Sim, os Iguanas suprem sua necessidade de água através de vegetais que consome, mas sempre deve-se ter água limpa em um prato para os Iguanas.
Limpe e troque a água diariamente para não ter manifestações de bactérias.
A umidade deve ser sempre alta, em torno de 70% a 80%; consegue essa umidadde borrifando água fresca ou colocando um recipiente com água no terrário.
Alimentação
Iguanas novos devem ser alimentados com 80% a 90% de vegetais e 10 a 15% de proteínas, pode ir diminuindo as proteínas a medida que o Iguana for crescendo.
Alimentos: Alface, kiwi, nabo, maçã, brócolis, uva, broto de feijão, banana, manga, legumes, alfafa, batata, pêssego, chuchu, cenoura (ralada), abobrinha, couve, figos secos, mamão, melão, morango, tomate, grilos, frango cozido, ovo, pétalas de flores como Hibiscus e rosas, etc.
Os Iguanas ficarão bem alimentado com rações para répteis brevemente umedecidas.
Uma boa dieta proporciona um melhor desenvolvimento e crescimento. As doenças geralmente resultam de uma dieta alimentar errada. Para uma alimentação e uma locomoção perfeita, o Iguana necessita de radiação ultravioleta, que é conseguida com lâmpadas ou com banhos de sol.
Não permita que seu Iguana "escolha" o alimento, dê de tudo que ele possa comer, fazendo assim uma boa dieta.
Dicas
- Trate bem seu Iguana para que ele sinta confiança próximo a você.
- Borrifa água no terrário, a temperatura ficará ideal para o Iguana.
- Para ver se a pele de seu Iguana está hidratada adequadamente, estique a pele e verifique quanto tempo a pele leva voltar a elasticidade normal. Se a pele demorar algum tempo a normalizar, o Iguana pode estar desidratado. Borrifa água fresca no terrário 10 vezes ao dia.
- Sempre forneça uma dieta balanceada aos Iguanas. Dê vegetais, pequenos insetos, frutas, alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Existem suplementos ricos em vitaminas e minerais especiais para répteis.
- Qualquer anormalidade com o Iguana leve-o ao veterinário.
- Lembre-se que o Iguana não é brinquedo, deve cuidado em manuseá-los, muito cuidado e carinho nunca é demais.
- Para uma alimentação e movimentação normal, o Iguana necessita de radiação ultravioleta, que é conseguida com lâmpadas ou com banhos de sol.
- Sempre forneça uma fonte de calor ao Iguana.
Manuseando um Iguana
Para manusear adequadamente seu Iguana, deve deixar claro para ele que você é inofensivo e que ele estará sempre protegido em sua companhia.
Não faça movimentos bruscos, para não assustá-lo; mantem-se perto para que ele acostume com sua presença. Passe-lhe a mão pelo corpo lentamente para que o Iguana não se assuste.
Após acostumar com você, brinque à vontade com ele. Trate-o com carinho para que sinta total confiança em você.
Iguanas, quando filhotes, são mais fáceis de acostumar com a presença de humanos.
Terrário
Os Iguanas são criados em terrário tropical úmido por habitar florestas tropicais. O terrário deve ter dimensões enormes, principalmente com respeito a altura para a acomodação de troncos. Também pode colocar algum tipo de vegetação para proporcionar abrigo e umidade.
A temperatura deve ser entre 25ºC a 30ºC. Para manter essa temperatura, instale uma lâmpada incandescente ou com radiação infravermelho, é usada também pedra artificial com aquecimento. Instale termômetros no terrário para medir a temperatura e outro para medir a umidade.
A umidade deve ser sempre alta, em torno de 70% a 80%, porcentagem que se consegue borrifando água fresca ou colocando um recipiente com água no terrário.
O terrário pode ser feito de madeira ou totalmente de vidro. O ideal que tenha uma abertura com tela para ventilação. Os terrários mais comuns são feitos com telas em cima, no lugar da tampa. Deve existir um vidro na parte da frente do terrário, para que o Iguana veja as pessoas e o quê acontece na casa.
Os acessórios para terrários como plantas, troncos, pedras e etc., devem ser colocadas no terrário de maneira que fiquem bem firme, para que não machuquem o Iguana.
Espero ter ajudado.
2007-01-13 14:38:51
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
2⤊
0⤋
Assim como todos precisam de água, ela também.Acredito que ela beba e vc não esta percebendo.Agora deixa te perguntar, como consigo uma para mim?Adoro cobras, iguanas, escorpiões, ratos, corujas, morcegos....Bem, adoro todos os tipos de bichos. Beijos.
2007-01-14 08:23:02
·
answer #3
·
answered by SHENA 2
·
0⤊
0⤋
Abaixo algo que encontrei pra ti:
Os iguanas estão atualmente entre os animais mais procurados como opção de animal de estimação. Para nós, mamíferos, a intaração e a manutenção de animais similares, como cães e gatos acaba sendo "naturalmente mais fácil", pois o comportamento e as condições de "stress" são prontamente reconhecidas e, na medida do possível, evitadas. Já com exemplares totalmente diferentes e com biologia: fisiologia e comportamento bem adverso ao nosso, os problemas de reconhecimento e identificação de possíveis moléstias e má adaptação às condições de cativeiro tornam-se constantes. Compreender como funciona um réptil como o iguana e quais suas reais necessidades é fundamental para o sucesso de sua manutenção:
- Os iguanas são animais vertebrados cujo esqueleto é ósseo, formado basicamente por carbonato de cálcio, apresentando apenas algumas estruturas cartilaginosas.
- Sua temperatura corpórea depende do meio ambiente, sendo conhecidos cientificamente como pecilotérmicos. Todo o alimento consumido pelos iguanas se destina diretamente às necessidades metabólicas. Assim a quantidade de alimento é sensivelmente menor quando comparada com a de um mamífero de mesmo porte.
- Seu sistema circulatório tende a apresentar uma baixa taxa de oxigênio dissolvido no sangue, devido a anatomia cardíaca que possibilita mistura de sangue venoso e arterial. Com isso os iguanas não são capazes de realizar prolongadas atividades musculares que consumam altas taxas de energia, pois não dispõem de oxigênio dissolvido no sangue o suficiente para se manter nestas condições. Com isso a produção de calor baseada na atividade muscular é muito pequena e limitada.
- Possuem o corpo revestido por escamas ou placas dérmicas. As escamas apresentam uma camada externa rígida conhecida como extrato córneo, formada por uma proteína chamada queratina. A finalidade desta camada é evitar a perda excessiva de água pela pele e dar maior resistência ao atrito destas escamas com o substrato. Conforme o animal cresce a camada velha de extrato córneo é trocada por uma nova e maior.
- Os iguanas possuem um sistema especial para evitar a perda de água do corpo através da transpiração (por meio do extrato córneo) e pela urina (através de glândulas que mudam o PH da urina transformando-a em ácido úrico e retendo a água no interior do corpo). O equilíbrio hídrico é extremamente importante e a retenção de água e consequente desidratação seriam inevitáveis sem os meios descritos acima.
- A dieta rica em diversidade e proteínas pode limitar a manutenção de certas espécies que não se adaptam a mudanças alimentares, não por comportamento, mas sim por não assimilação dos nutrientes. Inclusive, para a maior assimilação de certos nutrientes, os iguanas necessitam de determinados comprimentos de luz (principalmente Ultravioletas do tipo A e B). Esta falta de iluminação específica é o principal fator de insucesso na manutenção de iguanas e outros répteis em cativeiro.
Aparentemente os iguanas parecem ser animais com certas "deficiências" mas são extremamente adaptados ao meio em que vivem. Como a natureza fornece todos os fatores ideais para o pleno desenvolvimento, a manutenção em cativeiro precisa de certos cuidados fundamentais.
2007-01-13 11:15:36
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋