English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-13 03:54:11 · 1 respostas · perguntado por Priscila 2 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

1 respostas

Perguntas inteligentes neste espaço e/ou em outros espaços em sites brasileiros são raros, quando há participação falta conteúdo. Só por ai, visualizamos a educação, e/ou a qualidade das informações interferindo na assimilação do conhecimento. Nos sites europeus, mesmo no yahoo, como esse aqui, as perguntas são inteligentes, a participação é notável, fico até constrangida de participar, me sinto uma primária, mesmo lendo tanto quanto leio. Há um questionamento por parte de alguns alunos de mestrado sobre essa qualidade da informação e a repercussão disto na educação. O nosso leitor, as leituras de uma maneira geral, seja as informativas eletrônicas, visuais, auditivas, as de bolso etc., são signos de interpretação que devem ser consideradas, é preciso entender a grande distância que está ocorrendo entre uma educação passiva a uma baseada na análise de texto crítico, onde se constrói um cidadão mais crítico ante sua realidade. Quando a expressão é política, ela é associada a piadas, a fomentos, mas nunca uma manifestação inteligente, uma posição de quem analisa dados históricos e a repercussão em nosso presente.
Quando em sala de aula na faculdade ficamos alarmados com o resultado do produto educativo enviados em nossos bancos acadêmicos, uma passividade, uma descontração que alarma diante de um mundo competitivo. Quando ouço vídeos pela Internet da sociedade da "Inteligência Competitiva", uma comunidade que analisa o comportamento dos países pelo mundo, suas criações, aspirações, expectativas, fico impressionada com a qualidade de quase todos os países, países muitas vezes menores que um estado do Brasil mais menor ainda, quando eles falam ou comentam sobre o Brasil, eles soltam gargalhadas, fazem piadas. Temos muito, e o que temos de grande valor são exportados, cérebros, estão dentro dos melhores do Planeta, vão por outras terras onde haja benefício a ciência e a tecnologia.
Não vou acusar governos, se eles estão onde estão. Se os 40 deputados com acusações graves estão em seus cargos diante da imunidade parlamentar, é o resultado da nossa cultura, da nossa passividade, coloco nós, não porque faço parte, mas são meus irmãos brasileiros que gostaria tanto que eles se tocassem que estão em público e nús!

Lamento não comentar sobre a sociedade da informação e educação, e tão somente fazer aqui um desabafo.

Estou acabando de fazer a fixa de Pierre Levy "Conexão Planetária" fala muito sobre isso, Tenho outros e mais outros. Se estiver precisando me escreva e eu te envio via e-mail, sem custo nenhum, não lhe cobro, terei o maior prazer de contribuir, faço isso com os meus colegas acadêmicos, pena que eles não dão importância e deletam como se fosse spam.

Segundo Bruner temos um volume muito grande de informação, o nosso maior problema, no caso brasileiro, é industrializar essa matéria prima e transformar em conhecimento,seja filosófico, prático indo ao operacional. Informações são leituras de oportunidades espalhadas em nossa volta, configuram como um quadro surrealista, é preciso fazer leituras para codificar uma resposta em todo momento propício.
Se precisar escreva, terei prazer em compartilhar:
marisa_mga@yahoo.com.br

2007-01-14 09:55:33 · answer #1 · answered by Sophia 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers