Nicolau Copérnico
Astrônomo polonês (1473-1543). É responsável pela descrição do sistema heliocêntrico, que dá início à Astronomia moderna (ver Heliocentrismo). Nasce em Torum e fica órfão aos 11 anos. Criado por um tio materno, ingressa na Universidade de Cracóvia em 1491 para cursar Medicina. Também estuda Filosofia, Matemática e Astronomia e interessa-se pelo humanismo. Viaja para a Itália em 1497, para aprender os clássicos gregos e o Direito Canônico em Bolonha. Volta à Polônia em 1501 e ordena-se padre, mas permanece pouco tempo no país, como cônego da Catedral de Frauenburg. Retorna à Itália, onde freqüenta as universidades de Pádua e Ferrara. Em Bolonha, aprofunda suas observações astronômicas. De volta a Frauenburg, em 1506, constrói um pequeno observatório e começa a estudar o movimento dos corpos celestes. A partir dessas observações, escreve Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste, obra que só vem a público em 1530, apesar de ter sido escrita muito antes, por volta de 1507. Copérnico demora a divulgá-la por receio da reação da Igreja Católica. Em 1543, apresenta o sistema cosmológico com os princípios do heliocentrismo na obra Das Revoluções dos Corpos Celestes. Ao afirmar que a Terra se move em torno do Sol, refuta o sistema de Ptolomeu e revoluciona a idéia que o homem da época faz de si mesmo: feito à imagem e semelhança de Deus e, portanto, centro do Universo.
2007-01-13 10:01:30
·
answer #2
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Nicolau Copérnico (ToruÅ, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Sua teoria - o Heliocentrismo -, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica - o Geocentrismo (que considerava, a Terra como o centro), é considerada uma das mais importantes hipóteses cientÃficas de todos os tempos, tendo constituido o ponto de partida da astronomia moderna. A teoria copernicana permitiu também a emancipação da cosmologia da teologia.
Copérnico (em polaco MikoÅaj Kopernik) nasceu na região da Cujávia-Pomerânia, nas margens do rio VÃstula, na Polónia. Copérnico tinha perto de dez anos de idade quando seu pai morreu, após o que foi acolhido por seu tio materno, Lucas Watzenrode, um cónego da Igreja católica.
Em 1491, Copérnico entrou para a Universidade de Cracóvia, onde se interessou pelo estudo da Astronomia, graças a seu professor Albert Brudzewski. Muito provavelmente ele regressou a casa em 1494 (ou 1496), pois seu tio Lukas Watzenrode, recentemente eleito bispo de Ermeland (Warmia em polaco), desejava que ele assumisse um lugar de cónego em Frauenburgo, a fim de garantir sua independência financeira. Enquanto aguardava uma vaga, foi entretanto enviado por seu tio, em 1497, a Itália, onde na Universidade de Bolonha, vai estudar grego, Matemática e os escritos de Platão.
Foi em Bolonha que fez sua primeira observação registrada – um eclipse da estrela Aldebaran pela Lua, em 9 de março de 1497. Nesse mesmo ano, Copérnico foi eleito (por procuração) cônego de Frauenburgo, mas permaneceu na Itália.
Em 1500, deslocou-se a Roma para assistir à celebração do grande jubileu, e ali, ministrou informalmente aulas de matemática. Em 1501, visitou brevemente Frauenburgo, a fim de reclamar seu posto na catedral, solicitando e conseguindo autorização para regressar a Itália a fim de completar seus estudos em Pádua (com Guarico e Fracastoro) e em Ferrara (com Bianchini), onde, em 1503, recebeu seu diploma em Direito Canônico. Supõe-se que foi em Pádua que obteve acesso à s passagens de CÃcero e Platão sobre as opiniões de pensadores da antiguidade relativas ao movimento da Terra, e foi aà que teve as primeiras intuições da sua teoria cosmológica.
Ao regressar à Polônia, em 1503, visita Cracóvia, onde mais tarde trabalhará como conselheiro até a morte de seu tio em 1512. Copérnico estabeleceu-se de forma permanente em Frauenburgo tendo durante toda a sua vida feito observações e cálculos no campo da Astronomia, embora sempre em suas horas vagas, e nunca como uma profissão. Contudo, foi capaz de recalcular as principais componentes das supostas órbitas do Sol, Lua e dos planetas que giravam ao redor da Terra.
Publicou 27 de suas observações entre os anos de 1497 a 1529. Também publicou, em 1509, a pedido de seu tio, uma tradução para o latim dos versos gregos de Teofilacto Simocatta, um poeta bizantino do século VII d.C.
Durante a guerra entre a Ordem Teutônica e o Reino da Polônia (1519-24), Copérnico defendeu com sucesso Olsztyn como comandante das tropas reais sitiadas pelas tropas de Alberto de Brandenburgo.
à medida que desenvolvia seus cálculos e observações , Copérnico sentia-se cada vez mais insatisfeito com a hipótese geocêntrica de Ptolomeu - o geocentrismo. De 1510 a 1514, preparou um breve manuscrito, “De hypothesibus motuum coelestium a se constitutis commentariolus”, resumindo seu modelo heliocêntrico segundo o qual os corpos celestes giravam em torno do Sol, e não da Terra. Esse manuscrito circulou inicialmente apenas entre seus amigos.
Em 1533 Albert Widmannstadt fez uma série de palestras em Roma explicando o sistema de Copérnico, que foi então descrito para o Papa Clemente VII e vários cardeais católicos, sem causar furor ou polêmica. Em 1536, Nicholas von Schonberg, um dos cardeais que haviam assistido às palestras de Widmannstadt, escreveu incentivando Copérnico a divulgar mais suas idéias. Nessa época a Teoria de Copérnico já tinha atingido uma forma definitiva e alguns rumores sobre ela haviam alcançado os homens cultos de toda a Europa. De muitas partes do continente, Copérnico recebia convites para publicar seus resultados, mas manifestava relutância em atender tais pedidos.
Em 1539, Georg Joachim Rheticus, um grande matemático alemão, chegou a Frauenburgo e tornou-se discÃpulo de Copérnico, ficando com ele durante dois anos. Em 1540, após enorme insistência e apesar da hesitação de Copérnico, Rheticus obteve autorização para levar um manuscrito completo, o qual conseguiu imprimir na cidade de Nurembergue, no ano de 1543, sob o tÃtulo de “De Revolutionibus Orbium Coelestium” (das revoluções das esferas celestes), contendo a teoria de Copérnico – o Heliocentrismo. A oposição de Martinho Lutero, Philipp Melanchton e de outros reformadores protestantes, levou Rheticus a fugir de Nurembergue e a refugiar-se emLeipzig.
Dizem as lendas que uma cópia deste grande trabalho foi colocada nas mãos de Copérnico em Frauenburgo no último dia de sua vida, em 24 de maio de 1543.
Na teoria de Copérnico, a Terra se move em torno do Sol. Mas seus dados foram corrigidos pelas observações de Ticho Brahe. Com base nelas e em seus próprios cálculos, Kepler reformou radicalmente o modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do sistema solar.
- Complemento -____O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles diziam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Galileu combateu essa idéia, afirmando que, se uma pedra fosse abandonada do alto do mastro de um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical. E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou não. Caso o barco se movesse, porém, um observador situado na margem veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela acompanha o deslocamento horizontal do navio. Tanto um observador quanto o outro constataria que a pedra chega ao convés exatamente no mesmo lugar: o pé do mastro. Pois ela não é deixada para trás quando o barco se desloca. Da mesma forma, se fosse abandonada do alto de uma torre, a pedra cairia sempre ao pé da mesma – quer a Terra se mova ou não.
O cardeal Bellarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana. Culto e moderado, ele conseguiu poupar Galileu. Estimulado pelo novo papa Urbano VIII, seu grande admirador, o cientista voltou à carga. Mas o vaidoso papa sentiu-se ridicularizado num livro de Galileu. E isso motivou sua condenação.
O percurso das balas de canhão e a queda dos corpos também foram estudadas por Galileu. Ele demonstrou que a curva descrita pelos projéteis é um arco de parábola e que os corpos caem em movimento uniformemente acelerado. Segundo as biografias romanceadas do cientista, ele teria realizado um experimento que desmoralizou definitivamente a fÃsica aristotélica. Subindo ao alto da torre de Pisa, deixou cair, no mesmo instante, dois corpos esféricos de volumes e massas diferentes: uma bala de mosquete e outra de canhão. Contra as expectativas dos acadêmicos aristotélicos, que apostavam na vitória da bala de canhão e na derrota do cientista, os corpos chegaram rigorosamente juntos ao chão. O historiador da ciência Alexandre Koyré demonstrou que, assim como muitos outros mitos que enfeitam os relatos sobre a vida de Galileu, a famosa experiência de Pisa jamais ocorreu. Ela foi, na verdade, um experimento mental, que o cientista realizou no recesso de sua consciência, e não um ruidoso espetáculo público. Sabia-se, desde o final da Idade Média, que a velocidade dos corpos aumentava à medida que eles caÃam. E também se conhecia a lei matemática que descreve os movimentos uniformemente acelerados. O mérito de Galileu foi juntar as duas coisas e mostrar que, descartada a resistência do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração.
Cronologia
1473 – 19 de Fevereiro – nasce Nicolau Copérnico, em ToruÅ.
1483 – Morre o pai de Copérnico.
1491 – Copérnico vai para a Universidade de Cracóvia.
1497 – Copérnico vai para a Itália, estudar na Universidade de Bolonha.
1497 – 9 de Março – Copérnico registra sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebaran.
1500 – Copérnico viaja para Roma.
1503 – Copérnico recebe seu diploma em Direito Canônico, em Ferrara.
1503 – Copérnico retorna para a Polônia.
1512 – Morre o tio de Copérnico, Lucas Watzenrode.
1517 – 31 de Outubro – Martinho Lutero publica as 95 teses de sua Reforma.
1534 – Alessandro Farnese é eleito papa sob o nome de Paulo III.
1539 – Rheticus torna-se discÃpulo de Copérnico, em Frauenburgo.
1542 – O papa Paulo III restabelece a Inquisição.
1543 – Rheticus, em nome de Copérnico, publica a obra “De Revolutionibus Orbium Coelestium”.
1543 – 24 de Maio – Morre Copérnico, em Frauenburgo.
1545 – O papa Paulo III convoca o ConcÃlio de Trento.
2007-01-13 09:27:29
·
answer #3
·
answered by JG 2
·
0⤊
0⤋