English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu dackshund (cofap) de três meses tem medo de absolutamente tudo. Qualquer barulhinho é motivo de pânico. Não sei mais o que fazer. Tenho colocado ele em situações que o amedrontam e mostro pra ele que estou ali o protegendo, mas não adianta, se abusar ele faz xixi de medo até em mim. Tem tanto medo que quase se enfia na parede. Confesso que já estou perdendo a paciência, pois é desestimulante ter um bichinho tão covarde assim. Me deêm alguma dica, um socorro por favor.

2007-01-13 23:55:05 · 17 respostas · perguntado por Jean Carlos 1 em Animais de Estimação Cães

17 respostas

Meus vira-latinhas tem pavor de fogos de artifício.
E, eu os ajudo à se esconderem.

2007-01-13 23:57:31 · answer #1 · answered by Betty 6 · 1 0

Amigo acho que sua psicologia para cães está um pouco adiantada ele é só um bebê e não se expõe um bebê ao perigo pois ainda não está preparado você não pode exigir atitudes adultas de um filhote ele precisa de adaptação de carinho de colo mesmo e não em situações que depois vão traumatiza-lo e aí vai te dar mais trabalho trate ele como um filhotinho que é ,de para ele bichos de pelucia para que ele não se sinta só pois o toque ainda é importante para ele cada animal tem sua personalidade ,espere ainda é cedo pra avaliar o seu pois é muito novo ,tenha calma respeite a natureza de tempo pra ele se acostumar com os ruidos do ambiente e pare de colocar ele a prova não é certo isso vai prejudicar ele no comportamento.Pessoas são covardes porque seu amiguinho não pode ser?Esses covardes como você disse são muitas vezes capazes de salvar vidas não substime seu cão ele vai ser seu amigo e não um cão coragem já pensou que ele também pode estar decepcionado com você .

2007-01-17 18:41:52 · answer #2 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

O meu também.

2007-01-17 16:00:24 · answer #3 · answered by Xiru36 2 · 0 0

Vou lhe dizer, minha cadela Pantera teve uma filhote que é bem assim. Nunca vi isso na vida. No começo é normal, mas depois que vão crescendo se acostumam, neh...
Se descobrir o que se faz me avise.
Beijos...

2007-01-16 21:43:55 · answer #4 · answered by Joyce 3 · 0 0

N sei pq a minha poodle tb tem medo de tdo. Inclusive de fogos.

2007-01-14 13:56:09 · answer #5 · answered by Danielle D 2 · 0 0

Jean, ele é só um bebê ainda!!!
Com o tempo, vai se sentindo mais seguro, mas isso tb depende da criação q vc der a ele.
Amedrontá-lo não vai surtir o efeito q vc espera.
Dê carinho, atenção e mimos q será bem melhor.

2007-01-14 13:30:30 · answer #6 · answered by Jo 6 · 0 0

covarde está sendo você ! imagina colocar o animal para sentir medo.....o que resolve ai é carinho, amor,,, e voce tera um animal calmo e fique certo que se em algum momento voce estiver em perigo ele irá em sua defesa......... mas primeiro ele tem que gostar de voce, mas deste jeito......não sei não........

2007-01-14 11:23:57 · answer #7 · answered by teca 4 · 0 0

talvez ele esteja se sentindo inseguro em relação ao seu carinho por ele. Experimente dar mais atenção e observe o comportamento.

2007-01-14 10:27:03 · answer #8 · answered by maryzza 1 · 0 0

Medo excessivo de ruídos

Existem cães que têm medo excessivo de determinados ruídos... Se imaginarmos que eles têm uma capacidade auditiva quase quatro vezes maior que a nossa, um ruído sem importância para nós pode ser ensurdecedor para eles.

Os ruídos que costumam causar pânico nos animais são fogos de artifício, máquinas de tosa ou secadores, trovões, tiros, etc.. Os cães pulam no colo do dono, tremem excessivamente, o coração dispara e eles tentam se esconder em lugares pouco comuns, permanecendo lá sem comer, beber ou sair para fazer suas necessidades...

Alguns donos podem achar isso até engraçado, porém, se o animal tiver alguma alteração cardíaca severa, a taquicardia (aceleramento do coração) que o medo excessivo provoca poderá causar problemas à saúde do animal, principalmente se ele for idoso.

Se fobia a ruídos é o problema do seu amigão e você se preocupa com a reação dele nos dias de fogos ou tempestades, veja as dicas de Cláudia Pizzolato, treinadora de cães diplomada pela NDTA (National Dog Trainers Association) nos USA e proprietária da Lord Cão - www.lordcao.com, no Rio de Janeiro:

Trabalhar com dessensibilização: ter gravado em cassete ou CD os sons que deixam o animal paralisado de medo (à venda no site www.bitcao.com.br). Colocar o som MUITO baixo, quase imperceptível, e motivar o cão a repetir qualquer rotina que ele goste muito, como jogar bolinha, comer biscoito, etc.. No início é preciso fazer estes exercícios num local e horário bastante calmos e neutros. Só devemos passar adiante quando o cão já estiver suportando o barulho que o incomoda, num nível normal.

Não recompensar involuntariamente: é preciso ter muito cuidado para não dar carinho e atenção ao animal quando ele estiver com medo para não recompensá-lo, involuntariamente, por ter medo. Nada de tentar acalmar o cão ou segurá-lo no colo. Em último caso é preciso deixar um local preparado para que o animal possa se esconder e sentir seguro, como numa toca.

Usar medicação: alguns veterinários preconizam doses diárias de antidepressivos, ministrados nos dias em que se suspeita que haverá ruídos que causem pânico ao cão. A medicação tem que ser dada antes do cachorro começar a ficar apavorado e pode evitar crises médias ou leves de pânico. Para casos graves de fobias causadas por sons, como fogos de artifício, tempestades, trovões ou armas de fogo, outras drogas podem ser utilizadas, sempre a critério e sob prescrição do veterinário.

Segundo Cláudia, o medo excessivo de ruídos é um dos problemas mais difíceis para serem tratados em comportamento canino, especialmente em casos graves. De qualquer forma vale a pena tentar.

No caso de cães que se estressam com o barulho de máquinas de tosa e secadores, utilize chumaços de algodão nos ouvidos do animal, para diminuir o ruído. Isso também pode ser tentado em dias de tempestade ou fogos de artifício. Mas é claro, esse "truque" não terá efeito algum em animais extremamente medrosos.

Procure assegurar-se que o cão não possa fugir em momentos de grande manifestação de medo. É comum os animais se desesperarem e saírem em disparado em direção à rua. Prenda o cão em dias de comemorações com fogos e rojões.

Consulte o veterinário que trata do seu animal. Caso ele julgue conveniente, medicará o seu animal para enfrentar o medo ou encaminhará você a um especialista em comportamento para tratar seu cão. Associando as medicações alopática, homeopática ou alternativa (Florais de Bach), a uma mudança de postura do dono em relação ao cão, há chances dele superar a FOBIA.


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

2007-01-14 09:20:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Minha irmã tem uma cocker que também tem medo de tudo que é coisa, e ela tem 2 anos.
Eu e minha irmã fizemos o seguinte,fizemos com que ela não tivesse mais medo de certas coisas.
Ela tinha medo do prato de comida, pois quando ela ia comer ela arrastava o prato e ela se assustava, nós ficamos perto dela quando ela comia, e seguráva-mos o prato para ela comer,e depois de um tempo ela não teve mais medo do prato.
Ela também tinha medo de fogos de artifício, mas com o tempo ela se acostumou, não se preocupe que é só você ajudar seu cachorro que ele logo,logo não terá mais medo.
E eu também tenho dackshund e ela é muito querida e ela não tem medo de nada e é uma ótima nadadora, isso por que nós a ajudamos a não ter medo de coisas ignorantes.

2007-01-14 08:31:17 · answer #10 · answered by Lila 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers