As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.
Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças ou traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.
2007-01-13
04:17:17
·
10 respostas
·
perguntado por
Vilmar
1
em
Ciências e Matemática
➔ Biologia
Em primeiro lugar, a manipulação de celulas tronco ainda é feita por uma péquena quantidade de medicos.
Segundo, que os tratamentos são caros e por isso mesmo fora do alcance - AINDA - das classes menos favorecidas economicamente.
Abraços...
2007-01-13 04:23:32
·
answer #1
·
answered by FRANCISCO S 2
·
0⤊
0⤋
Diabetes é uma doença muito grave que não deve ser subestimado ... Eu recomendo que você seguir este método natural que ajuda muito http://diabetes.sugestao.info
Este método é capaz de mudar radicalmente a qualidade de vida, mas em qualquer caso, é essencial consultar um médico!
2014-11-11 01:05:50
·
answer #2
·
answered by Jacinta 1
·
0⤊
0⤋
Vimar,
Este tratamento ainda esta em experimentação e era muito polêmico, porque as células que serviam eram as produzidas por o óvulo eram as células embrionarias, mas agora descobriram que as do liquido amniotico são tão perfeitas para reprodução de órgãos quanto as embrionárias.
Pesquisa
Nova fonte de células-tronco é divulgada internacionalmente
Uma descoberta publicada pela revista científica Nature Biotechnology, por um grupo de pesquisadores americanos, apresenta as células-tronco do líquido amniótico como uma possível alternativa, menos polêmica, ao uso de células-tronco embrionárias.
Elas seriam quase tão potentes quanto às polêmicas embrionárias e com a vantagem de serem livre de riscos de causar tumores, como ocorre com as adultas
Foi realizado o isolamento de células-tronco do líquido amniótico com alto poder de se desenvolver em uma série de tecidos - o grupo chegou inclusive a criar músculos, ossos, vasos sanguíneos, nervos e células hepáticas em laboratório.
Em camundongos, foi possível conseguir o restauro do dano no cérebro a partir de células que se diferenciaram em novos neurônios. A equipe, das faculdades de medicina das universidades Wake Forest e Harvard, também conseguiu criar tecido ósseo nos animais.
As células-tronco do líquido amniótico foram retiradas a partir da análise do fluido retirado em exames de amniocentese (que costumam ser feitos até a 16ª semana de gestação), de onde extraíram cerca de 1% das chamadas células AFS (sigla em inglês para a CT).
O pesquisador que liderou o estudo, Anthony Atala, acredita que elas são o estágio intermediário entre as células adultas e as embrionárias, já que os resultados obtidos na diferenciação das AFS é maior do que nas células adultas, e não causam a polêmica sobre o problema ético e religioso.
Para a geneticista Lygia da Veiga Pereira, pesquisadora da Universidade de São Paulo, o sucesso depende de conseguir replicar o experimento e da capacidade de se diferenciar. Se isso realmente se comprovar, ela acredita que se terá atingido o melhor dos dois mundos.
A obtenção de células-troco do líquido amniótico só pode ser feita por meio de um exame chamado amniocentese. Um exame caro e invasivo que só é solicitado quando há necessidade de se investigar se o bebê possui alguma doença genética.
Por este motivo, a pesquisadora Mayana Zatz, também da USP, não acha viável fazer o exame em larga escala somente para a para extrair células-tronco. Mayana defende a retirada, a partir do momento em que se comprovar a eficácia dessas células, somente nos casos em que a mulher precisar fazer o exame. A pesquisadora ainda defende o uso de células embrionárias.
A idéia dos pesquisadores americanos é que se crie bancos públicos de células-tronco do líquido amniótico, assim como ocorre com o cordão umbilical. Segundo Atala, um banco com cerca de 100 mil espécimes poderia abarcar geneticamente 99% da população americana para um eventual transplante.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo, de matéria publicada nesta segunda-feira, 8 de janeiro, no cardeno Vida &.
Não vai demorar muito para este tratamento estar nos hospitais públicos.
Um abraço!
2007-01-15 15:40:00
·
answer #3
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
devido a que o tratamento ainda não se encontra em pleno uso por questoes eticas que se prendem com o assunto...portanto apenas é accesivel para as classes mais favorecidas...o uso da tecnica em questao tambem é exclusivo para certas e determinadas doenças...
2007-01-14 10:42:53
·
answer #4
·
answered by carolinda p 1
·
0⤊
0⤋
Por estar ainda em nível experimental, pois é um conhecimento recente e que potencialmente trará enormes benefícios à humanidade. Como todo conhecimento recem-adquirido é necessário muitos estudos de avaliação e por se tratar de celulas de embriões vivos traz um complicador etico inconsiliável
talvez o entrave mais grave para a utilização em grande escala.
2007-01-13 15:22:42
·
answer #5
·
answered by duardomaria 3
·
0⤊
0⤋
VC SABE O PREÇO???
VC SABE QUANTO O BRASILEIRO GANHA????
2007-01-13 14:22:18
·
answer #6
·
answered by Carlos 3
·
0⤊
0⤋
Porque ainda é uma prática bastante recente da medicina e que ainda está em fase de pesquisas
2007-01-13 12:28:08
·
answer #7
·
answered by Panda´s wisdom 5
·
0⤊
0⤋
Tudo o que envolve tecnologia nesse país não vai pra frente, falta de um governo visionário...
Falta investimento nessa área..
Será que um dia vamos acordar¿
2007-01-13 12:27:35
·
answer #8
·
answered by josi 1
·
0⤊
0⤋
Porque o tratamento com celulas tronco e muito caro e a maioria da polulaçao brasileira n tem renda suficiente para obter esse tipo d etratamento !!!!
Valeu !!!!!!
2007-01-13 12:27:34
·
answer #9
·
answered by melzinha 4
·
0⤊
0⤋
Bem, em primeiro lugar o tratamento com células troncos ainda não está em sua plena utilização e também porque estão sendo a cada dia descobertos mais tipos de células mais eficientes então é preciso ter uma ampla análise de como elas podem reagir no corpo e em que tecidos do corpo ela tem mais eficiência em regenerar além disso o tratamento deve ser bastante caro e porque os tratamentos não são totalmente autorizados em todos os países.
2007-01-13 12:26:11
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋