English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Bem eu sou pai de dois filhos Cauã de 14 e Melissa de 6 e minha mulher faleceu depois de dar á luz minha filha, daí eu cuidar de meus filhos ozinho. o problema é que de á uns tempos pra hoje meu filho tem andado muito rebelde...mata aula tem má nota e ontem descobri que ele fuma. Com 14 anos como é possivel meu filho fumar. A verdade é que eu também sou fumador á 20 anos (comecei com 14) e por isso não sei se proiba ou se deixe meu filho fumar...que acho que eu devo fazer? Deixo ou não deixo, sendo eu proprio um fumador.

2007-01-13 05:15:06 · 15 respostas · perguntado por Martin Piragibe 1 em Família e Relacionamentos Família

Ele começou a fumar com 11 anos

2007-01-13 05:20:26 · update #1

15 respostas

SEMPRE E BOM ENSINAR OS PRINCÍPIOS DE RESPEITO E SER UM EXEMPLO PARA OS FILHOS

2007-01-15 10:31:14 · answer #1 · answered by Janáira 08. 7 · 0 0

Para de fumar seria uma otima opcao para a sua saude de qualquer forma. Porem; isso nao garante que o seu filho venha fazer o mesmo. De qualquer forma, esta e uma atitude positiva que pode beneficiar ambos.
Quanto a rebeldia, nao adianta bater de frente. Marque uma reuniao com a diretora da escola dele sem ele saber, e peca a ela uma orientacao, conte a ela um pouco de sua vida, fale sobre a perda de sua esposa...Mesmo que ele nao esteja frequentando a escola regularmente, com certeza, a diretora sabendo do problema e tendo boa vontade em ajudar, vai encontrar uma forma de dar a ele uma atencao especial, e isso podera ajuda-lo de alguma forma. 14 anos costuma ser uma fase dificil, de duvidas...E no caso dele, sem a presenca da mae, o caso pode realmente se agravar. A conversa tambem pode ajudar. Por mais que possa parecer impossivel, tente uma conversa com ele. CONVERSA. Abra o joogo, sem cobrancas, sem criticas, sem alterar a voz, sem BRIGAS. Converse com ele sobre a possibilidade de mudanca . Tente saber dele se existe algo que ele tenha vontade de mudar. Quem sabe voce nao consegue ouvir dele qualquer insatisfacao que ele pode ter e que voce nunca havia percebido?
Quanto ao fato dele estar com 14 anos e fumando. Nao fique tao espantado, afinal voce tambem comecou a fumar cedo.
Procure na internet se existe perto de onde voce mora, uma especie de grupo de apoio para pais e maes solteiros. Caso encontre, procure o grupo e tente frequentar reunioes, se for virtual, sala de bate-papo...Comunidades no Orkut...Ate aqui mesmo no yahoo perguntas, da forma que voce ja esta fazendo. Tudo e valido pra tentar recuperar a auto estima de seu filho, pra tentar ajudar o seu filho a se tornar uma pessoa melhor do ele ja e. Amor, atencao, carinho e sabedoria. Busque e de a ele tudo o que voce ja vem dando e muito mais.
Boa sorte e nao desista. NAO DESISTA!!!

2007-01-21 00:07:00 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Os pais são o espelho dos filhos de mlagres ou de desgraças, o mundo dá uma maquiada; porem, o carater... vem da familia.

Pense nisso.
Deus te abençoe.

2007-01-20 22:28:00 · answer #3 · answered by HEmanuel 2 · 0 0

pelo jeito não da para você manda ele segui os seus exemplos más você deve da muitos conseio a ele sobre isso.

2007-01-20 21:12:22 · answer #4 · answered by ROBSON TARCIO SANTOS 1 · 0 0

O filho nada mais 'e que o espelho dos pais.
Ele faz, o que ve vc fazendo a anos.....
Entao, nem adiante tentar faze-lo parar se vc vai continuar....
O que pode tentar fazer 'e um trato....do tipo....Para vc que eu paro tb pro bem da nossa familia e saude....

2007-01-20 01:16:28 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Se você tem que dar o exemplo, o seu filho deve achar normal fumar já que você é fumante!O seu primeiro passo é deixar de fumar, e fazer com que seus filhos sejam bastante amigos, e companheiros para melhorar a harmonia no lar!

2007-01-18 08:32:54 · answer #6 · answered by TINA 3 · 0 0

Saiba encarar essa realidade de sua vida você é capaz de cuidar de seus filhos, começando pelas coisas que irão o prejudicar o vício do cigarro converse com ele não deixa-o continuar fumando pois isso pode levá-lo para outro caminho.

2007-01-17 06:01:58 · answer #7 · answered by tati_minininha 1 · 0 0

Essa idade é complicada mesmo.E não é culpa de vc ter ficado viúvo.É curiosidade da idade.Tenho dois filhos, um de 16 e outro de 14. O mais velho tem aprontado também.Fico triste, afinal sabemos que o tempo passa e o que fazemos hj espelha no futuro...
O que tenho feito? Converso muito com ele. Mesmo assim ele apronta mas sei que num dia de aperto irá se lembrar das minhas palavras. Outra coisa, acredito em Deus e peço a Ele para proteger meus filhos.
Qto ao cigarro, vc mesmo já sabe a resposta: vc é o melhor exemplo para ele.Vc é o pai, lembra?
Ele é ainda muito novo...vc quer que ele imite a quem? Saia já dessa cadeira, converse com ele e faça um trato com ele.Mostre a ele que vc deixará de fumar por amor a ele.Mostre como as pessoas ficam doentes depois de tanto fumar.Não obrigue...deixe ele perceber suas dificuldades e paralelamente suas condições físicas.
Sou divorciada e tenho que ser pai e mãe como vc.
Passo e sei que passa tb por apertos mas fico super feliz qdo vejo que eles dizem que me amam.Eles,lá no fundo...sabem que os amamos e fazemos tudo por eles.
Bem, espero ter ajudado...
Boa sorte...vc merece. E lembre-se: DEUS é fiel.

2007-01-13 13:41:48 · answer #8 · answered by luarosa2006 3 · 0 0

Rebeldia na adolescência é muito comum,eles querem chamar a atenção de todas as formas possíveis.Para você não deve ser nada fácil,cuidar de duas crianças.Caso você possa pagar um/uma psicóloga,estaria na hora certa.Procure a direção da escla e converse co a orientadora de ensino.Converse com ela,explique o que está acontecendo,veja que companhias seu filho tem,chame-o para uma conversa amigável e carinhosa,pois quanto mais ríspidos,e exigentes formos menos efeitos conseguimos.O fato de você fumar lhe tira o direito de proibí-lo de fumar.Tente parar, não é tão difícil assim.....eu já fumei,e deixei a 16 anos,não sinto falta nenhuma.Só no início,é que é mais difícil,mas nada que não possamos suportar.Fique calmo,todos os adolescentes são mais ou menos iguais;é uma fase de mudanças,que passa,mas é preciso acompanhar.
Boa sorte!

2007-01-13 13:37:00 · answer #9 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

Você mesmo já se identifica como mal exemplo, então proibir o fará com que sinta mais prazer em contraria-lo, então o mais corrteto é que restrinja suas amizades, pois seu vício entrou na brecha que você enquanto pai deixou vazia entre ambas relações, se se afasta, ele inevitavelmente, até mesmo pela lógica tentará de alguma forma preencher este vazio, se você não tem tempo, quem tem..É tão rápido e eficiente quanto um bate papo informal, se o ignorar, vai perder a chance de que ele se torne viciado no cigarro, dai pra que faça mais coisas, conheça outros vícios, é bem rápido. Pode lhe dar uma surra, um castigo, repreender, mas o faça sem remorso após esta decisão, sem piedade, com autoridade...ms permitir-lhe que fume, não altera em nada, tantos fumantes, seria mais um, mas que se vire com o vício e nunca peça por aí cigarros...

2007-01-13 13:33:27 · answer #10 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers