Não há uma resposta para essa pergunta, mas muitas...
assim como os caras pálidas, amarelos, negros e todas as cores, existe inúmeros grupos indígenas...
não há uma receita de bolo quando falamos de cultura...
o máximo que você pode conseguir de objetivo para uma resposta assim é escolher um grupo, ver se existe alguma etnografia a respeito e contar com exceções...
2007-01-13 06:21:59
·
answer #1
·
answered by O Náufrago 3
·
0⤊
0⤋
Chefe é chefe ;indio é indio
2007-01-14 22:21:33
·
answer #2
·
answered by Mano 3
·
0⤊
0⤋
Sua pergunta é muito abrangente, pois existem muitos grupos indígenas que vivem de diferentes maneiras, ainda que haja semelhanças em suas formas de organização. Isso torna difícil responde-la porque existem inumeras respostas para ela, dependendo da tribo da qual eu estiver falando. Mesmo que você se concentrasse somente nos ameríndios (índios americanos, das três Américas, é bom ressaltar), ainda assim as respostas seriam múltiplas pois há tribos que vivem de diferentes maneiras.
Em geral, os homens caçam e as mulheres cultivam a terra. Os guerreiros são sempre homens de determinada faixa etária. As crianças são tratadas como iguais - muitos índios costumam ajoelhar-se para falar com a criança, simbolizando que eles estão falando de igual para igual. Entre os ashaninka (tribo brasileira) acredita-se que um bruxo já nasce bruxo, portanto se uma criança de 3 ou 4 anos é muito agitada e barulhenta é porque ela não consegue controlar suas emoções, o que pode leva-la a prejudicar ou mesmo matar uma pessoa quando for adulta através de feitiçaria. Daí os ashaninka acusarem principalmente meninas desta idade de bruxaria e as matarem. Já os kaxinawa acreditam que deve-se proteger a criança pequena pois sua alma não está copmpletamente presa ao corpo, e ela pode se perder a qualquer momento (e com isso, a criança morre). Em alguns grupos indígenas, adimite-se a poliandria, isto é, mulheres que casam-se com vários homens, o que ocorre devido ao fato de haver mulheres em números muito maiores que o de homens, pois em algum momento histórico passado daquela tribo os homens foram massacrados em combate (tanto com outras tribos quanto com brancos, isto depende da tribo de que se fala). Há também tribos onde somente o chefe tribal tem o direito a várias esposas. Algumas tribos tomam as mulheres das tribos inimigas durante das guerras e as incorporam à sua tribo através de ritos de passagem para, assim, casarem-se com elas. Desta forma, estas tribos resolvem o problema de haver mais homens que mulheres em idade de casamento.
2007-01-14 20:08:06
·
answer #3
·
answered by La Française 2
·
0⤊
0⤋
ouvi falar que era uma put@ria só : ninguem era de ninguem ; era paí comendo a filha ; filho que comia a mãe ; irmão com irmã ; mulher que transgredia as regras da aldeia como punição era estuprada por todos os homens da tribo ; as virgens eram violadas pelo pagé com os dedos ; tinha o indio boiol@ que ficava sozinho fechado numa oca pra satisfazer os outros indios ; etc ...
2007-01-13 14:23:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por que faz esta pergunta no passado, ainda existem tribos indigenas que abominam a aproximação do homem branco, ou civilizado, recebendo qualquer vizita de maneira hostil e violenta, principalmente na Amazônia, até mesmo no centro oeste. Os homens caçam, as mulheres cuidam das crianças e dos alimentos seja da caça e do cultivo, geralmente mandioca ou milho, a criança indigena é tratada com respeito como se trata com um adulto qualquer, mesmo que seja em situações que uma criança não poderia passar, existem rituais chamados de passagem, onde o adolecente é designado a caçar, sozinho, sem ajuda, e quando retorna, com a caça, recebe um novo nome, de guerra, e já se torna adulto obtendo maiores responsabilidades como por exemplo se tornar guerreiro e defender a aldeia de tribos inimigas..as casas são as ocas, feitas de palha de coqueiro da região, taboca que era o madeiramento, dormem e redes artesanais feitas da fibra de algodão, cada familia tinha a sua..
2007-01-13 14:19:32
·
answer #5
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋