English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Observo, a continuidade do vento, de uma brisa leve, quase parando, até chegar numa escala de furacão, que força seria capaz dessa mudança?

2007-01-13 21:39:12 · 4 respostas · perguntado por lloyd 3 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

4 respostas

Ar em movimento

O vento percorre sem cessar todos os rincões do planeta, apresentando suas diversas faces, desde brisa quase imperceptível até potentes furacões. Em todos os casos, entretanto, trata-se de um fenômeno que tem uma única definição: é "ar em movimento". Apesar da onipresença do vento na vida dos humanos, não é fácil encontrar informação sobre sua natureza na Internet. Muitas buscas terminam em sites dedicados ao seu uso como fonte de energia eólica ou ao uso da palavra no sentido figurado: passageiro, efêmero, o que nunca se detém ou o que pode alcançar níveis de tormenta.

Um pouco mais profundamente entretanto, surgem os sites que explicam sua existência. E pode-se dizer que sua origem é solar, já que é produzido pelo aquecimento desigual da superfície terrestre, o que, por sua vez, cria zonas de altas e baixas pressões. As diferenças provocam o movimento das massas de ar. Existem vários tipos de ventos classificados pelos cientistas, e também foram desenvolvidas escalas com a de Beaufort para defini-los segundo sua intensidade, começando pela brisa e terminando em tempestadas-furacão com efeitos devastadores.

A velocidade do vento é medida com o anemômetro.

Este pode ser um aparelho sofisticado, mas, também é possível fabricar versões caseiras. A informação recolhida é um insumo importante para os produtores de energia eólica, que têm no vento uma fonte de poder limpa e abundante. A influência do vento na vida é enorme. Na natureza, uma de suas funções mais especiais é a de veículo para a polinização. No caso dos humanos, impulsiona seus barcos e move seus moinhos e, inclusive, serve para alimentar sua imaginação.

2007-01-13 23:01:50 · answer #1 · answered by kdvced 3 · 0 1

Bom, todo mundo fala como é o furacão, masnão como ele se forma...
A força dos ventos vem do aquecimento solar, por isso no equador e zonas intertropicais ocorrem mais furacões (mais raiossolares atingem essas regiões) e tabém no verão.
A água do mar fica quente assim como a massa de ar acima dela, que é úmida e menos densa (tende a subir). Ventos frios e secos provenientes da zona dispersora vêm com muita velocidade para ocupar o lugarlogo abaixo das massas quentes, muitas vezes esse fenômeno pode causar a formação de correntes giratórias muito rápidas - o furacão, ciclone.

2007-01-13 23:16:29 · answer #2 · answered by Victor Augusto 3 · 0 1

É um força centrífuga que joga o ar para longe do centro deixando no meio um miolo de baixa pressão. ...que geralmente se forma nas regiões trópicas. Enquanto alguns em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos é uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas.
Espero que tenha te ajudado

2007-01-13 21:56:01 · answer #3 · answered by Rodrigo 4 · 0 1

É um força centrífuga que joga o ar para longe do centro deixando no meio um miolo de baixa pressão. ...que geralmente se forma nas regiões trópicas. Enquanto alguns em áreas povoadas, são considerados como furacões altamente destrutivos, nos trópicos é uma parte importante do sistema de circulação atmosférico que move calor da região equatorial para as latitudes mais altas.

E deixo um pensamento aqui..
.. seja forte, mas não como a ventania que destroi tudo e sim como a rocha que resiste a tudo....
Beijos e bom domingo.

2007-01-13 21:49:58 · answer #4 · answered by Unicaloira 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers