No dicionário temos: De santo + Elmo (Elmo por ermo), santo invocado pelos marinheiros do Mediterrâneo quando, por ocasião de uma tempestade, aparecia uma chama azulada nos mastros dos navios, produzida pela eletricidade. Um barco em alto mar é atritado pelo vento e seu casco pela água. Assim, elétrons vão sendo arrancados e o barco fica com carga estática positiva. Tendo em cima uma nuvem carregada, eletricamente falando, próxima ao barco, pelo efeito do poder das pontas, no alto do mastro vão se aglomerar uma grande quantidade de elétrons, formando uma espécie de ionização azulada, visível a olho nu durante a noite sem luar. O mesmo fenômeno ocorre entre duas montanhas próximas, dependendo da composição química delas. Quando a diferença de potencial elétrico entre as montanhas é muito intensa, forma-se uma bola de luz, provavelmente uma bola de plasma, que sai de uma montanha e vai se neutralizar com a outra. Muitos chamam isso de Mãe do Ouro, Caipora, Cabeça-de-Cuia ou Boi-tá-tá. Se esse fenômeno ocorre no alto de um campanário, sobre uma cruz, as pessoas vendo aquela "chama" azulada, acreditam que é a aparição da Virgem Maria...

2007-01-14 09:03:31 · answer #2 · answered by natalia 3 · 1 0

Fogo Fátuo

Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás metano (CH4). O metano, em condições especiais de pressão e temperatura, em local não ventilado, começa a sair do solo e se misturar com o oxigênio do ar. Em uma porcentagem de aproximadamente 28%, o metano se inflama espontaneamente, sem necessidade de uma faísca. Forma uma chama azulada, de curta duração, gerando um pequeno ruído. Se a pessoa estiver perto e sair correndo, devido ao deslocamento do ar a chama "irá atrás..." Imaginem a seguinte situação: garotos desafiam o amiguinho a entrar no cemitério, em uma sexta-feira 13, à meia noite. O amiguinho, desesperado acaba aceitando o desafio e lá dentro ocorre um fogo fátuo. Se ele não morrer de susto e não conhecer o fenômeno, passará a vida inteira jurando que viu um fantasma.

Fogo de Santelmo

No dicionário temos: De santo + Elmo (Elmo por ermo), santo invocado pelos marinheiros do Mediterrâneo quando, por ocasião de uma tempestade, aparecia uma chama azulada nos mastros dos navios, produzida pela eletricidade. Um barco em alto mar é atritado pelo vento e seu casco pela água. Assim, elétrons vão sendo arrancados e o barco fica com carga estática positiva. Tendo em cima uma nuvem carregada, eletricamente falando, próxima ao barco, pelo efeito do poder das pontas, no alto do mastro vão se aglomerar uma grande quantidade de elétrons, formando uma espécie de ionização azulada, visível a olho nu durante a noite sem luar. O mesmo fenômeno ocorre entre duas montanhas próximas, dependendo da composição química delas. Quando a diferença de potencial elétrico entre as montanhas é muito intensa, forma-se uma bola de luz, provavelmente uma bola de plasma, que sai de uma montanha e vai se neutralizar com a outra. Muitos chamam isso de Mãe do Ouro, Caipora, Cabeça-de-Cuia ou Boi-tá-tá. Se esse fenômeno ocorre no alto de um campanário, sobre uma cruz, as pessoas vendo aquela "chama" azulada, acreditam que é a aparição da Virgem Maria.

2007-01-15 10:16:25 · answer #3 · answered by jeff.matos 2 · 0 0

FOGO-FÁTUO

Um blog dedicado à escrita pessoal. À prosa poética. Ao avanço. Ao tempo. A quem escreve o que escreve. E a tudo o resto. Fogo-fátuo - Luminescência ou chama de origem incerta

2007-01-15 10:05:58 · answer #4 · answered by bruce_newmetal 2 · 0 0

Fogo é um fato, ninguém duvida disso. Se há fumaça, há fogo, o que só pode ser um fato. Mas Santelmo é aquele personagem antigo do Chico Anísio, muito babaca chupador de pirulito. Mas prá ser fogo, o Santelmo tem que acender um fósforo e tacar nele mermo.

2007-01-14 09:12:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

é um gás que sai do corpo em decomposição dando a impressão de fogo. Nos cemitérios, à noite, é muito comum assistir.

2007-01-14 09:11:26 · answer #6 · answered by Lord Marreta 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers