A maior parte das construções foram erguidas pela liderança de Péricles, durante a ‘’era de ouro’’ de Atenas (460 – 430 a.C.). Fídias, o grande escultor grego, e Ictinus e Calicrates, dois famosos arquitetos, foram os responsáveis pela reconstrução. Durante o século V a.C. a acrópole ganhou sua forma final. Cimon e Temístocles ordenaram a reconstrução dos lados sul e norte das muralhas, e Péricles encomendou o Partenon. Em 437 a.C. Mnesciles começou o Propileu, portão monumental com colunas de mármore pentélico, parcialmente construído sobre o propileu de Psistrato, obra terminada em 432 a.C. com duas alas. Ao mesmo tempo começaram as obras do pequeno templo jônico de Athena Niké. Depois de uma interrupção causada pela guerra do Peloponeso, foram terminados ao tempo de paz de Nicias, de 421 a 415 a.C..
2007-01-13 05:03:33
·
answer #1
·
answered by KITO 3
·
0⤊
0⤋
A acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa das acrópoles (cidade alta) da Grécia. Seu significado é tal na arte e cultura do ocidente que muitas vezes é referida simplesmente como a acrópole. É uma colina rochosa de topo plano com 150 metros de altura do nível do mar, em Atenas, Grécia, que abriga alguns das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-01-13 04:55:30
·
answer #2
·
answered by cris 7
·
0⤊
0⤋
Sabe-se com alguma certeza que um templo considerável para Athena Polias (padroeira da cidade) foi erguido pelo meio do século VI a.C.. Este templo dórico de pedra calcárea, do qual sobrevivem muitas relÃquias, é referido como templo do ‘’Barbazul’’, por causa de uma escultura de homens-serpente do pendimento, onde a barba era pintada de azul escuro. Se este templo substituiu outro, ou foi erguido sobre o local de um antigo altar não é conhecido ao certo. No fim do mesmo século, outro templo tinha sido construÃdo, o ‘’Archaiios Naos’’ (Templo antigo), o qual acredita-se ter sido dedicado a ‘’Athenas Partenos’’ (virgem) , culto que superou o do ‘’Barbazul’’. Um novo templo em mármore, o ‘’Antigo Partenon’’, foi inciado ao fim da batalha de Maratona em 490 a.C.. Para acomodá-lo, a porção sul do platô foi liberada de obstáculos antigos e nivelada com a adição de cerca de 8.000 blocos de pedra do Pireu, em alguns locais com 11 metros de profundidade, formando um muro de arrimo cheio com terra batida. O portão miceico foi substituÃdo pelo ‘’Propileu Antigo’’, colunata monumental com propósito mais cerimonial que defensivo. Essas construções ficaram inacabadas por causa das invasões persas em 480 a.C. quando foram arrasadas. Quando acabaram as guerras persas, os atenienses realizaram cerimônias de purificação, onde queimaram e enterraram cerimonialmente os objetos de culto e arte que foram considerados impuros. Esta ‘’impureza persa’’ forneceu o mais rico tesouro arqueológico da Acrópole, uma vez que a cerimônia os protegeu de destruições futuras.
[editar] As construções de Péricles
Vista das cariátidesA maior parte das construções foram erguidas pela liderança de Péricles, durante a ‘’era de ouro’’ de Atenas (460 – 430 a.C.). FÃdias, o grande escultor grego, e Ictinus e Calicrates, dois famosos arquitetos, foram os responsáveis pela reconstrução. Durante o século V a.C. a acrópole ganhou sua forma final. Cimon e TemÃstocles ordenaram a reconstrução dos lados sul e norte das muralhas, e Péricles encomendou o Partenon. Em 437 a.C. Mnesciles começou o Propileu, portão monumental com colunas de mármore pentélico, parcialmente construÃdo sobre o propileu de Psistrato, obra terminada em 432 a.C. com duas alas. Ao mesmo tempo começaram as obras do pequeno templo jônico de Athena Niké. Depois de uma interrupção causada pela guerra do Peloponeso, foram terminados ao tempo de paz de Nicias, de 421 a 415 a.C.. No mesmo perÃodo, começaram o Erecteion, com seu ‘’balcão das cariátides’’ (Kore), com esculturas no lugar de colunas, para praticas sacras que incluÃam Athena Polias, Poseidon, Ericteu, e outros. Entre o Partenon e o templo de Athena Nike ficava o ‘’temenos’’ de Ãrtemis Bauronia, a deusa representada por um urso. Perto do Propileu, a estátua em bronze de Athena Promachos (que combate na linha de frente), feita por FÃdias entre 450 e 448 a.C., com nove metros de altura sobre uma base de um metro e meio. No lado exterior da Acrópole, encontra-se o Teatro de DionÃsio, onde estrearam as maiores peças teatrais da antiguidade. Alguns metros além esta o Teatro de Herodes Ãtico, parcialmente reconstruÃdo e que mostra como teria sido o Teatro de DionÃsio, à usado ainda em reproduções modernas de obras de Sófocles, Ãsquilo e EurÃpedes, com sua acústica perfeita e lugar para vários milhares de pessoas.
2007-01-13 04:55:04
·
answer #3
·
answered by Maya 7
·
0⤊
0⤋